Professores enfrentam desafios para diferenciar conteúdos gerados por humanos e inteligência artificial (IA), enquanto buscam soluções práticas e diretrizes éticas para o uso dessas tecnologias na educação.
O uso de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado desafios significativos para professores e alunos. Recentemente, educadores têm enfrentado dificuldades para identificar conteúdos gerados por humanos e por máquinas, especialmente com a evolução constante dos modelos de IA. Um estudo revelou que muitos alunos utilizam a IA como uma "muleta", o que compromete a aprendizagem de conceitos fundamentais. Diante da falta de diretrizes claras, professores buscam soluções práticas para integrar essas tecnologias em sala de aula.
Adriano Machado, professor de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), compartilhou uma experiência pessoal que ilustra essa questão. Ao escrever uma carta romântica para sua esposa, ele utilizou o ChatGPT para ajudá-lo a encontrar as palavras certas. Embora o resultado tenha sido bem recebido, a situação levantou questões sobre a transparência no uso de IA e a dificuldade em distinguir entre o que é produzido por humanos e máquinas.
Machado observa que a evolução dos modelos de IA torna quase impossível identificar a origem do conteúdo. Ferramentas que prometem detectar textos gerados por IA têm mostrado resultados variados, com uma precisão que não é absoluta. A professora de sociolinguística da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Raquel Freitag, destaca que a diversidade de dados linguísticos utilizados para treinar esses modelos contribui para sua precisão, dificultando ainda mais a identificação.
Freitag também aponta que a educação precisa se adaptar a essa nova realidade. Embora alguns educadores tenham tentado retornar a métodos tradicionais, como provas escritas à mão, essa abordagem pode não ser eficaz a longo prazo. O professor Leonardo Tomazeli Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), enfatiza a importância de educar uma geração que cresceu com essas tecnologias, integrando o uso de IA no currículo de diversas áreas.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia revelou que alunos que usaram o ChatGPT para resolver exercícios de matemática tiveram um desempenho melhor, mas apresentaram dificuldades em provas sem a ajuda da IA. Os pesquisadores sugerem que o uso cauteloso da IA pode garantir que os alunos continuem aprendendo habilidades essenciais. O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (2024–2028) visa desenvolver modelos de linguagem que reflitam a diversidade cultural e social do Brasil.
Com a crescente presença da IA em nossas vidas, é essencial que a sociedade civil se una para apoiar iniciativas que promovam o uso ético e responsável dessas tecnologias. Projetos que busquem desenvolver diretrizes e práticas de ensino podem beneficiar a educação e garantir que todos tenham acesso a um aprendizado significativo e inclusivo.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou a Lei 10.869/2025, isentando candidatos reprovados no primeiro exame prático da taxa de reagendamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que derrubou o veto do governador Cláudio Castro, visa aliviar os custos para muitos contribuintes e facilitar o acesso à habilitação, especialmente para aqueles que dependem da CNH para emprego e outras oportunidades.
Estão abertas as inscrições para 29 vagas do curso técnico gratuito em agropecuária da ETASA, com início em agosto de 2025. O curso, voltado a quem já concluiu o Ensino Médio, oferece formação prática e teórica.
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Carreira de Excelência", promovido pela Fundação Estudar em treze cidades do Brasil, com foco no desenvolvimento profissional de jovens universitários. O curso oferece encontros presenciais e online, com bolsas integrais e um projeto prático para impulsionar carreiras. As inscrições vão até 31 de maio.
O Solar Meninos de Luz registrou aumento nas matrículas de crianças neurodivergentes. A instituição, que atua em comunidades carentes, agora conta com quase 10% de alunos com laudos médicos ou em investigação por condições como Síndrome de Down, depressão e ansiedade.
Senai-PE oferece 1.260 vagas em 23 cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional em Paulista, com inscrições até 25 de junho. A iniciativa visa apoiar pessoas em vulnerabilidade social.
O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a ser nomeada Capital Mundial do Livro pela Unesco, promovendo a literacidade e o letramento por meio de diversas iniciativas culturais e educacionais. A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura estão unidas em ações que incluem a Bienal do Livro nas Escolas e novos componentes curriculares, visando transformar a relação dos cariocas com a leitura e a literatura.