O Brasil avançou na alfabetização infantil em 2024, com 59,2% das crianças do segundo ano do ensino fundamental alfabetizadas, apesar de não atingir a meta de 60%. A tragédia climática no Rio Grande do Sul afetou os resultados, reduzindo a taxa no estado de 63,4% para 44,7%. O Ministério da Educação destaca que, sem essa queda, o país teria superado a meta. A avaliação, que abrangeu mais de 2 milhões de estudantes, será repetida entre outubro e novembro, com nova meta de 64%.
O Brasil apresentou um avanço na alfabetização infantil em 2024, com 59,2% das crianças do segundo ano do ensino fundamental consideradas alfabetizadas, conforme dados do Ministério da Educação divulgados nesta sexta-feira, 11. Embora tenha havido um crescimento em relação a 2023, quando o índice era de 56%, o resultado ainda ficou abaixo da meta de 60%. O ministro Camilo Santana (PT) destacou que a tragédia climática no Rio Grande do Sul teve um impacto significativo nos resultados.
No estado, a taxa de alfabetização caiu de 63,4% para 44,7%, o que afetou a média nacional. Sem essa queda, o Brasil teria superado a meta, segundo informações do MEC. A avaliação faz parte do Indicador Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em 2023, que visa alcançar 80% de crianças alfabetizadas até 2030.
Apesar de não ter atingido o objetivo para 2024, onze estados conseguiram superar suas metas. O Ceará se destacou com 85,3%, seguido por Goiás com 72,7% e Minas Gerais com 72,1%. Por outro lado, a Bahia (36%), Sergipe (38,4%) e Rio Grande do Norte (39,3%) apresentaram os índices mais baixos.
O levantamento abrangeu mais de dois milhões de estudantes de 42 mil escolas em 5.450 municípios. Os alunos responderam a uma combinação de 16 questões de múltipla escolha, dois itens dissertativos e um texto. O MEC também informou que 58% dos municípios melhoraram seus índices em relação a 2023, e 53% atingiram suas metas locais.
A avaliação será repetida entre outubro e novembro deste ano, com uma meta revisada de 64%. O cenário atual exige uma mobilização da sociedade para apoiar iniciativas que promovam a alfabetização e a educação de qualidade para todas as crianças, especialmente em regiões mais afetadas por crises climáticas.
Nossa união pode fazer a diferença na vida de muitas crianças que precisam de apoio para superar desafios educacionais. Projetos que visam melhorar a alfabetização infantil devem ser incentivados e apoiados pela sociedade civil, garantindo um futuro mais promissor para as novas gerações.
A Secretaria da Mulher (SMDF) capacitou cem diretores de escolas em Samambaia sobre prevenção da violência de gênero. O evento reforçou o papel das escolas no acolhimento de vítimas.
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Abril é o mês da Conscientização do Autismo, destacando a importância do acolhimento e do diagnóstico precoce. O Instituto de Pesquisa PENSI promove o XI Simpósio de Atualização em TEA no dia 23 de abril, com inscrições gratuitas para profissionais da saúde.
A Fundação Cecierj abre inscrições para sete mil vagas em cursos gratuitos para professores da educação básica, com foco em 21 novas disciplinas. As aulas ocorrem de 3 de junho a 25 de agosto de 2025.
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