Pesquisadores da Unesp e Ufes criaram o NavWear, um dispositivo vestível que usa sinalizadores táteis para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, aumentando sua autonomia e segurança.
Pesquisadores das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolveram um novo dispositivo vestível, chamado NavWear, para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual. O equipamento utiliza sinalizadores táteis que alertam os usuários sobre a presença de obstáculos, promovendo maior autonomia e segurança durante caminhadas. O sistema, que se integra a uma mochila, é equipado com uma câmera de sensor RGB de profundidade e uma unidade de processamento de imagens, incluindo um processador Jetson Nano.
O dispositivo foi projetado para ser funcional e confortável, permitindo que os usuários transportem seus pertences. Os fios do sistema passam pela mochila e pelas alças, que vibram conforme a proximidade de obstáculos. Se um obstáculo estiver à esquerda, vibra o lado esquerdo; se à direita, vibra o lado direito; e se à frente, ambos os lados vibram. Aline Darc Piculo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é a primeira autora do artigo que descreve a pesquisa.
A escolha pelo feedback tátil em vez de avisos sonoros se deve ao fato de que a informação auditiva é crucial para a orientação de pessoas com deficiência visual. O objetivo principal do NavWear é complementar a bengala, que só detecta obstáculos abaixo da linha da cintura. O protótipo foi desenvolvido durante o doutorado de Santos na Unesp e contou com apoio da FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Os pesquisadores realizaram um estudo preliminar com onze adultos com deficiência visual e um profissional especializado em orientação e mobilidade. Os participantes expressaram preocupações sobre segurança em ambientes externos e a dificuldade em identificar obstáculos não detectados pela bengala. O protótipo foi avaliado em termos de usabilidade e percepção de observadores, mostrando que o uso combinado das tecnologias resultou em menos colisões e maior sensação de segurança.
Embora o estudo tenha sido limitado pela impossibilidade de testar o protótipo com indivíduos cegos devido à pandemia de COVID-19, os resultados são promissores. Eles destacam o potencial do dispositivo para uso em ambientes externos, mesmo que não possam ser generalizados para todos os usuários com deficiência visual. O artigo completo sobre o NavWear pode ser encontrado na revista Disability and Rehabilitation: Assistive Technology.
Iniciativas como a do NavWear são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. A sociedade civil pode desempenhar um papel importante em apoiar projetos que visem a inclusão e a autonomia desses indivíduos, promovendo a criação de soluções inovadoras e acessíveis.
A classe média brasileira enfrenta um aumento alarmante na inadimplência, superando até mesmo a de alta renda, devido ao consumo impulsivo e à falta de educação financeira. Essa situação exige ações urgentes para promover planejamento financeiro e conscientização.
A plataforma Eu Capacito oferece curso gratuito sobre Inteligência Artificial. O curso, com início em cinco de maio, visa capacitar profissionais para o futuro digital, abordando temas essenciais da IA.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para um curso gratuito sobre educação das relações étnico-raciais e quilombolas, com 3.750 vagas disponíveis. O curso, voltado a professores e gestores da educação, é oferecido na modalidade a distância e as inscrições vão até 1º de junho. É necessário comprovar vínculo com a educação básica ou ser estudante de licenciatura. A seleção será feita por ordem de inscrição, priorizando os primeiros candidatos que atenderem aos requisitos.
Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados em 7 de outubro de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis em 887 instituições. A iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior.
O Brasil avançou para 20,6% das matrículas em educação em tempo integral, mas cortes de R$ 4,8 bilhões pelo Congresso ameaçam a meta do Plano Nacional de Educação e a expansão de vagas.
A proibição do uso de celulares nas escolas do Distrito Federal, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, resultou em maior interação entre os alunos. O projeto "Ponte para o Mundo" levará 100 estudantes para intercâmbio no Reino Unido.