Dados recentes mostram que a desigualdade educacional no Brasil aumentou entre 2013 e 2023, com estudantes pretos, pardos e indígenas apresentando pior desempenho em Matemática. A falta de formação adequada de professores agrava a situação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. É urgente garantir acesso a melhores docentes para combater essa desigualdade.

Novas pesquisas revelam que a desigualdade na aprendizagem entre estudantes pretos, pardos e indígenas no Brasil aumentou entre 2013 e 2023, especialmente em Matemática. Os dados, coletados pelo movimento Todos Pela Educação e pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), mostram que a diferença em relação a estudantes brancos e amarelos se ampliou, evidenciando uma situação alarmante no sistema educacional.
Um dos fatores que contribui para essa desigualdade é o nível socioeconômico das famílias. Filhos de pais mais ricos e escolarizados têm vantagens desde o início da vida, que não estão relacionadas ao que ocorre em sala de aula. Apesar disso, é importante notar que mais jovens de menor nível socioeconômico estão conseguindo concluir a educação básica, embora os resultados dos testes de aprendizagem ainda sejam insatisfatórios.
A qualidade do ensino é outro aspecto crucial para combater essa desigualdade. Um levantamento da Nexus/Pesquisa e Inteligência de Dados, com base em dados do Inep, indica que a falta de formação adequada dos professores é mais pronunciada nas regiões com pior desempenho, como Norte e Nordeste. Essa situação levanta questões sobre a atratividade da carreira docente e a adequação da formação dos educadores.
Além disso, um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que alunos pretos e pardos frequentemente estudam em escolas com infraestrutura precária e corpo docente inadequado. Em um sistema educacional ideal, políticas públicas deveriam focar em amenizar essas desvantagens, oferecendo atenção especial aos estudantes que mais precisam.
Embora nenhum sistema educacional consiga eliminar completamente as desigualdades, alguns países apresentam melhores resultados, como demonstrado nas avaliações do Pisa. O conceito de equidade em educação é frequentemente mal interpretado como a busca por igualdade de resultados, desconsiderando a diversidade de trajetórias e aptidões dos alunos. Contudo, é urgente concentrar esforços para que os estudantes mais vulneráveis não tenham suas trajetórias prejudicadas.
Nesta situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença. Projetos que visam melhorar a formação de professores e a infraestrutura das escolas são essenciais para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. A mobilização em torno dessas causas pode ajudar a transformar a realidade educacional no Brasil.

A Unimed Sorocaba inaugurou o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPE) e uma nova unidade da Faculdade Unimed, ampliando a formação e pesquisa na saúde na região. A iniciativa visa aprimorar profissionais e impulsionar a pesquisa clínica.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece quinze cursos online gratuitos, com carga horária de quatro a oito horas e certificado digital, visando capacitar profissionais em diversas áreas. Os interessados podem se inscrever sem limite e avançar conforme sua disponibilidade, promovendo aprendizado acessível e fortalecimento do currículo.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece cursos gratuitos online em diversas plataformas, democratizando o acesso ao conhecimento sem a necessidade de vestibular. Com conteúdos variados e certificados disponíveis, a USP utiliza portais como e-Aulas, YouTube, Coursera, Veduca e Univesp para facilitar o aprendizado.

Pré-selecionados do Fies têm até 1º de setembro de 2025 para complementar a inscrição, com possibilidade de financiamento de até 100% das mensalidades. O MEC disponibiliza mais de 112 mil vagas.

O Brasil avançou na alfabetização infantil em 2024, com 59,2% das crianças do segundo ano do ensino fundamental alfabetizadas, apesar de não atingir a meta de 60%. A tragédia climática no Rio Grande do Sul afetou os resultados, reduzindo a taxa no estado de 63,4% para 44,7%. O Ministério da Educação destaca que, sem essa queda, o país teria superado a meta. A avaliação, que abrangeu mais de 2 milhões de estudantes, será repetida entre outubro e novembro, com nova meta de 64%.

O GLOBO lançou uma plataforma que reúne dados de quase 200 escolas em São Paulo, permitindo que pais filtrem instituições por localização, preço e perfil educacional. A ferramenta oferece informações detalhadas sobre infraestrutura e desempenho no Enem, facilitando a escolha da escola ideal.