A Barnes Foundation, em colaboração com o Penn Museum, amplia sua plataforma de aprendizado online, VXP, oferecendo novas aulas e descontos para membros, promovendo acesso à educação em arte e arqueologia. Essa iniciativa visa enriquecer a experiência educacional, permitindo interações profundas com obras de arte e arqueologia, especialmente em um momento crítico para o financiamento de programas culturais nos Estados Unidos.

A Barnes Foundation, em colaboração com o Penn Museum, está ampliando sua tecnologia de aprendizado online neste outono. A plataforma Visual Experience Platform (VXP), criada pela Barnes para ensinar materiais visuais a estudantes do ensino fundamental e médio, além de adultos, agora incluirá as aulas “Deep Dig” e a série de palestras virtuais “Archaeology in Action” do Penn Museum. Os inscritos poderão interagir com imagens digitais, ampliando detalhes que nem sempre são visíveis pessoalmente.
Essa funcionalidade proporciona uma interação mais profunda com obras de arte e arqueologia. A VXP não se limita a obras individuais, mas também oferece uma visão de 360 graus das galerias do museu e uma biblioteca pesquisável de aulas concluídas. Até o momento, a Barnes utilizou a VXP para suas aulas online ao vivo e sob demanda, além de seus programas educacionais.
As aulas sob demanda incluem cerca de cinco vídeos de aproximadamente dez minutos cada, permitindo que os alunos explorem e interajam com a superfície de uma imagem digital. A plataforma também disponibiliza uma série de vídeos interativos multilíngues, que conectam tópicos e currículos ao conteúdo da coleção, gratuitamente para estudantes do segundo ao décimo ano. Os temas abordados incluem pigmentos e processos, ilustrações e aprendizado de idiomas, com folhas de exercícios correspondentes.
Thom Collins, diretor executivo e presidente da Barnes, destacou que a instituição ensina sobre arte há mais de cem anos e, ao migrar suas aulas para o ambiente online em 2020, percebeu a necessidade de uma plataforma específica para esse estudo. Desde o lançamento do programa em janeiro de 2023, quase quatro mil e seiscentos alunos se inscreveram em mais de 110 aulas online, com quatorze por cento dos alunos recebendo bolsas de estudo.
Collins afirmou que a VXP é a primeira plataforma a oferecer uma experiência verdadeiramente interativa no estudo online de arte e mídia visual. Ele ressaltou que a tecnologia não visa substituir a experiência presencial, mas sim aprimorá-la, permitindo uma exploração que não pode ser realizada pessoalmente. A parceria com o Penn Museum permitirá que mais alunos aprendam online usando essa plataforma imersiva.
O Penn Museum é a primeira instituição a licenciar essa tecnologia para seus próprios cursos e palestras culturais e educacionais, com lançamento previsto para outubro e novembro. Membros da Barnes receberão um desconto de R$ 50,00 nas aulas, assim como os membros do Penn Museum terão direito ao mesmo desconto nas aulas online da Barnes. Em tempos de cortes de financiamento para programas de arte e educação nos Estados Unidos, a união de esforços entre instituições culturais é essencial para garantir o acesso à educação e à cultura.

O Inep planeja uma nova matriz para o Enem, prevista para 2028, enquanto a UFMG adota um vestibular seriado, mantendo o Sisu como principal acesso ao ensino superior. Essas mudanças visam melhorar a avaliação da educação básica e a experiência dos estudantes.

As inscrições para o Fies do 2º semestre de 2025 iniciam em 14 de julho, com mais de 112 mil vagas, incluindo a nova modalidade Fies Social, que reserva 50% das vagas para alunos de baixa renda.

Universidades federais brasileiras enfrentam cortes orçamentários severos, com investimentos em infraestrutura caindo 41,5% entre 2023 e 2024, retrocedendo a níveis de 2012. É crucial garantir sua sustentabilidade.

Música instrumental melhora a atenção de crianças com e sem TDAH, segundo pesquisa. O estudo do INCT NeuroTec-R revela que a música cria um ambiente propício para o foco.

O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, realizado de 11 a 15 de agosto, reuniu cerca de 160 participantes diários e 32 palestras sobre saúde infantil. O evento, promovido em celebração ao Agosto Dourado, destacou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde.

Aprova DF alcança mais de 21,6 mil participantes em três meses, superando expectativas. O projeto, que oferece preparação gratuita para concursos, tem transformado vidas e combatido desigualdades. Com aulas aos finais de semana e suporte completo, o Aprova DF se destaca pela qualidade do ensino e pelo impacto social positivo.