No último sábado, a equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) vacinou 542 animais em Vicente Pires, parte da campanha anual de vacinação antirrábica do DF, visando 80% de cobertura vacinal.

A equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) do Guará realizou, no último sábado, 16, uma ação de vacinação antirrábica em Vicente Pires, onde foram imunizados 542 animais. A iniciativa ocorreu em um petshop da região e faz parte da campanha anual promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que visa vacinar cães e gatos para prevenir a raiva, uma doença viral grave.
Durante o mês de setembro, a mobilização é intensificada, com equipes percorrendo diversos pontos do DF para garantir a imunização dos pets. A agente de Vigilância Ambiental do Nuval, Lidiane Pires, destacou que o objetivo é alcançar pelo menos 80% de cobertura vacinal na população animal. “Embora não haja registros recentes em cães, o vírus ainda pode estar presente em animais silvestres”, afirmou.
Entre os tutores que participaram da ação estava Heanes Medeiros, que levou sua gatinha Juma, de dez meses, para receber a vacina. Ele ressaltou a importância da iniciativa para a proteção dos animais, afirmando que os pets são tratados como membros da família. Além de Vicente Pires, a SES-DF também promoveu a vacinação em locais estratégicos como Santa Maria e Sobradinho.
O imunizante contra a raiva está disponível ao longo do ano nos 15 Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde e na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde. Os tutores podem consultar os endereços e horários de atendimento no site da SES-DF. A vacina deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou em amamentação.
Leonardo Martins, tutor da cadela Pepita, de doze anos, também participou da vacinação e enfatizou a necessidade de manter a saúde dos animais em dia. “Ela é parte da família. Manter a vacinação em dia é essencial”, disse. A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos humanos e a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a circulação do vírus.
Iniciativas como essa são fundamentais para a saúde pública e a proteção dos animais. A união da sociedade civil pode fazer a diferença em projetos que visam aumentar a cobertura vacinal e garantir a segurança de todos. Mobilizações e ações comunitárias são essenciais para que mais pets recebam a proteção necessária contra doenças graves como a raiva.

Seis filhotes de cão foram abandonados em São José do Rio Preto, com uma mulher sendo identificada por câmeras de segurança. Eles estão em tratamento e disponíveis para adoção na feira do dia 26. A Secretaria de Bem-estar Animal resgatou os animais, que apresentaram problemas de saúde e estão em lares temporários. A mulher responsável pelo abandono está sendo procurada, e denúncias podem ser feitas. Abandonar animais é crime, com pena prevista de dois a cinco anos.

Corpo de Bombeiros resgata cinco cabritos em área de difícil acesso na Serra da Bolívia, em Aperibé (RJ), após 13 dias sem água e alimento. Quatro foram soltos na mata e um ficou sob cuidados de morador local.

A Guarda Ambiental de Duque de Caxias resgatou um gato-mourisco em Xerém com fraturas graves causadas por projéteis de arma de pressão. O animal está internado no CRAS, necessitando de cuidados intensivos.

Kaciane Martins e seus pugs, Napoleão e Romeu, participarão da 10.ª edição da Pet Run em São Paulo, evento que reúne tutores e cães em atividades esportivas e de lazer. Espera-se a presença de 1.500 duplas e mais de 5 mil pessoas.

Eletricista de Planaltina, Jean Duarte, acolheu cachorro em estado crítico e busca ajuda para encontrar o dono e apoio veterinário. Fred, o cão, precisa de cuidados urgentes.

A Gaviões da Fiel promove neste sábado (10) uma ação pet em São Paulo, com vacinação, adoção e castrações para 320 animais. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos e promover a adoção responsável.