O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 32 cidades, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. As prefeituras podem solicitar ajuda para fornecer alimentos e kits de limpeza.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, no dia 21 de maio, a situação de emergência em trinta e duas cidades afetadas por desastres naturais. As portarias que formalizam esse reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Entre os municípios que enfrentam períodos de estiagem estão Tucano, na Bahia, e Choró, no Ceará. Já as cidades de Pau Brasil e Simões Filho, na Bahia, e Várzea Alegre, no Ceará, foram severamente impactadas por chuvas intensas. Além disso, Rio Branco, no Acre, e Benjamin Constant, no Amazonas, também receberam o reconhecimento devido a inundações e erosão de margem fluvial.
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral e kits de limpeza. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas e publicará a portaria com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficaz em situações de emergência.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar as cidades afetadas. A união de esforços pode fazer a diferença na recuperação das comunidades impactadas por esses desastres. A solidariedade é uma ferramenta poderosa para ajudar aqueles que estão enfrentando dificuldades.
Vítimas das recentes calamidades podem precisar de apoio para se reerguer. Projetos que visem a ajuda humanitária e a recuperação das cidades devem ser estimulados pela sociedade. Ações coletivas podem proporcionar um alívio significativo para os menos favorecidos, mostrando que a união faz a força.

Petrópolis enfrenta um dia atípico com ruas vazias e comércio parado devido a alertas de chuva forte, refletindo o medo das tragédias passadas. Moradores e turistas optam pelo recolhimento.

São Paulo enfrenta chuvas intensas, com previsão de até noventa milímetros até amanhã. A Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos, acionando um gabinete de crise.

Um motociclista de 25 anos foi hospitalizado em estado grave após um acidente com um carro em Ceilândia, apresentando traumatismo cranioencefálico e fraturas. O motorista do carro saiu ileso.

Uma mulher de 29 anos foi atropelada e arremessada de um viaduto na Estrada Parque Núcleo Bandeirante na noite de quinta-feira (1/5). O motorista não se feriu e aguardou no local. A vítima, com fraturas e inconsciente, foi levada ao Instituto Hospital de Base do Distrito Federal. O trânsito foi parcialmente interditado para o atendimento, sob supervisão da Polícia Militar do Distrito Federal.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Minduri, Minas Gerais, após um vendaval, permitindo à prefeitura solicitar recursos federais para assistência. A cidade se junta às 250 situações de emergência no estado, que incluem secas e chuvas intensas.
Chuvas intensas no Rio de Janeiro causam alagamentos e deixam 193 desalojados em Angra dos Reis. Defesa Civil emite alertas e prefeito pede que cariocas permaneçam em casa.