O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 32 cidades, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. As prefeituras podem solicitar ajuda para fornecer alimentos e kits de limpeza.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, no dia 21 de maio, a situação de emergência em trinta e duas cidades afetadas por desastres naturais. As portarias que formalizam esse reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Entre os municípios que enfrentam períodos de estiagem estão Tucano, na Bahia, e Choró, no Ceará. Já as cidades de Pau Brasil e Simões Filho, na Bahia, e Várzea Alegre, no Ceará, foram severamente impactadas por chuvas intensas. Além disso, Rio Branco, no Acre, e Benjamin Constant, no Amazonas, também receberam o reconhecimento devido a inundações e erosão de margem fluvial.
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral e kits de limpeza. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas e publicará a portaria com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficaz em situações de emergência.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar as cidades afetadas. A união de esforços pode fazer a diferença na recuperação das comunidades impactadas por esses desastres. A solidariedade é uma ferramenta poderosa para ajudar aqueles que estão enfrentando dificuldades.
Vítimas das recentes calamidades podem precisar de apoio para se reerguer. Projetos que visem a ajuda humanitária e a recuperação das cidades devem ser estimulados pela sociedade. Ações coletivas podem proporcionar um alívio significativo para os menos favorecidos, mostrando que a união faz a força.
Um ônibus que transportava crianças e jovens para uma cerimônia de Crisma caiu de uma ponte em Nossa Senhora das Dores (SE), resultando na morte de duas pessoas, uma delas uma criança. As equipes de resgate estão no local.

São Paulo enfrenta alagamentos após transbordamento de córregos na Zona Leste. A cidade está em estado de atenção devido a chuvas intensas, com 68.871 imóveis sem luz e previsão de mais tempestades. O Corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores e inundações, enquanto o CGE-SP alerta sobre rajadas de vento e granizo. A população deve evitar áreas alagadas e buscar abrigo seguro.

- Incêndio em fábrica de fantasias em Ramos causou pânico entre trabalhadores. - Wesley da Cruz, 27, escapou pela janela após ficar preso no quarto andar. - Sua mãe, Carla, viu o pedido de socorro ao vivo e ficou em desespero. - Wesley dormia na fábrica devido à distância de sua casa em Nova Iguaçu. - O jovem está em recuperação, mas seu psicológico está muito abalado.

- Um prédio em construção desabou em Vila Nova Cachoeirinha, SP, ferindo dois. - Treze viaturas dos bombeiros e Defesa Civil foram mobilizadas para o resgate. - Causas do desabamento são desconhecidas; prédio estava em construção há seis meses. - Um ferido foi ao Hospital Mandaqui; outro recusou atendimento e passa bem. - Imagens mostram nuvem de poeira; estrutura do prédio ainda estava exposta.

São Paulo enfrenta chuvas intensas, com previsão de até noventa milímetros até amanhã. A Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos, acionando um gabinete de crise.

Angra dos Reis enfrenta situação de emergência após chuvas intensas, com 346 desalojados e resgates realizados por moradores. Prefeitura suspendeu atendimentos em saúde.