A PUC-RS lançou 40 cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como Tecnologia e Saúde, promovendo acesso à educação de qualidade para todos.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) lançou recentemente quarenta cursos gratuitos e online, com certificado de conclusão, para aqueles que desejam expandir seus conhecimentos em diversas áreas. Os cursos estão disponíveis na plataforma PUC-RS Online e foram elaborados por professores especialistas, permitindo acesso flexível de qualquer lugar e a qualquer hora.
A iniciativa visa democratizar o acesso à educação de qualidade, possibilitando que estudantes, profissionais e o público em geral aprendam de forma autônoma e prática. Os cursos são autoformativos, ou seja, não contam com acompanhamento contínuo de professores, mas os alunos podem esclarecer dúvidas por meio de fóruns de discussão ou e-mail.
As áreas de conhecimento abrangidas pelos cursos incluem Tecnologia, Gestão e Negócios, Saúde e Bem-Estar, Educação e Espiritualidade, Direito e Sociedade, além de Design e Comunicação. Exemplos de cursos disponíveis são: Design Centrado no Usuário, Teletrabalho e Trabalho Intermitente, Gestão da Mudança e Medicina Preventiva e Envelhecimento.
Todos os cursos são ministrados por professores experientes da universidade, com conteúdo apresentado de forma clara e objetiva, focando em aplicações práticas para o cotidiano profissional. Ao final de cada curso, os alunos recebem um certificado gratuito, que pode ser utilizado para complementar horas acadêmicas ou enriquecer o currículo.
O processo de inscrição é simples e rápido. Os interessados devem acessar a plataforma PUC-RS Online, navegar pela seção de cursos gratuitos, escolher a capacitação desejada e realizar a inscrição. Não há necessidade de passar por um processo seletivo, permitindo que qualquer pessoa participe, independentemente de sua formação anterior.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a educação acessível e de qualidade. A união da sociedade civil pode fortalecer projetos que visam ampliar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, beneficiando aqueles que buscam se atualizar e se capacitar no mercado de trabalho.
A Unisabin oferece curso gratuito de formação de Flebotomistas, com 924 vagas, para atender à crescente demanda por profissionais na área de saúde. Inscrições até 6 de julho.
Favelivro se destaca ao inaugurar sua 50ª biblioteca comunitária no Rio de Janeiro, promovendo leitura. O projeto, que já conta com 49 bibliotecas, será celebrado com a participação de Patrícia Pillar e Edimilson Ávila como madrinhos. A iniciativa, que visa democratizar o acesso à literatura nas comunidades, é fruto de doações e envolvimento local, refletindo a importância da cultura como um direito.
A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a contratação temporária de servidores pela Secretaria de Educação, garantindo a continuidade dos serviços educacionais. A decisão reverteu uma proibição anterior, atendendo a demandas emergenciais e assegurando que a ausência de professores não comprometa o direito à educação dos alunos.
As inscrições para o projeto Educação Fiscal EnCena 2025 foram prorrogadas até 14 de maio. Educadores do DF que atuam do 4º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio podem participar e concorrer a prêmios. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Economia (SEEC-DF) e visa capacitar professores da rede pública, promovendo a educação fiscal entre os alunos.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Projeto Querino na sala de aula", promovido pela Escola Fundação Itaú, que visa enriquecer o ensino sobre a cultura afro-brasileira. Com carga horária de 30 horas, a capacitação é voltada a educadores da Educação Básica e busca fomentar atividades antirracistas nas escolas. As inscrições podem ser feitas no site da fundação.
Alexandre Holthausen, do Instituto Albert Einstein, propõe medidas rigorosas para faculdades de Medicina com baixo desempenho no Enade, incluindo fechamento de cursos, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil.