Kenya, a última elefanta em cativeiro da Argentina, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, onde foi recebida com frutas e água de coco, após um longo processo de adaptação. A elefanta, que estava no Ecoparque de Mendoza desde 1984, agora se junta a outros seis elefantes no santuário, incluindo Pupy, que chegou em abril. A equipe do santuário destacou que Kenya está bem e já tomou sua primeira água de coco, simbolizando sua nova vida no Brasil.

Kenya, a última elefanta em cativeiro da Argentina, chegou ao Brasil nesta segunda-feira, cruzando a fronteira para se tornar a nova moradora do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. A elefanta, que estava no Ecoparque de Mendoza desde mil novecentos e oitenta e quatro, foi recebida com frutas frescas e água de coco, marcando sua adaptação ao novo lar.
A equipe do SEB informou que Kenya está bem, se alimentando adequadamente e já tomou sua primeira água de coco, o que simboliza sua oficialização como residente brasileira. Apesar de já estar em solo brasileiro, ela ainda precisa passar por procedimentos de imigração e contará com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o santuário.
A preparação para a viagem de Kenya foi extensa, iniciando há sete anos com treinos comportamentais e avaliações veterinárias para garantir sua segurança durante a travessia. Kenya não é a única elefanta a se mudar para o SEB este ano; Pupy, que chegou em abril, também deixou um zoológico em Buenos Aires em busca de um ambiente mais adequado.
O Santuário de Elefantes Brasil abriga atualmente outros seis elefantes, incluindo Pupy, que é descrita como doce e pacífica, apesar de ter problemas nas articulações. O SEB destaca que Pupy é fã de melancias e picolés de frutas, mostrando sua adaptação ao novo ambiente.
Entre os outros moradores do santuário, Maia, de cinquenta anos, e Rana, que viveu em um circo por quarenta anos, também têm histórias de superação. Maia, que chegou com fama de “menina má”, revelou-se gentil e carinhosa, enquanto Rana se destaca por sua personalidade barulhenta e alegre.
A chegada de Kenya ao Brasil é um passo importante na luta contra o cativeiro de animais. Projetos que visam a proteção e o bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade precisam do apoio da sociedade. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na vida de muitos animais que, assim como Kenya, merecem uma segunda chance.

O mercado de pet care em crescimento demanda cuidados com a legislação e a estrutura do imóvel. Consultar a prefeitura e formalizar o negócio são passos essenciais.

Mulher de 57 anos é indiciada por maus-tratos a animais, resultando na morte de dois gatos e mutilações em outros felinos. A Polícia Civil aguarda ação do Ministério Público.

Nove cães, incluindo um casal adulto e sete filhotes, foram resgatados em Ceilândia após denúncia anônima. Os animais estavam em condições precárias e foram levados para cuidados veterinários. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) destaca a importância das denúncias para combater maus-tratos.

No dia 18, uma equipe de 17 profissionais da UFRRJ realizou uma operação de saúde para uma onça-parda no Cetas de Seropédica, com exames e instalação de colar de monitoramento para futura soltura.

Um jovem de 21 anos é investigado por mutilar um cavalo em Bananal, São Paulo, durante uma cavalgada. Celebridades como Ana Castela e Luísa Mell clamam por justiça nas redes sociais.

O Zoológico de Brasília reabriu em 7 de julho após um fechamento de mais de um mês devido à gripe aviária, atraindo visitantes de várias regiões com programação especial de férias. Famílias, como a de Wendel Tavares, aproveitaram a oportunidade para explorar o zoológico, destacando a importância da interação com a natureza. O local oferece visitas guiadas gratuitas e ingressos a preços acessíveis, com entrada gratuita aos domingos.