Educação

Brasil ainda enfrenta desafios na educação: metas do Plano Nacional de Educação permanecem distantes

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação de 2024 revela que apenas 76,7% dos jovens estão na série correta do ensino médio, com 44% da população sem educação básica. O Brasil ainda enfrenta desafios significativos na educação, com metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 não cumpridas.

Atualizado em
June 24, 2025
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Apesar de avanços, país continua distante das metas de educação — Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação de 2024, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um cenário preocupante na educação brasileira. Apenas 76,7% dos jovens estão na série correta do ensino médio, um avanço em relação a 2016, quando esse número era de 68,2%. No entanto, essa taxa ainda está abaixo da meta de 85% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014.

A qualidade da formação educacional também é alarmante, com resultados insatisfatórios nos testes internacionais. Além disso, 44% da população brasileira ainda não possui educação básica, um índice que coloca o país em desvantagem em relação a nações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde a média é de 20%. O Brasil ainda enfrenta um desafio significativo para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Entre as crianças de seis a quatorze anos, a situação piorou, com a proporção de alunos na série correta caindo de 96,7% em 2016 para 94,5% em 2024. Essa queda é atribuída aos impactos da pandemia, que afetaram a educação em todo o país. O atraso na reforma do ensino médio, que só foi implementada recentemente, também contribui para a insatisfação com o sistema educacional.

Embora tenha havido um aumento na proporção de adultos com mais de 25 anos que concluíram a educação básica, de 46% para 56% desde 2016, o Brasil levará cerca de 20 anos para alcançar o nível atual da OCDE, que é de 12 anos de escolaridade média. Essa situação é preocupante, pois limita as oportunidades de emprego em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Os desníveis regionais também são evidentes, com o Nordeste apresentando a menor taxa de conclusão do ensino médio, onde menos da metade da população com mais de 25 anos alcançou essa meta. Apesar de alguns estados, como o Ceará, terem implementado políticas educacionais eficazes, a disparidade ainda persiste e precisa ser abordada com urgência.

É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que visem melhorar a educação no Brasil. Projetos que promovam a inclusão educacional e a capacitação profissional podem fazer a diferença na vida de muitos brasileiros. A união em torno de causas educacionais é essencial para garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações.

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