Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Projeto Querino na sala de aula", promovido pela Escola Fundação Itaú, que visa enriquecer o ensino sobre a cultura afro-brasileira. Com carga horária de 30 horas, a capacitação é voltada a educadores da Educação Básica e busca fomentar atividades antirracistas nas escolas. As inscrições podem ser feitas no site da fundação.

A Escola Fundação Itaú, parte do Itaú Social, está com inscrições abertas para o curso gratuito "Projeto Querino na sala de aula", destinado a professores da rede pública e privada. Com uma carga horária de trinta horas, o curso tem como objetivo enriquecer o repertório pedagógico sobre a história e cultura afro-brasileira. Essa iniciativa é uma adaptação de conteúdos gerados pelo projeto Querino, que inclui podcast, livro e reportagens.
O curso visa inspirar educadores de todo o Brasil a implementar atividades antirracistas em suas aulas. Os materiais abordam a história do Brasil sob uma perspectiva afrocentrada, valorizando a contribuição da população afro-brasileira na formação do país. A capacitação é uma oportunidade para profissionais da educação e qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre a história brasileira.
As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Fundação Itaú. O formato autoformativo permite que os participantes realizem o curso conforme sua disponibilidade, sem a necessidade de mediação. Além do "Projeto Querino na sala de aula", a plataforma oferece outros cursos gratuitos, como "Matemática Antirracista" e "Trilha Formativa de Equidade Racial", todos com certificação.
A Escola Fundação Itaú disponibiliza mais de cento e trinta cursos sobre educação, arte e cultura, com opções tanto autoformativas quanto síncronas, com aulas ao vivo. Essa diversidade de cursos é uma excelente oportunidade para educadores que buscam se atualizar e diversificar suas abordagens pedagógicas.
O "Projeto Querino" é um projeto jornalístico que surgiu como um podcast e se expandiu para publicações na revista Piauí e um livro. Criado pelo jornalista Tiago Rogero, o projeto recebeu apoio do Instituto Ibirapitanga e consultoria de Ynaê Lopes dos Santos, sendo inspirado no projeto "1619" do The New York Times.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a educação inclusiva e antirracista. A união da sociedade civil pode ser um grande impulso para apoiar projetos que buscam transformar a educação e a cultura no Brasil, garantindo que todos tenham acesso a uma formação mais rica e diversificada.

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2035 visa ampliar o acesso e a qualidade da educação no Brasil, com metas ambiciosas e um forte envolvimento da sociedade civil. Com 58 metas e mais de 100 indicadores, o PNE busca universalizar a educação infantil e melhorar a alfabetização, enfrentando desafios históricos e promovendo equidade.

O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.

Estão abertas as inscrições para 1.891 vagas em cursos gratuitos de turismo oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério do Turismo (MTur) até 16 de maio. A seleção é por ordem de inscrição.

O pagamento da 5ª parcela do programa Pé-de-Meia, de R$ 1 mil, começou em 28 de julho e vai até 4 de agosto, beneficiando alunos do ensino médio que concluíram em 2024. O programa visa incentivar a matrícula e frequência escolar.

Termina hoje, 18 de julho, o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025, com mais de 112 mil vagas disponíveis. A nova modalidade Fies Social oferece condições especiais para alunos de baixa renda.

O Nupens, da USP, destaca-se na produção científica brasileira, com cinco pesquisadores entre os mais citados do país, e inovações como o conceito de ultraprocessados, que relaciona alimentação a doenças crônicas.