Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.

As três instituições de ensino com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 são particulares do Ceará, conforme um ranking elaborado pela Folha com dados do Ministério da Educação (MEC). Os colégios Farias Brito, Christus e Ari de Sá Cavalcante obtiveram notas médias superiores a 720, quase 200 pontos acima da média nacional, que é de 510. A primeira escola pública na lista aparece apenas na 12ª posição, sendo o Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), administrado pela Marinha.
Na prova de redação, o Colégio Apogeu, localizado em Juiz de Fora (MG), destacou-se com a melhor média, alcançando 931 pontos, quase 300 acima da média nacional de 635. As instituições privadas Ipiranga, em Petrópolis (RJ), e Regina Coeli, em Veranópolis (RS), também se destacaram, com médias acima de 929. A primeira escola pública no ranking de redação ocupa a 35ª posição, sendo a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú (CE).
Embora os rankings sejam utilizados como critério de qualidade, especialistas alertam sobre suas limitações. O MEC deixou de divulgar a média das notas das escolas em 2016, citando que a informação estava sendo explorada comercialmente. Luciano Mendes de Faria Filho, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que as notas do Enem muitas vezes refletem o investimento em um tipo específico de educação, que pode não corresponder às expectativas dos pais.
Faria Filho destaca que a escolha da escola deve considerar fatores como a proposta pedagógica, o engajamento da comunidade escolar e a diversidade social. Ele observa que as escolas particulares atendem, em média, aos 10% mais ricos da população, e as diferenças nos resultados refletem esse recorte de classe. Cláudia Costin, ex-diretora de educação do Banco Mundial, acrescenta que muitas escolas públicas com bom desempenho também selecionam seus alunos, como as mantidas por universidades federais e instituições militares.
Costin reconhece que as escolas cearenses com melhores notas têm uma preocupação especial na preparação para o Enem, utilizando apostilas bem desenvolvidas e um aprofundamento no modelo do exame. Ela acredita que a posição do Ceará no ranking é resultado de políticas públicas que favorecem a excelência escolar e um bom projeto preparatório nas instituições de ensino.
Além de políticas educacionais, Faria Filho ressalta que o desempenho no Enem está ligado a fatores econômicos, como transferência de renda e valorização do salário mínimo. Ele sugere a construção de indicadores mais complexos que considerem o contexto e a diversidade das práticas pedagógicas. Nessa situação, nossa união pode ajudar a promover melhorias na educação, apoiando iniciativas que busquem a excelência e a inclusão nas escolas.

Um estudo recente revelou que atividades sensório-motoras com engajamento cognitivo melhoraram a velocidade de leitura e a autoestima de crianças com dislexia. A pesquisa, coordenada por José Angelo Barela da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), em parceria com a prefeitura de Rio Claro, demonstrou resultados promissores após dois meses de intervenção. As crianças, com idades entre 10 e 12 anos, mostraram não apenas aumento na velocidade de leitura, mas também melhorias na atenção e bem-estar. A iniciativa busca expandir o programa para beneficiar mais crianças e aprofundar a compreensão dos mecanismos envolvidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu novas regras para a educação à distância no Brasil, restringindo cursos 100% online e exigindo carga horária presencial mínima. A medida visa garantir a qualidade do ensino superior.

O Dia Mundial da Educação ressalta a importância do Ensino Médio, onde o Sesi-SP e o Senai-SP oferecem formação técnica integrada, reduzindo a evasão escolar e preparando alunos para o mercado de trabalho. Essa abordagem inovadora, que combina teoria e prática, resulta em uma taxa de evasão de apenas 2,4%, comparada aos 5,9% do Ensino Médio tradicional. A educação técnica não só aumenta a empregabilidade, mas também prepara os jovens para o Ensino Superior, contribuindo para um futuro mais promissor.

Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio de melhor escola do mundo da T4 Education, destacando-se em categorias como apoio a vidas saudáveis e colaboração comunitária. Os vencedores serão revelados em outubro.

O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, realizado de 11 a 15 de agosto, reuniu cerca de 160 participantes diários e 32 palestras sobre saúde infantil. O evento, promovido em celebração ao Agosto Dourado, destacou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde.

O Brasil enfrenta uma grave crise em formação nas áreas de STEM, com apenas 13% de formandos, estagnação na última década e alta evasão, comprometendo sua competitividade e inovação.