A Universidade Católica de Brasília (UCB) anuncia um novo campus na Asa Sul e a implementação da inteligência artificial 'M' para suporte educacional. O reitor Carlos Longo destaca a ampliação da presença da instituição e a inovação no ensino a distância.

A Universidade Católica de Brasília (UCB) anunciou a construção de um novo campus na Asa Sul, com inauguração prevista para março do próximo ano. O reitor Carlos Longo destacou a importância dessa expansão durante sua participação no Podcast do Correio, onde também abordou a implementação de uma inteligência artificial chamada 'M' para suporte educacional. A nova unidade contará com 30 a 40 salas e oferecerá cursos nas áreas de tecnologia da informação e saúde, atendendo a um público diversificado.
Longo explicou que a decisão de abrir um novo campus foi baseada em uma pesquisa realizada com mais de três mil estudantes, que ajudou a traçar um perfil demográfico e social dos alunos. Os cursos matutinos e vespertinos serão voltados para jovens recém-formados, enquanto os noturnos atenderão estudantes que trabalham e buscam flexibilidade. A expectativa é que, em cinco anos, o campus atenda cerca de seis mil alunos.
Sobre a inteligência artificial 'M', Longo afirmou que a ferramenta está em fase avançada de implementação e já foi testada por alunos. A IA não substitui o professor, mas oferece suporte individualizado, funcionando 24 horas por dia. Os alunos poderão acessar a 'M' para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo das aulas, promovendo um aprendizado mais dinâmico e acessível.
O reitor também comentou sobre o novo marco regulatório do ensino a distância (EAD), que estabelece critérios de qualidade e avaliação institucional. Atualmente, aproximadamente 45% dos alunos da UCB estão matriculados em cursos EAD ou semipresenciais. O novo regulamento permite diferentes formatos de EAD, garantindo que as práticas presenciais sejam mantidas em cursos que exigem essa abordagem.
Longo enfatizou que estudar a distância não significa facilidade. Ele desmistificou a ideia de que o EAD é mais simples, ressaltando que exige organização e maturidade dos alunos. Cursos como fisioterapia, por exemplo, mantêm práticas presenciais obrigatórias, garantindo que a formação seja equivalente à dos cursos tradicionais.
Com a expansão da UCB e a introdução de novas tecnologias educacionais, a instituição se posiciona para atender a uma demanda crescente por educação de qualidade. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico. A união em torno de iniciativas educacionais pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes.

A Quero Bolsa lançou inscrições para um curso preparatório gratuito para o Enem 2025, em parceria com a Estuda.com, oferecendo videoaulas e simulados com correção especializada. O programa, que ocorre entre agosto e outubro, inclui diagnósticos de desempenho e apoio de professores voluntários, visando democratizar o acesso ao ensino superior.

Estão abertas as inscrições para 17 cursos gratuitos do Senai-MG, com 1437 vagas para jovens de 14 a 23 anos. As provas de seleção ocorrem em julho e as aulas começam em setembro de 2025.

A progressão continuada, adotada por diversas redes de ensino, gera polêmica sobre sua eficácia, enquanto estudos recentes mostram que a reprovação prejudica mais do que ajuda o aprendizado. Pesquisas indicam que a recuperação pedagógica é mais eficaz que a reprovação, que pode levar à evasão escolar e aumentar desigualdades. Especialistas defendem a realocação de recursos para reforço educacional.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) abriu inscrições para curso gratuito de aprendizagem industrial, destinado a jovens de 14 a 24 anos. As aulas visam capacitar para o primeiro emprego na indústria. As inscrições vão até 11 de junho, com provas agendadas entre 3 e 26 de junho.

Estudo revela que 61% das metas do Plano Nacional de Educação não foram cumpridas. Novo PNE no Congresso propõe responsabilização e revisão de objetivos não alcançados.

Programas de capacitação intensiva têm facilitado a inserção de jovens no mercado de trabalho, com empresas priorizando potencial e habilidades como comunicação. A Conferência de Gestão e Inovação conecta estudantes a grandes empresas.