Apenas 52% dos jovens brasileiros de 19 a 24 anos completaram o ensino fundamental na idade certa, revelando desigualdades socioeconômicas e étnicas alarmantes, segundo a Fundação Itaú.
Apenas cinquenta e dois por cento dos jovens brasileiros entre dezenove e vinte e quatro anos completaram o ensino fundamental na idade correta, e apenas quarenta e um por cento finalizaram o ensino médio no período esperado, segundo pesquisa da Fundação Itaú. Esse atraso na educação gera vulnerabilidades sociais e limita as oportunidades de desenvolvimento para esses jovens, além de evidenciar a ineficiência dos investimentos públicos em educação, conforme aponta Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social.
Guedes destaca que o abandono escolar não é apenas resultado de questões financeiras ou da necessidade de trabalhar. A pesquisa revelou que dificuldades de aprendizagem e a falta de vínculo com a escola são fatores significativos. Ela afirma que é essencial entender por que a experiência escolar é desafiadora para muitos adolescentes, que frequentemente veem o trabalho como uma opção mais atrativa.
Os dados mostram que a trajetória escolar é significativamente melhor para estudantes de classes socioeconômicas mais altas. Enquanto setenta por cento dos alunos desse grupo apresentam trajetórias regulares, apenas trinta e oito por cento dos estudantes de regiões mais pobres conseguem completar o ensino fundamental na idade adequada. A desigualdade é ainda mais acentuada entre grupos étnicos, com estudantes negros e indígenas apresentando taxas de regularidade muito inferiores às dos brancos.
Em relação ao gênero, os meninos de escolas de menor nível socioeconômico enfrentam desafios ainda maiores. Aproximadamente quarenta e seis por cento dos meninos têm trajetórias regulares de nove anos, em comparação com cinquenta e oito por cento das meninas. Além disso, apenas vinte e dois por cento dos estudantes com deficiência têm trajetória regular, enquanto mais da metade apresenta irregularidades significativas.
Para mitigar a evasão escolar no ensino médio, o governo federal lançou o programa Pé-de-Meia. No entanto, Guedes acredita que essa iniciativa pode não ter o mesmo impacto no ensino fundamental, sugerindo a necessidade de mais estudos sobre a eficácia do programa para essa faixa etária. Ela ressalta que o incentivo financeiro, por si só, não resolve a questão da irregularidade na trajetória educacional, pois é fundamental transformar a experiência escolar em algo positivo e produtivo.
O estudo, que analisou dados do Banco Longitudinal do Censo Escolar, revela a urgência de ações que promovam a permanência e a qualidade na educação. Em um país com tantas desigualdades, a mobilização da sociedade civil é crucial para enfrentar esses desafios. A união pode ser um caminho para apoiar iniciativas que visem melhorar a trajetória educacional dos jovens, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades justas.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lançou cursos gratuitos e online na plataforma Coursera, ampliando o acesso à educação de qualidade em engenharia. Os cursos, que incluem desenvolvimento de software e controle de sistemas, são ministrados por professores da instituição e oferecem a opção de auxílio financeiro para certificação.
As inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, com destaque para o Sudeste. O MEC orienta que candidatos do Enem 2023 ou 2024 se inscrevam.
A 3ª edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil será lançada em 23 de maio, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a participação de 400 estudantes e uma apresentação musical. O concurso, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, visa estimular a leitura e a escrita entre jovens, com inscrições abertas até 31 de agosto. A premiação ocorrerá em novembro, com um total de R$ 90 mil distribuídos em prêmios e uma coletânea acessível de poesias.
Conversar com filhos mais velhos sobre a deficiência de um irmão é crucial para promover empatia e pertencimento familiar, segundo a psicopedagoga Andreia Rossi. A abordagem deve ser contínua e adaptada à idade da criança, evitando eufemismos e validando emoções.
A FAPESP lançou a chamada "Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho", oferecendo até 400 Bolsas de Iniciação Científica para alunos de ações afirmativas, visando reduzir a evasão no ensino superior. A iniciativa homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho e busca ampliar a permanência estudantil em áreas de exatas. As propostas podem ser submetidas até julho e agosto de 2025, com resultados divulgados em setembro e dezembro do mesmo ano.
A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.