O estado de São Paulo destaca-se pela diversidade cultural e pela importância da educação superior, com 41,6% de estudantes pretos, pardos e indígenas nas universidades públicas. As políticas de inclusão transformam o ambiente acadêmico e social.

O estado de São Paulo destaca-se por sua rica diversidade cultural e pela relevância da educação superior, com instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que têm sido fundamentais na produção de conhecimento. Recentemente, políticas de inclusão para pretos, pardos, indígenas e estudantes de escolas públicas têm transformado o cenário acadêmico, com 41,6% de alunos pertencentes a esses grupos nas universidades públicas.
A história da educação superior em São Paulo remonta ao século 19, com a fundação de instituições como a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em mil oitocentos e vinte e sete e a Escola Politécnica de São Paulo em mil oitocentos e noventa e três. No século 20, a criação de novas instituições, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em mil novecentos e um e a Faculdade de Odontologia e Farmácia de Araraquara em mil novecentos e vinte e três, impulsionou ainda mais a formação acadêmica no estado.
O surgimento da USP em mil novecentos e trinta e quatro e de outras universidades, como a Unicamp em mil novecentos e sessenta e seis e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em mil novecentos e sessenta e oito, marcou um ciclo de expansão sem precedentes. Essas instituições são responsáveis por quase 45% do conhecimento científico produzido no Brasil, promovendo inovações e oportunidades que alimentam um ciclo de inclusão social.
As políticas de inclusão implementadas na última década têm promovido uma transformação significativa nas universidades, tanto públicas quanto privadas. Dados do Semesp e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de dois mil e vinte e quatro revelam que as universidades públicas de São Paulo têm 41,6% de estudantes de grupos historicamente marginalizados, refletindo um ambiente acadêmico mais diverso e plural.
Embora os avanços sejam notáveis, ainda há desafios a serem enfrentados. O estado de São Paulo, com seu compromisso com a educação e a ciência, deve continuar a promover políticas de inclusão social. É fundamental que todos se sintam pertencentes às universidades públicas, e que estas instituições reafirmem sua relevância na sociedade.
As políticas de inclusão representam uma das maiores transformações que São Paulo e o Brasil já vivenciaram. A inclusão de estudantes de diferentes origens sociais e étnicas é um passo crucial para um futuro mais igualitário. Nessa luta, a união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar iniciativas que promovam a inclusão e a diversidade nas universidades.

A proibição do uso de celulares nas escolas visa melhorar a atenção dos alunos, mas especialistas alertam que é necessário educar sobre o uso responsável da tecnologia. Fabio Campos destaca a importância de uma educação midiática que aborde saúde mental e discernimento de informações.

A FAPESP abre nova rodada da chamada Futuros Cientistas, oferecendo até 400 bolsas de Iniciação Científica em homenagem ao professor Sérgio Muniz Oliva Filho, com prazo até 4 de setembro.

Um conjunto inovador de escafandro e óculos de realidade virtual será destaque na Rio Innovation Week, permitindo que estudantes explorem espécies marinhas e fenômenos como a bioluminescência de forma imersiva. A iniciativa do Sinergia Educação promete transformar as aulas de biologia, tornando-as mais envolventes e educativas.

A Defensoria Pública do Distrito Federal lançou uma plataforma digital para reunir currículos de estudantes em busca de até 797 vagas de estágio, promovendo maior agilidade e transparência no processo seletivo. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Economia e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site e anexar seu currículo, seguindo os critérios do edital publicado.
No Dia da Matemática, especialistas alertam que 51% dos alunos do 4º ano no Brasil não têm proficiência básica, evidenciando a urgência em melhorar a formação docente e as condições de ensino.

O Nupens, da USP, destaca-se na produção científica brasileira, com cinco pesquisadores entre os mais citados do país, e inovações como o conceito de ultraprocessados, que relaciona alimentação a doenças crônicas.