Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio de melhor escola do mundo da T4 Education, destacando-se em categorias como apoio a vidas saudáveis e colaboração comunitária. Os vencedores serão revelados em outubro.

Quatro escolas brasileiras foram selecionadas como finalistas do prêmio de melhor escola do mundo, promovido pela T4 Education, uma organização que conecta educadores de mais de 100 países. As instituições, localizadas no Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, se destacaram em categorias como colaboração comunitária e apoio a vidas saudáveis. Os vencedores serão anunciados em outubro, e o Brasil é o país com o maior número de finalistas, empatado com a Índia e o Reino Unido.
A Escola COC São Luís, no Maranhão, concorre na categoria de colaboração comunitária com um modelo de aprendizagem inovador, que integra o projeto Educa2030. Este modelo visa capacitar alunos para o mercado de trabalho técnico e transformar suas comunidades. O Colégio Sesi da Indústria Portão, em Curitiba, destaca-se pelo projeto Momento com a Nutri, que ensina crianças a abordar a nutrição de forma lúdica, concorrendo na categoria apoio a vidas saudáveis.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, em Porto Alegre, é reconhecida pelo projeto Em Busca dos Jardins, que aborda questões de violência de gênero e pobreza menstrual em uma área com altos índices de agressões. Por fim, a Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, São Paulo, atua como um centro de paz e não violência, aplicando um modelo pedagógico centrado no aluno e promovendo atividades extracurriculares que fortalecem a conexão com os estudantes.
Essas iniciativas mostram como a educação pode ser um agente de transformação social, enfrentando desafios locais e promovendo a inclusão. As escolas brasileiras estão se destacando por suas abordagens inovadoras e pela capacidade de impactar positivamente suas comunidades. A diversidade de projetos reflete a riqueza do sistema educacional brasileiro e a importância de apoiar essas iniciativas.
O reconhecimento internacional dessas escolas é um convite à sociedade civil para se engajar em projetos que promovam a educação e o bem-estar. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e comunidades. Ao apoiar iniciativas educacionais, podemos contribuir para um futuro mais justo e igualitário.
Vítimas de problemas sociais e educacionais frequentemente precisam de apoio para superar suas dificuldades. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, e a mobilização em torno de causas educacionais pode gerar um impacto significativo na vida de muitos jovens e suas comunidades.

Um em cada três brasileiros é analfabeto funcional, segundo o Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), revelando a urgência em melhorar habilidades de leitura, escrita e matemática. A Fundação Itaú destaca que essa situação compromete o futuro dos jovens e a competitividade do país.

A Biblioteca Municipal Ziraldo, na Cidade das Artes, já atraiu mais de 10 mil visitantes em um ano, oferecendo mais de 7 mil livros, internet e eventos culturais. O espaço é um marco na Barra da Tijuca.

A pesquisa do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revela que apenas 23% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm altas habilidades digitais, com dificuldades acentuadas entre os mais velhos e até entre os jovens. O estudo, realizado pela consultoria Conhecimento Social, Ação Educativa e Fundação Itaú, destaca que 29% da população é analfabeta funcional, refletindo um desafio persistente no país. As tarefas digitais, como buscar filmes em streaming, evidenciam a falta de letramento digital, com apenas 9% de acertos. A pesquisa, que envolveu 2,5 mil pessoas, mostra que a inclusão digital é crucial para um futuro competitivo.

Escolas como Avenues São Paulo e Start Anglo Bilingual School estão adotando inteligência artificial para personalizar o ensino e diagnosticar proficiências, promovendo uma aprendizagem dinâmica e colaborativa.

O Governo Federal avalia projeto para acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da CNH, facilitando o acesso e reduzindo custos. A CNH Social já oferece gratuidade a pessoas de baixa renda.

O MEC abriu o prazo para isenção da taxa do Enem 2025 até 25 de abril. Estudantes de escolas públicas e com renda baixa podem solicitar. Resultados serão divulgados em 12 de maio.