A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se reuniu com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para discutir ações que visam reduzir a gravidez não intencional entre adolescentes e a mortalidade materna. A colaboração busca integrar saúde, educação e assistência social, promovendo escolhas informadas para jovens em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se reuniu, no dia dezenove de agosto, com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) para discutir a cooperação em saúde reprodutiva. O objetivo é reduzir a gravidez não intencional entre adolescentes e melhorar a mortalidade materna na região. O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, enfatizou a importância da colaboração para enfrentar os desafios que o Brasil enfrenta, especialmente em relação a adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Durante a reunião, Lacerda destacou que muitas jovens se tornam mães precocemente, o que perpetua ciclos de dificuldades. Ele ressaltou a necessidade de integrar saúde, educação e assistência social para transformar essa realidade. Florbela Fernandes, representante do UNFPA no Brasil, apontou que a falta de acesso à informação e serviços compromete o futuro das jovens, afetando sua escolarização e profissionalização.
As discussões se basearam nas metas globais do UNFPA, que visam alcançar três zeros até dois mil e trinta: zero necessidades insatisfeitas de contracepção, zero mortes maternas evitáveis e zero violências contra mulheres e meninas. Fernando Erick Moreira, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, afirmou que essas metas estão alinhadas com as diretrizes da rede pública de saúde, que busca ampliar serviços para adolescentes em áreas vulneráveis.
A parceria entre a SES-DF e o UNFPA já resultou em iniciativas como o "Selo Chega Mais da ONU", que reconheceu serviços de saúde que oferecem atendimento de qualidade ao público adolescente. Além disso, foram distribuídos “Kits Dignidade”, que contêm itens de higiene pessoal e íntima, para populações em situação de vulnerabilidade no DF.
Essas ações demonstram um compromisso contínuo em melhorar a saúde reprodutiva de jovens e reduzir a mortalidade materna. A colaboração entre as instituições é fundamental para garantir que adolescentes tenham acesso a informações e serviços que lhes permitam fazer escolhas informadas sobre suas vidas.
Iniciativas como essas precisam do apoio da sociedade civil para serem ampliadas e sustentadas. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de muitas jovens, garantindo que tenham acesso a uma vida digna e oportunidades de futuro.

A Campanha do Agasalho Solidário 2025, liderada por Mayara Noronha Rocha, arrecadou mais de 34 mil itens, superando a meta inicial de 10 mil. Além disso, será inaugurado um Hotel Social para acolher pessoas em situação de rua e seus animais.

Após a divulgação do vídeo "Adultização" do youtuber Felca, a ONG Safernet registrou um aumento de 114% nas denúncias de abuso sexual infantil, totalizando 1.651 casos em uma semana. O conteúdo gerou mais de 30 projetos de lei e destaca a exploração de crianças nas redes sociais.

A Fundação Paulistana e o Instituto Capim Santo expandem os cursos gratuitos do programa Cozinha Escola, focando em confeitaria e marmitas, para promover inclusão e geração de renda em São Paulo. As aulas ocorrem em diversas regiões, visando capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Nesta quarta-feira (20/8), a Defensoria Pública do Distrito Federal realiza a 11ª edição do mutirão Quarta do Cidadão, oferecendo serviços gratuitos como exames de DNA, vacinação e orientação trabalhista. A ação, que ocorre em frente à Biblioteca Nacional, visa atender a população em situação de vulnerabilidade, incluindo serviços específicos para a população de rua.

Na 10ª edição do curso "Nasce uma Estrela", mil mulheres receberam orientações sobre cuidados com bebês e saúde emocional, além de kits enxoval, promovendo apoio essencial a famílias em vulnerabilidade social. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF reforça o compromisso com políticas públicas que acolhem e cuidam das mães durante a maternidade.

A Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, arrecadou itens de inverno e foi reconhecida por sua mobilização digital e engajamento social. A Polícia Militar do Distrito Federal destacou-se com a maior arrecadação, beneficiando milhares em situação de vulnerabilidade.