O Caixa Tem anunciou um pagamento extra de R$ 200 para estudantes do programa Pé-de-Meia, entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, visando incentivar a frequência escolar. O programa do MEC apoia jovens de famílias de baixa renda na conclusão do ensino médio.

O Caixa Tem anunciou um pagamento extra de R$ 200,00 para estudantes do ensino médio público que participam do programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O pagamento, que não estava previsto no calendário original, ocorrerá entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, beneficiando milhares de jovens com um incentivo financeiro adicional para a continuidade dos estudos.
Esse valor extra é uma forma de premiar os alunos que mantêm boa frequência escolar, reforçando a importância da presença nas aulas. O programa Pé-de-Meia visa oferecer suporte financeiro a estudantes de famílias de baixa renda, garantindo que eles permaneçam na escola e concluam o ensino médio. Cada aluno pode receber até R$ 3 mil ao ano, dependendo de sua frequência e desempenho.
Para garantir o recebimento do PIX extra, os estudantes devem seguir algumas orientações. É essencial manter a frequência escolar regular e ter o cadastro atualizado no aplicativo Caixa Tem. Além disso, é importante verificar a seção “Pagamentos Pendentes” no app e ter uma conta ativa com dados corretos.
Podem receber o pagamento estudantes matriculados no ensino médio público que participam do programa Pé-de-Meia e que pertencem a famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico). A frequência escolar deve ser comprovada para que o aluno tenha direito ao benefício. O aplicativo Caixa Tem será o principal canal para acompanhar os depósitos e verificar pendências.
O pagamento da parcela extra de R$ 200,00 é mais do que um auxílio financeiro; é um incentivo para que os jovens continuem seus estudos com mais segurança. A iniciativa do MEC e do Caixa Tem busca fortalecer a educação e garantir que mais estudantes tenham acesso a oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a alcançar seus objetivos educacionais. Projetos que visam apoiar a continuidade dos estudos e a permanência na escola são fundamentais e merecem ser estimulados pela sociedade civil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o curso gratuito Bolsa Futuro Digital, com o objetivo de formar 10 mil programadores em dois anos, priorizando estudantes da rede pública. As inscrições vão até 30 de maio.

Inaugurado em Brasília, o polo Criar Jogos oferece curso gratuito de criação de jogos, com foco em acessibilidade e game design, para trezentos jovens. O projeto é apoiado por diversas instituições culturais.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) encerram-se em 4 de julho de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis para estudantes de baixa renda que fizeram o Enem. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

Governo federal enfrenta resistência ao regulamentar a educação a distância, com petição contra decreto já com 8 mil assinaturas. O setor privado teme aumento de mensalidades e restrições ao acesso ao ensino superior.

Cinco plataformas brasileiras oferecem cursos gratuitos online com certificado, promovendo a capacitação profissional e democratizando o acesso ao conhecimento em diversas áreas. Iniciativas da USP, FGV e Kultivi destacam-se pela qualidade e flexibilidade.

O Governo Federal avalia projeto para acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da CNH, facilitando o acesso e reduzindo custos. A CNH Social já oferece gratuidade a pessoas de baixa renda.