Governador Ibaneis Rocha lança o Programa Meninas em Ação, que permite a estudantes do ensino médio assumirem cargos de mulheres referência no DF por um dia, promovendo empoderamento feminino.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou o Programa Meninas em Ação: Liderando o Futuro do Distrito Federal, com foco no empoderamento feminino e na igualdade de gênero nas escolas públicas. O decreto que oficializa a iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 10 de abril de 2025. O programa é destinado a alunas do terceiro ano do ensino médio, com até dezoito anos, que tenham interesse em liderança feminina, tanto local quanto global.
Durante a cerimônia no Palácio do Buriti, em celebração ao Dia da Mulher, secretários ressaltaram a importância do projeto. As alunas selecionadas terão a oportunidade de “assumir” por um dia os cargos de mulheres que são referências no Distrito Federal, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora. Essa ação visa incentivar a formação de líderes femininas e promover a visibilidade de modelos positivos.
A execução do programa será realizada em parceria entre as secretarias de Relações Internacionais, da Mulher, de Educação e de Justiça do Distrito Federal. As secretarias estabelecerão um protocolo de intenções para definir as responsabilidades de cada uma na implementação do projeto, garantindo uma abordagem integrada e eficaz.
O Programa Meninas em Ação é uma resposta às demandas por maior inclusão e representação feminina em posições de liderança. A iniciativa busca não apenas inspirar as jovens, mas também criar um ambiente que favoreça a igualdade de oportunidades para todas as mulheres no Distrito Federal.
Com a implementação deste programa, espera-se que as participantes desenvolvam habilidades de liderança e autoconfiança, fundamentais para suas trajetórias futuras. A experiência prática de assumir cargos de destaque pode ser um divisor de águas na formação dessas jovens, estimulando-as a se tornarem protagonistas em suas comunidades.
Iniciativas como essa merecem ser apoiadas e ampliadas pela sociedade civil. A união de esforços pode proporcionar recursos e oportunidades para que mais jovens tenham acesso a experiências transformadoras, contribuindo para um futuro mais igualitário e justo.

Queda de 51% em estudantes de Engenharia Civil no Brasil desde 2015 gera preocupação. O aumento da educação a distância não atrai jovens para essa área, resultando em evasão alta e baixa qualidade nos cursos.

O trágico caso do "desafio do desodorante" resultou na morte de uma criança, gerando um alerta sobre a segurança digital. Especialistas pedem educação midiática e responsabilização de pais, educadores e plataformas. A falta de regulamentação e a influência de influenciadores digitais são preocupações centrais.

MEC e Ministério da Saúde anunciam mudanças na avaliação dos cursos de Medicina, com a criação do Enamed e novas Diretrizes Curriculares, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil. A partir de 2025, o Enamed será aplicado anualmente, com foco na prática na atenção primária e supervisão rigorosa das instituições.

Neste Dia Mundial da Educação, especialistas apontam avanços no acesso à educação no Brasil, mas também destacam desafios como desigualdades regionais e evasão escolar que persistem. A análise revela a necessidade de melhorias na qualidade do ensino e na formação de professores.

O segundo Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014, não alcançou suas metas, levando à prorrogação até 2025. A instabilidade orçamentária das universidades federais compromete a democratização do ensino superior.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam em 30 de junho e vão até 4 de julho, oferecendo bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. Os candidatos devem ter feito o Enem e atender a critérios de renda. A lista de espera será aberta em agosto.