O Ministério da Educação (MEC) iniciou o depósito da quinta parcela do programa Pé-de-Meia, concedendo R$ 200 a estudantes do ensino médio da rede pública que atendem aos critérios de frequência e inscrição no CadÚnico.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira (28), o depósito da quinta parcela do programa Pé-de-Meia, correspondente ao mês de julho de 2025. Estudantes do ensino médio da rede pública que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas e estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) receberão automaticamente R$ 200,00. Os repasses seguem um cronograma escalonado, definido com base no mês de nascimento dos beneficiários.
Os depósitos são realizados diretamente em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal, abertas em nome dos estudantes. Para aqueles que são menores de idade e ainda não têm acesso ao aplicativo Caixa Tem, é necessário que um responsável legal autorize o uso da conta. Essa iniciativa do Governo Federal visa reduzir a evasão escolar no ensino médio, oferecendo um incentivo financeiro mensal a estudantes de baixa renda.
O benefício é concedido automaticamente, desde que o estudante atenda a todos os critérios, como idade, matrícula, CPF, frequência e inscrição no CadÚnico. Os alunos que estão no primeiro ano em 2025 foram automaticamente incluídos, e a renovação para os demais também ocorreu de forma automática.
O saque do dinheiro pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, que permite consultar os créditos na poupança digital vinculada ao estudante. Caso um aluno seja reprovado, ele não receberá o bônus de conclusão nem o adicional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas os valores mensais vinculados à frequência continuam garantidos, desde que a presença mínima seja cumprida.
Ao longo dos três anos do ensino médio, somando os incentivos anuais, os bônus por aprovação e o valor extra do Enem, o total que um estudante pode receber pode chegar a R$ 9.200,00. É importante ressaltar que o benefício pode ser perdido em algumas situações, como a não manutenção da frequência mínima.
Essa ação do MEC é um passo importante para garantir que mais jovens permaneçam na escola e concluam seus estudos. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso a oportunidades que transformem suas vidas e a de suas famílias.

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita em Educação Matemática da Faculdade Sesi, voltada a professores da rede estadual de São Paulo e do Sesi-SP, com início em setembro de 2025. O curso, que oferece 360 horas de formação presencial, visa aprimorar metodologias colaborativas e resolver problemas matemáticos, beneficiando a qualidade do ensino. As inscrições vão até 2 de julho e a iniciativa busca formar 26 mil educadores até 2034, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A FAPESP lançou a chamada "Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho", oferecendo até 400 Bolsas de Iniciação Científica para alunos de ações afirmativas, visando reduzir a evasão no ensino superior. A iniciativa homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho e busca ampliar a permanência estudantil em áreas de exatas. As propostas podem ser submetidas até julho e agosto de 2025, com resultados divulgados em setembro e dezembro do mesmo ano.

Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira celebrou o Dia Nacional da Biblioteca com bate-papo entre alunos e escritor Alexandre Parente sobre Brasília. A atividade promoveu conhecimento histórico e cultural entre os estudantes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o Projeto Pró-Comunidade, com oitenta vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições vão de 14 a 22 de abril, e as aulas começam em 05 de maio, visando ampliar as oportunidades de emprego na região.

Censo Escolar revela queda nas matrículas da pré-escola e do EJA, enquanto creches e ensino profissionalizante crescem modestamente, evidenciando estagnação na educação brasileira.

Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) 2024 mostram que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, com aumento entre jovens de 15 a 29 anos. É urgente implementar políticas educacionais eficazes.