O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, realizado de 11 a 15 de agosto, reuniu cerca de 160 participantes diários e 32 palestras sobre saúde infantil. O evento, promovido em celebração ao Agosto Dourado, destacou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde.

O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do Distrito Federal ocorreu entre 11 e 15 de agosto, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O evento atraiu cerca de 160 participantes diariamente, com um total de 32 palestras abordando temas essenciais para a saúde infantil. As atividades presenciais foram complementadas por transmissões online, permitindo a participação de profissionais de várias regiões, incluindo Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
O encontro reuniu uma diversidade de profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e doulas, além de estudantes e assistentes sociais. As palestras abordaram desde o nascimento até a primeira infância, enfatizando a relação mãe-bebê e a introdução alimentar. A nutricionista do Banco de Leite Humano de Planaltina, Marina Biaggini, destacou que os novos conteúdos motivam os profissionais a discutir práticas e elaborar novos projetos ao retornarem ao trabalho.
A neonatologista do Hospital Regional de Taguatinga, Kátia Souza, expressou sua surpresa com a quantidade de profissionais e iniciativas reunidas em torno da causa da amamentação. Ela enfatizou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação no DF, que se baseiam em uma rede de apoio intersetorial. O evento também serviu para reforçar a eficácia dessas políticas, que têm um impacto significativo na saúde das mães e bebês.
O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável faz parte das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno. O evento recebeu apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Justiça e Cidadania, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e o Ministério da Saúde, entre outros.
As palestras e discussões promovidas durante o seminário são fundamentais para a formação contínua dos profissionais da saúde, que desempenham um papel crucial na orientação das famílias sobre a amamentação e a alimentação infantil. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes fortalece a rede de apoio e a implementação de boas práticas na saúde pública.
Iniciativas como essa são essenciais para o fortalecimento da saúde infantil e podem inspirar a sociedade civil a se mobilizar em prol de projetos que beneficiem mães e bebês. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na vida de muitas famílias, promovendo um futuro mais saudável e sustentável.

O pagamento da 5ª parcela do programa Pé-de-Meia, de R$ 1 mil, começou em 28 de julho e vai até 4 de agosto, beneficiando alunos do ensino médio que concluíram em 2024. O programa visa incentivar a matrícula e frequência escolar.

Senai-SP disponibiliza 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos, com inscrições até 22 de maio e início das aulas no segundo semestre de 2025. O processo seletivo inclui prova até 31 de maio.

Estão abertas as inscrições para o programa CULTSP PRO, que oferece 425 vagas em 20 cursos gratuitos de formação cultural em São Paulo, com foco em diversas áreas até 6 de julho. A iniciativa visa capacitar trabalhadores do setor cultural e criativo, promovendo oportunidades de crescimento e aprimoramento profissional.

O estado de São Paulo destaca-se pela diversidade cultural e pela importância da educação superior, com 41,6% de estudantes pretos, pardos e indígenas nas universidades públicas. As políticas de inclusão transformam o ambiente acadêmico e social.

Instituto de Pesquisas Eldorado e Sedecti-AM oferecem 10 mil vagas em cursos online gratuitos de tecnologia no Amazonas. A iniciativa visa democratizar a formação profissional em áreas como Inteligência Artificial e Desenvolvimento Mobile iOS, promovendo inclusão digital e capacitação para o mercado de trabalho. Os cursos são totalmente online, com acesso imediato e certificado de conclusão.
Cursos de enfermagem e medicina da Escs conquistam nota máxima no Enade 2023, destacando a excelência da educação pública em saúde. A diretora Viviane Peterle ressalta que esse resultado reflete um projeto pedagógico robusto e a integração com o SUS.