Uma massa de ar polar provocará a menor temperatura do ano em São Paulo, com mínimas de 7°C na madrugada de sexta-feira (30). Abrigos solidários serão ativados para atender a população vulnerável.

Uma forte massa de ar polar está prevista para derrubar as temperaturas em São Paulo a partir da madrugada de quinta-feira, 29 de maio. A cidade pode registrar a menor temperatura do ano na sexta-feira, 30 de maio, com mínimas chegando a 7°C, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão também emitiu um alerta de "perigo" para a queda de até 5°C, válido entre quinta e sexta-feira.
Na quinta-feira, a temperatura já havia caído para 12,4°C, a mais baixa do ano até o momento, medida na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte. A previsão indica que as máximas não devem ultrapassar 19°C durante o dia. A chegada dessa massa de ar polar é a responsável pela acentuada queda nas temperaturas.
O dia começou com céu encoberto e chuviscos em pontos isolados, mas ao longo da manhã as nuvens devem diminuir e o sol aparecerá. Contudo, os ventos constantes manterão a sensação térmica baixa. O Inmet reforça o alerta para a população, especialmente os mais vulneráveis.
Em resposta à previsão de frio intenso, a Defesa Civil de São Paulo ativará o Abrigo Solidário, em colaboração com diversas secretarias. O abrigo funcionará na estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô, a partir das 19h de quinta-feira, e atenderá diariamente até domingo, 1º de junho, das 19h às 8h.
As autoridades estão mobilizadas para garantir a segurança e o bem-estar da população durante essa onda de frio. É fundamental que a comunidade esteja atenta às orientações e busque apoio nos abrigos disponíveis, caso necessário.
Nesta situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para ajudar os menos favorecidos. Projetos que visam apoiar a população vulnerável em momentos de crise são essenciais e merecem nosso apoio. Juntos, podemos contribuir para que todos tenham acesso a um abrigo seguro e aquecido.

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Diamante D’Oeste, Paraná, devido à estiagem, permitindo à prefeitura solicitar recursos federais para assistência. Com a portaria publicada, a cidade pode agora requisitar apoio para ações de defesa civil, como fornecimento de alimentos e kits de higiene. O Paraná já possui 29 reconhecimentos vigentes, refletindo a gravidade das crises enfrentadas.

Um ano após as enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, a família de Javier Baez Velasquez ainda luta para se reerguer, enfrentando dificuldades financeiras e emocionais. A esposa, Carina, lida com crises de ansiedade, enquanto Javier busca novos meios de sustento após o fechamento de sua empresa. A situação é crítica, com muitos ainda vivendo em abrigos e a insegurança no futuro persistindo.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) liberou R$ 1,5 milhão para a recuperação da rede de esgoto em Jaguaraçu (MG), visando a reconstrução da infraestrutura local. Municípios em situação de emergência podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil.

Ministério da Integração reconhece emergência em Humaitá, Amazonas, por inundações, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. Sete reconhecimentos vigentes no estado.

Alerta de tempestade do Inmet para o Rio de Janeiro prevê chuvas intensas e ventos fortes, com risco de deslizamentos e alagamentos em todos os municípios fluminenses.

Um acidente com oito veículos bloqueou a Linha Vermelha, no sentido Baixada Fluminense, deixando quatro feridos, sendo uma mulher em estado grave. O trânsito é desviado para rotas alternativas.