Educação

Centro de Apoio Pedagógico transforma acesso à leitura para alunos com deficiência visual no Dia Mundial do Livro

CEEDV destaca no Dia Mundial do Livro a produção de materiais acessíveis. O Centro de Apoio Pedagógico transforma a leitura para alunos com deficiência visual, garantindo inclusão e qualidade no aprendizado.

Atualizado em
April 23, 2025
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Trabalho no CAP é executado por professores habilitados da Secretaria de Educação, com ou sem deficiência visual, além de servidores cegos responsáveis pela revisão do material | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

No Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), situado na Asa Sul, destaca a relevância do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) na produção de livros em braile e outros formatos acessíveis. Este setor é fundamental para garantir que alunos com deficiência visual tenham acesso à leitura e ao aprendizado, produzindo materiais didáticos, paradidáticos e literários adaptados.

O CAP opera dentro da unidade escolar e é composto por um time de professores habilitados da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que incluem profissionais com e sem deficiência visual. A revisão dos materiais é realizada por servidores cegos, assegurando a qualidade do conteúdo. Para atuar no CAP, é necessário passar por cursos de braile e sorobã, oferecidos pela Unidade-Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape).

A adaptação dos livros envolve várias etapas, como transcrição, diagramação, revisão e impressão em papel especial. Além do braile, o setor também produz materiais em fonte ampliada e com recursos táteis, atendendo estudantes com baixa visão. O CAP colabora com as salas de recursos da rede pública, recebendo livros de professores e até de pais que desejam adaptar materiais para seus filhos.

Josiane Prates Coutinho, educadora e transcritora do CAP, explica que a adaptação é facilitada quando o material já está em formato digital, como PDF. O diretor do CEEDV, Airton Dutra, ressalta a importância da revisão, que é feita por profissionais cegos, garantindo que o conteúdo esteja adequado antes de ser entregue aos alunos. Essa abordagem cuidadosa assegura a qualidade do material pedagógico.

A revisora Erika Cerqueira, que possui deficiência visual, desempenha um papel crucial no processo de adaptação e revisão. Ela verifica erros gramaticais, pontuação e a clareza dos gráficos e figuras, assegurando que tudo esteja correto. Erika destaca a importância do braile, afirmando que ele "abre portas" para quem é brailista, mesmo em um mundo com tecnologias assistivas.

Iniciativas como a do CEEDV são essenciais para promover a inclusão de alunos com deficiência visual. A sociedade civil pode contribuir para que mais projetos como esse sejam desenvolvidos, garantindo que todos tenham acesso à educação e à cultura. A união em torno dessa causa pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes, ampliando suas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Agência Brasilia
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