Governador Ibaneis Rocha lança o Programa Meninas em Ação, que permite a estudantes do ensino médio assumirem cargos de mulheres referência no DF por um dia, promovendo empoderamento feminino.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou o Programa Meninas em Ação: Liderando o Futuro do Distrito Federal, com foco no empoderamento feminino e na igualdade de gênero nas escolas públicas. O decreto que oficializa a iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 10 de abril de 2025. O programa é destinado a alunas do terceiro ano do ensino médio, com até dezoito anos, que tenham interesse em liderança feminina, tanto local quanto global.
Durante a cerimônia no Palácio do Buriti, em celebração ao Dia da Mulher, secretários ressaltaram a importância do projeto. As alunas selecionadas terão a oportunidade de “assumir” por um dia os cargos de mulheres que são referências no Distrito Federal, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora. Essa ação visa incentivar a formação de líderes femininas e promover a visibilidade de modelos positivos.
A execução do programa será realizada em parceria entre as secretarias de Relações Internacionais, da Mulher, de Educação e de Justiça do Distrito Federal. As secretarias estabelecerão um protocolo de intenções para definir as responsabilidades de cada uma na implementação do projeto, garantindo uma abordagem integrada e eficaz.
O Programa Meninas em Ação é uma resposta às demandas por maior inclusão e representação feminina em posições de liderança. A iniciativa busca não apenas inspirar as jovens, mas também criar um ambiente que favoreça a igualdade de oportunidades para todas as mulheres no Distrito Federal.
Com a implementação deste programa, espera-se que as participantes desenvolvam habilidades de liderança e autoconfiança, fundamentais para suas trajetórias futuras. A experiência prática de assumir cargos de destaque pode ser um divisor de águas na formação dessas jovens, estimulando-as a se tornarem protagonistas em suas comunidades.
Iniciativas como essa merecem ser apoiadas e ampliadas pela sociedade civil. A união de esforços pode proporcionar recursos e oportunidades para que mais jovens tenham acesso a experiências transformadoras, contribuindo para um futuro mais igualitário e justo.
A Universidade Santo Amaro (Unisa) oferece 45 cursos gratuitos online de qualificação profissional, sem limite de vagas, com foco em áreas como sustentabilidade. As inscrições estão abertas no site da instituição.
Relatório da OCDE revela que apenas 35% dos jovens brasileiros se sentem prontos para o mercado de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para melhorar a inserção profissional.
MEC e Ministério da Saúde anunciam mudanças na avaliação dos cursos de Medicina, com a criação do Enamed e novas Diretrizes Curriculares, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil. A partir de 2025, o Enamed será aplicado anualmente, com foco na prática na atenção primária e supervisão rigorosa das instituições.
A formação médica no Brasil está em transformação com novas Diretrizes Curriculares Nacionais, avaliação do Inep e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, visando qualidade e equidade na saúde. Esses instrumentos buscam garantir médicos mais preparados, focando em competências essenciais e práticas sociais, respondendo à demanda por atendimento qualificado em todas as regiões.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
O MEC garantiu verba para a compra de livros didáticos, mas apenas os de português e matemática foram adquiridos, deixando disciplinas essenciais sem material. O PNLD precisa de R$ 1,5 bilhão a mais para atender a demanda.