CEEDV destaca no Dia Mundial do Livro a produção de materiais acessíveis. O Centro de Apoio Pedagógico transforma a leitura para alunos com deficiência visual, garantindo inclusão e qualidade no aprendizado.

No Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), situado na Asa Sul, destaca a relevância do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) na produção de livros em braile e outros formatos acessíveis. Este setor é fundamental para garantir que alunos com deficiência visual tenham acesso à leitura e ao aprendizado, produzindo materiais didáticos, paradidáticos e literários adaptados.
O CAP opera dentro da unidade escolar e é composto por um time de professores habilitados da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que incluem profissionais com e sem deficiência visual. A revisão dos materiais é realizada por servidores cegos, assegurando a qualidade do conteúdo. Para atuar no CAP, é necessário passar por cursos de braile e sorobã, oferecidos pela Unidade-Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape).
A adaptação dos livros envolve várias etapas, como transcrição, diagramação, revisão e impressão em papel especial. Além do braile, o setor também produz materiais em fonte ampliada e com recursos táteis, atendendo estudantes com baixa visão. O CAP colabora com as salas de recursos da rede pública, recebendo livros de professores e até de pais que desejam adaptar materiais para seus filhos.
Josiane Prates Coutinho, educadora e transcritora do CAP, explica que a adaptação é facilitada quando o material já está em formato digital, como PDF. O diretor do CEEDV, Airton Dutra, ressalta a importância da revisão, que é feita por profissionais cegos, garantindo que o conteúdo esteja adequado antes de ser entregue aos alunos. Essa abordagem cuidadosa assegura a qualidade do material pedagógico.
A revisora Erika Cerqueira, que possui deficiência visual, desempenha um papel crucial no processo de adaptação e revisão. Ela verifica erros gramaticais, pontuação e a clareza dos gráficos e figuras, assegurando que tudo esteja correto. Erika destaca a importância do braile, afirmando que ele "abre portas" para quem é brailista, mesmo em um mundo com tecnologias assistivas.
Iniciativas como a do CEEDV são essenciais para promover a inclusão de alunos com deficiência visual. A sociedade civil pode contribuir para que mais projetos como esse sejam desenvolvidos, garantindo que todos tenham acesso à educação e à cultura. A união em torno dessa causa pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes, ampliando suas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece dezoito cursos online gratuitos na área da saúde, com carga horária de um a vinte horas e certificado digital. Inscrições abertas até dezembro.

Especialistas em psicologia da aprendizagem, Mark McDaniel, Henry L. Roediger e Peter C. Brown, oferecem dicas valiosas para otimizar o aprendizado, especialmente para vestibulandos. A prática ativa, a alternância de matérias e a escrita à mão são fundamentais para consolidar o conhecimento. Além disso, o sono adequado é crucial para a memória de longo prazo.

Estudantes indígenas e quilombolas protestam por políticas de inclusão no ensino superior. Apesar do aumento de matrículas, a evasão e a falta de apoio cultural persistem, exigindo ações efetivas para garantir sua permanência.

Menino autista foi encontrado amarrado em banheiro de escola em Araucária, Paraná. Especialista critica a falta de empatia e preparo da instituição e da professora, ressaltando a urgência de práticas inclusivas.

Estão abertas as inscrições para 263 vagas em 13 cursos gratuitos de férias na Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus de Nova Friburgo, de 14 a 25 de julho. As inscrições vão até 18 de junho.

A Barnes Foundation, em colaboração com o Penn Museum, amplia sua plataforma de aprendizado online, VXP, oferecendo novas aulas e descontos para membros, promovendo acesso à educação em arte e arqueologia. Essa iniciativa visa enriquecer a experiência educacional, permitindo interações profundas com obras de arte e arqueologia, especialmente em um momento crítico para o financiamento de programas culturais nos Estados Unidos.