A Camerata Jovem do Rio de Janeiro, composta por jovens de comunidades, fará uma turnê na Europa de 17 a 30 de maio, com dez apresentações em locais icônicos da França e Itália, como a sede da Unesco. O projeto Ação Social pela Música do Brasil, que completa 30 anos em 2025, já beneficiou 15 mil estudantes, oferecendo educação e oportunidades por meio da arte. Para muitos músicos, esta será a primeira experiência fora do país.

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro, composta por dezesseis músicos com idades entre dezoito e vinte e oito anos, é formada por moradores de comunidades e faz parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Dezessete a trinta de maio, o grupo realizará uma turnê pela Europa, com dez apresentações programadas na França e na Itália. Os locais incluem a sede da Unesco, a Sorbonne Université e o Palácio do Quirinale, residência oficial do presidente da Itália.
A Camerata Jovem é reconhecida por sua diversidade, sendo composta em sua maioria por jovens negros. O projeto ASMB, que completará trinta anos em dois mil e vinte e cinco, já atendeu a quinze mil estudantes, oferecendo ensino de musicalização e instrumentos musicais. O objetivo é proporcionar a jovens e crianças de áreas vulneráveis um caminho para a educação e a profissionalização através da arte.
Além das aulas de música, os estudantes recebem reforço escolar, oficinas de estudos transversais e ações sociais, como a distribuição de cestas básicas. Para muitos dos jovens músicos, essa será a primeira vez que sairão do país, o que representa uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional.
A turnê da Camerata Jovem é uma chance de mostrar o talento e a dedicação desses jovens em palcos internacionais. As apresentações em locais de prestígio não apenas elevam a visibilidade do grupo, mas também destacam a importância do investimento em projetos sociais que promovem a inclusão e a educação através da música.
O apoio a iniciativas como a da Camerata Jovem é fundamental para garantir que mais jovens tenham acesso a oportunidades semelhantes. A sociedade civil pode desempenhar um papel crucial, contribuindo para que esses projetos continuem a transformar vidas e a oferecer novos horizontes para os jovens de comunidades vulneráveis.
Unindo forças, podemos ajudar a garantir que mais jovens tenham acesso a experiências enriquecedoras como essa. O apoio a projetos culturais e sociais é essencial para promover a inclusão e a educação, permitindo que mais talentos sejam descobertos e desenvolvidos.

A prefeitura do Rio lançou um plano de segurança viária durante o Maio Amarelo, visando reduzir acidentes de trânsito com novas motofaixas e parcerias com aplicativos de entrega. O prefeito Eduardo Paes destacou a urgência da situação, com um aumento de 18% nos acidentes e a meta de expandir as motofaixas para 200 quilômetros até 2028.

A empresa X anunciou uma nova linha de produtos sustentáveis, destacando um lançamento inovador que promete eficiência e acessibilidade, além de uma parceria com ONGs para educação ambiental.

Com a COP30 se aproximando, escolas de idiomas em Belém, como a Uepa e a Minds English School, oferecem cursos de inglês focados em hospitalidade e segurança, visando atender a demanda do evento. O governo também promove capacitação gratuita.

Recém-nascidos internados na UTI do Hospital Materno Infantil de Brasília participaram de um ensaio fotográfico junino, promovendo acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares. A ação, realizada pela equipe de saúde, visa humanizar o atendimento e criar memórias afetivas durante a internação. Mães expressaram gratidão pela oportunidade de se conectar com seus bebês em um momento delicado.

Anna Bella Geiger, artista de 92 anos, reviveu sua performance "O Pão Nosso de Cada Dia", evidenciando a persistente miséria no Brasil. Sua obra será celebrada em uma retrospectiva no Museu Judaico de São Paulo.
A DiversiGames firmou parceria com a Caixa, investindo R$ 4,9 milhões para expandir seu projeto de inclusão digital, atendendo 150 novos alunos em São Paulo e mil via EAD anualmente. A iniciativa visa beneficiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo letramento digital e formação em tecnologia e games.