Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio de melhor escola do mundo da T4 Education, destacando-se em categorias como apoio a vidas saudáveis e colaboração comunitária. Os vencedores serão revelados em outubro.
Quatro escolas brasileiras foram selecionadas como finalistas do prêmio de melhor escola do mundo, promovido pela T4 Education, uma organização que conecta educadores de mais de 100 países. As instituições, localizadas no Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, se destacaram em categorias como colaboração comunitária e apoio a vidas saudáveis. Os vencedores serão anunciados em outubro, e o Brasil é o país com o maior número de finalistas, empatado com a Índia e o Reino Unido.
A Escola COC São Luís, no Maranhão, concorre na categoria de colaboração comunitária com um modelo de aprendizagem inovador, que integra o projeto Educa2030. Este modelo visa capacitar alunos para o mercado de trabalho técnico e transformar suas comunidades. O Colégio Sesi da Indústria Portão, em Curitiba, destaca-se pelo projeto Momento com a Nutri, que ensina crianças a abordar a nutrição de forma lúdica, concorrendo na categoria apoio a vidas saudáveis.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, em Porto Alegre, é reconhecida pelo projeto Em Busca dos Jardins, que aborda questões de violência de gênero e pobreza menstrual em uma área com altos índices de agressões. Por fim, a Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, São Paulo, atua como um centro de paz e não violência, aplicando um modelo pedagógico centrado no aluno e promovendo atividades extracurriculares que fortalecem a conexão com os estudantes.
Essas iniciativas mostram como a educação pode ser um agente de transformação social, enfrentando desafios locais e promovendo a inclusão. As escolas brasileiras estão se destacando por suas abordagens inovadoras e pela capacidade de impactar positivamente suas comunidades. A diversidade de projetos reflete a riqueza do sistema educacional brasileiro e a importância de apoiar essas iniciativas.
O reconhecimento internacional dessas escolas é um convite à sociedade civil para se engajar em projetos que promovam a educação e o bem-estar. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e comunidades. Ao apoiar iniciativas educacionais, podemos contribuir para um futuro mais justo e igualitário.
Vítimas de problemas sociais e educacionais frequentemente precisam de apoio para superar suas dificuldades. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, e a mobilização em torno de causas educacionais pode gerar um impacto significativo na vida de muitos jovens e suas comunidades.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Projeto Querino na sala de aula", promovido pela Escola Fundação Itaú, que visa enriquecer o ensino sobre a cultura afro-brasileira. Com carga horária de 30 horas, a capacitação é voltada a educadores da Educação Básica e busca fomentar atividades antirracistas nas escolas. As inscrições podem ser feitas no site da fundação.
Chrys Ferraz, ex-jogador de futebol, se dedica à teologia e ao diálogo inter-religioso. Ele estuda a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, abordando a crítica ao paradigma tecnocrático e a importância de cuidar do meio ambiente. Ferraz atua como educador e pastor em comunidades carentes, promovendo uma mensagem de inclusão e respeito às diferenças.
A Unimed Sorocaba inaugurou o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPE) e uma nova unidade da Faculdade Unimed, ampliando a formação e pesquisa na saúde na região. A iniciativa visa aprimorar profissionais e impulsionar a pesquisa clínica.
O 3º Encontro Internacional de Educação Midiática, realizado em Brasília, destacou a urgência de políticas públicas para proteger crianças e idosos da desinformação e crimes virtuais. Autoridades como a senadora Teresa Leitão e a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, enfatizaram a importância da educação midiática como ferramenta de segurança. O evento também premiou criadores de conteúdo educacional no Prêmio YouTube Educação Digital, reconhecendo iniciativas que promovem a educação acessível e de qualidade.
Inscrições abertas para o projeto Eu Sou Músico em São Sebastião. Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever até 10 de maio para audições em maio. O curso, com duração de oito meses, inclui aulas de técnica vocal e composição, além de mentorias e ajuda de custo. A iniciativa visa fomentar talentos locais e aumentar a autoestima da comunidade.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu três mil vagas em cursos gratuitos de especialização a distância, com inscrições até 2 de junho. As formações visam capacitar educadores e gestores, promovendo a transformação social.