Pesquisadores da Universidade de Michigan revelam que apenas 20 a 30 minutos em áreas verdes, três vezes por semana, podem reduzir estresse e melhorar a saúde imunológica. A prática simples e acessível transforma a saúde mental e física.

Pesquisas da Universidade de Michigan revelam que a exposição à natureza pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e física. Apenas 20 a 30 minutos em áreas verdes, três vezes por semana, são suficientes para reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde imunológica. Este hábito simples pode equilibrar os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, e contribuir para a diminuição de sintomas como ansiedade e cansaço mental.
Estudos publicados na revista Frontiers in Psychology confirmam que o contato com ambientes naturais, como parques e praças arborizadas, favorece a redução do cortisol no organismo. Quanto mais tempo se passa em áreas verdes, maior é o efeito positivo. Mesmo sessões curtas de contato com a natureza já demonstram resultados significativos na saúde mental.
Além de reduzir o estresse, o relaxamento proporcionado por esses momentos ao ar livre impacta diretamente o sistema imunológico, diminuindo o risco de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares. A prática regular de passar tempo em ambientes naturais pode transformar a saúde emocional ao longo do tempo, tornando-se um hábito acessível e benéfico.
Para maximizar os benefícios dessa prática, é importante escolher locais com vegetação, como parques e praças, e evitar distrações, como o uso de celulares. Optar por horários mais tranquilos, como no início da manhã ou no fim da tarde, pode potencializar a experiência de relaxamento e conexão com a natureza.
Incluir esses momentos de contato com o verde na rotina, seja durante uma pausa no trabalho ou em caminhadas no final do dia, pode ser uma forma eficaz de melhorar a saúde mental e emocional. A simplicidade desse gesto contrasta com os impactos profundos que ele pode ter na vida das pessoas.
Nossa união pode ser fundamental para promover iniciativas que incentivem o contato com a natureza e a saúde mental. Projetos que busquem criar ou revitalizar espaços verdes em comunidades podem fazer a diferença na vida de muitos, proporcionando um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.

A Praia de Botafogo é considerada própria para banho, com águas limpas e avistamento de tartarugas marinhas, após intervenções de saneamento. O Inea confirma a melhoria na balneabilidade, atraindo cariocas e turistas.
Em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra foi antecipado para 24 de julho, evidenciando o consumo excessivo de recursos naturais e a desigualdade entre o Norte e o Sul Global. Países ricos consomem à custa do futuro.

O Rio de Janeiro sediará o Fórum de Líderes Locais de 3 a 5 de novembro, reunindo prefeitos e governadores para discutir ações climáticas antes da COP30 em Belém. O evento visa fortalecer a liderança local na luta contra a crise climática, inspirando uma agenda colaborativa e ambiciosa.

O Parque Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo, lançará o Camping Caminhos do Mar, oferecendo acampamento familiar com atividades de ecoturismo de junho a agosto. A iniciativa visa promover turismo sustentável e conscientização ambiental.

A COP30, que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro, anunciou trinta mobilizadores de debates, incluindo Janja da Silva e Jacinda Ardern, para fortalecer ações climáticas globais. Os representantes atuarão em dez regiões e vinte setores estratégicos, facilitando a comunicação entre diferentes áreas e a presidência da conferência.

O Ibama participou do Treinamento Pré-Antártico 2025, promovido pela Marinha, capacitando 144 profissionais sobre proteção ambiental na Antártica. A ação reforça o compromisso do Brasil com a preservação do continente.