O Inep planeja uma nova matriz para o Enem, prevista para 2028, enquanto a UFMG adota um vestibular seriado, mantendo o Sisu como principal acesso ao ensino superior. Essas mudanças visam melhorar a avaliação da educação básica e a experiência dos estudantes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi implementado há dezesseis anos pelo Ministério da Educação, transformando o acesso ao ensino superior no Brasil. O exame, que inicialmente mensurava a qualidade do ensino médio, passou a ser um vestibular nacional, impactando a rotina de estudantes e instituições. Desde 2009, o Enem unificou as seleções das universidades federais, permitindo que candidatos utilizem suas notas para concorrer a vagas em diversas instituições.
Apesar de ajustes logísticos ao longo dos anos, a estrutura do Enem, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, permaneceu inalterada. Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que está desenvolvendo uma nova matriz para o exame, com previsão de lançamento em 2028. O governo também considera reavaliar o uso do Enem para medir o desempenho da educação básica no país.
Reynaldo Fernandes, professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-chefe do Inep, sugere que o Enem seja aplicado mais de uma vez por ano, semelhante ao SAT, exame de admissão nos Estados Unidos. Essa mudança permitiria a aplicação de provas diferentes em várias regiões, facilitando a comparação de desempenhos. Contudo, ele reconhece que as dificuldades logísticas tornam essa proposta desafiadora.
Em 2024, o Enem registrou a inscrição de quatro milhões e trezentos mil estudantes, com mais de três milhões comparecendo aos dois dias de prova. A aplicação do exame exige uma estrutura complexa, com nove milhões de provas impressas e 140 mil salas de aplicação em 1.753 municípios. As notas do Enem possibilitam o ingresso em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidades para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou a adoção de um vestibular seriado, mantendo o Sisu como principal forma de acesso. A reitora Sandra Goulart Almeida afirmou que essa mudança busca reaproximar estudantes da rede pública da região, oferecendo uma alternativa menos estressante em comparação a uma única prova abrangente. A proposta visa avaliar o desempenho dos alunos ao longo dos três anos do ensino médio.
O Inep afirma que analisa anualmente todos os processos do Enem para implementar melhorias. A evolução do exame é fundamental para garantir sua relevância e eficácia. Em um cenário onde a educação é um pilar essencial, iniciativas que busquem apoiar a formação de estudantes devem ser incentivadas. A união da sociedade civil pode ser crucial para promover projetos que beneficiem aqueles que mais precisam de apoio na educação.
Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril, com aulas iniciando em 13 de maio. Oportunidades em áreas de alta demanda.
Ministro da Educação, Camilo Santana, critica variação nas mensalidades de medicina. Ele pede regulamentação e transparência nos custos educacionais.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a pré-seleção de candidatos para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2025, com 211 mil bolsas disponíveis. A oferta inclui 118 mil bolsas integrais e 93 mil parciais, distribuídas em 887 instituições de ensino superior.
Professores influenciadores, como Carol Braga, estão transformando a educação no Brasil, oferecendo conteúdos gratuitos que ajudam alunos a conquistar vagas em Medicina, como Luis Henrique e Manuela.
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 2.080 vagas em cursos técnicos gratuitos. Inscrições vão até 4 de maio de 2025, com provas em junho. O IFSP oferece oportunidades em 26 campi, priorizando ações afirmativas. Candidatos de escolas públicas e com renda familiar baixa têm vagas reservadas.
Em 2024, o Brasil enfrenta um alarmante índice de 29% de analfabetismo funcional, afetando até 12% dos graduados. A evasão escolar e a falta de vagas na Educação de Jovens e Adultos agravam a crise educacional.