A Asics revela que 65% dos donos de cães se sentem motivados a se exercitar por seus pets, destacando a influência positiva dos animais na saúde mental. A campanha #MindsBestFriend promove interação entre tutores e cães.

A Asics, conhecida por suas iniciativas que promovem a atividade física e o bem-estar mental, revelou os resultados de sua pesquisa "Melhor Amigo da Mente". O estudo, realizado em fevereiro, mostrou que sessenta e cinco por cento dos donos de cães se sentem motivados a se exercitar por seus pets, superando a influência de familiares e celebridades. A pesquisa foi conduzida em quatorze países, incluindo Brasil, Estados Unidos e Japão, e entrevistou cerca de 28 mil pessoas.
Os dados indicam que setenta e nove por cento dos tutores de cães relatam redução do estresse após se exercitarem com seus animais, enquanto oitenta e três por cento afirmam se sentir mais felizes. Além disso, os donos de cães têm trinta e um por cento mais chances de atender às diretrizes de atividade física, acumulando em média duzentos e dez minutos de exercício semanal.
No Brasil, a pesquisa revelou que quarenta e três por cento dos tutores consideram seus cães como um dos principais motivadores para se movimentar, ficando atrás apenas da família e amigos. Entre os que não possuem cães, setenta e dois por cento afirmam que se exercitariam mais se tivessem um animal. Os tutores brasileiros também apresentam uma média de duzentos minutos de atividade física por semana, comparados a cento e cinquenta minutos dos não tutores.
O professor Brendon Stubbs, do King's College London, analisou os resultados e destacou que os donos de cães têm pontuações de bem-estar mental de dezoito por cento superiores aos não donos. O estudo também revelou que oitenta e quatro por cento dos tutores sentem uma melhora no humor após se exercitarem com seus cães. A Asics anunciou um novo embaixador canino, Felix, um Samoieda que inspira seus tutores a manter um estilo de vida ativo.
A campanha #MindsBestFriend convida os tutores a indicarem seus próprios cães para se tornarem embaixadores oficiais. Cada selecionado receberá um kit com equipamentos personalizados e um par de tênis Asics. Além disso, a cada imagem compartilhada com a hashtag, a marca contribuirá com cinco libras para instituições de caridade de saúde mental no Reino Unido, EUA e Holanda, até julho de dois mil e vinte e cinco.
Os dados da pesquisa também mostram que cinquenta e oito por cento dos tutores brasileiros sentem que são os cães quem os levam para passear, evidenciando o papel ativo dos pets na motivação para o movimento. Essa interação não apenas melhora a saúde física, mas também cria conexões sociais valiosas. Em um contexto onde a saúde mental é cada vez mais importante, iniciativas que promovem o bem-estar dos animais e de seus tutores devem ser apoiadas pela sociedade civil.

André Dahmer, cartunista de destaque, inaugura neste sábado (5) a exposição "Viver como quem está vivo: André Dahmer - 50 anos", celebrando seu cinquentenário com obras que refletem sua crítica social e contemporânea. A mostra gratuita, curada por Ana Paula Simonaci, inclui esculturas, fotografias e serigrafias, abordando temas como redes sociais e crise ambiental. O artista participará de um debate com o público às 13h.

O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, denuncia a exploração sexual de crianças nas redes sociais, enquanto a delegada Lisandréa Salvariego alerta sobre a adultização infantil e investigações em curso.

A professora Viviane Elias alerta que a presença de mulheres negras em conselhos de empresas brasileiras é alarmantemente baixa, com chances de liderança cinco vezes menores que as de mulheres brancas. Ela critica a superficialidade das políticas de diversidade, que muitas vezes são impulsionadas por tendências momentâneas, sem ações efetivas para promover a inclusão. Elias destaca a necessidade de uma reflexão profunda sobre a representatividade e a intencionalidade nas ações corporativas, enfatizando que a ausência de diversidade impacta diretamente na inovação e nos resultados financeiros das empresas.

Vinte e três participantes do projeto De Grão em Pão, da Fundação Bunge em parceria com o Senai-DF e o Siab, concluíram o curso de Panificação e Confeitaria e agora buscam inserção no mercado de trabalho. A formação inclui suporte para entrevistas e monitoramento de seis meses, visando a inclusão socioprodutiva.

O CIEP Presidente Agostinho Neto, no Humaitá, receberá o Mural da Educação Carioca, uma obra de 150 metros de largura por 6 de altura, da artista RafaMon, promovendo a valorização educacional no Rio.
Roberta Pirolla Garcia, fundadora da Fox Custom, planeja lançar um curso em 2026 para mulheres na estética automotiva, visando aumentar a presença feminina e promover a independência financeira no setor.