A Fuvest respondeu a preocupações de estudantes sobre mudanças no vestibular, incluindo novos gêneros textuais na redação e reestruturação das questões. A fundação implementará um programa de escuta psicológica para ajudar os vestibulandos.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou mudanças significativas no formato do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), gerando preocupações entre os estudantes. Após a aplicação de um simulado em abril, onde 44 mil candidatos participaram, muitos relataram que o novo formato da prova era confuso. Em resposta a uma carta aberta dos alunos, a Fuvest se comprometeu a esclarecer as alterações e a implementar um programa de escuta psicológica para ajudar os vestibulandos.
As principais mudanças incluem a reestruturação das 90 questões de múltipla escolha, que agora serão divididas em quatro blocos temáticos, similar ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a redação passará a incluir a produção de diferentes gêneros textuais, além da tradicional dissertação. A Fuvest enfatizou que essas alterações visam avaliar a capacidade dos candidatos de articular conhecimentos sobre temas contemporâneos, como mudanças climáticas e racismo.
Maria Arminda, presidente do Conselho Curador da Fuvest, destacou que a nova prova busca tornar a avaliação mais inteligente e relevante, abordando questões fundamentais da sociedade atual. A Fuvest também informou que o novo formato foi aprovado pelo Conselho de Graduação da USP e elaborado por um grupo de trabalho especializado nas disciplinas que compõem a prova.
Os candidatos poderão escolher entre duas propostas de redação, uma dissertativa e outra narrativa, a partir de uma coletânea de textos que será apresentada no momento da prova. A Fuvest assegurou que a correção das redações será feita de forma consistente, independentemente do gênero textual escolhido pelos candidatos.
Em relação à comunicação das mudanças, a Fuvest reconheceu que a falta de clareza gerou ansiedade entre os vestibulandos. Para mitigar essa situação, a fundação está desenvolvendo um Programa de Escuta Psicológica, que permitirá aos estudantes discutir estratégias para lidar com a pressão do vestibular, embora não tenha caráter psicoterápico.
Neste contexto, é fundamental que a sociedade civil se una para apoiar iniciativas que ajudem os estudantes a enfrentar os desafios do vestibular. Projetos que promovam a saúde mental e o bem-estar dos jovens podem fazer uma diferença significativa nesse período de pressão e incertezas.
Censo Escolar revela crescimento de apenas 1,6% nas matrículas em creches, o menor desde 2007, com 39% de crianças de zero a três anos matriculadas, evidenciando desigualdades.
A evasão escolar no Brasil continua alarmante, com um em cada três estudantes abandonando o ensino médio, especialmente entre jovens negros e de baixa renda. Dados da PNAD 2024 revelam que a necessidade de trabalhar e a falta de interesse são os principais motivos para essa desistência. A desconexão do currículo com a realidade dos jovens e a repetência agravam o problema, que começa na alfabetização. É urgente implementar soluções integradas, como incentivos e currículos mais relevantes, para garantir a permanência dos alunos na escola.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos, com prazos até junho de 2025. As aulas começam no segundo semestre.
A Microsoft e a Nova Escola lançaram o curso gratuito "Professores do Futuro", que capacitará dez mil educadores no uso ético da Inteligência Artificial na educação, impactando sessenta mil alunos. O curso inclui dez planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recursos da Microsoft, promovendo a integração da IA no ensino fundamental.
Tragédias recentes envolvendo crianças por desafios na internet geram urgência em regulamentação. A morte de uma menina no Distrito Federal e outra em Pernambuco reacende o debate sobre segurança digital. Dados apontam que 56 crianças e adolescentes já sofreram acidentes graves devido a jogos perigosos online. A falta de discernimento dos jovens e a negligência familiar são fatores críticos. A educação midiática e a regulamentação do ambiente digital são essenciais para proteger os menores. O Projeto de Lei 2628 busca responsabilizar plataformas por conteúdos nocivos e garantir a segurança das crianças na internet.
A Unicamp anunciou a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2026, com 9.404 dos 10.605 pedidos aprovados, beneficiando principalmente alunos de escolas públicas. A lista de obras obrigatórias inclui "No seu pescoço" de Chimamanda Ngozi Adichie.