A proibição do uso de celulares nas escolas visa melhorar a atenção dos alunos, mas especialistas alertam que é necessário educar sobre o uso responsável da tecnologia. Fabio Campos destaca a importância de uma educação midiática que aborde saúde mental e discernimento de informações.

A proibição do uso de celulares nas escolas tem gerado debates sobre sua eficácia. Fabio Campos, especialista em educação, argumenta que, embora a medida tenha aliviado a pressão sobre os professores e melhorado a dinâmica nas aulas, não aborda a necessidade de educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia. Campos destaca que, após as aulas, os estudantes continuam a usar seus celulares sem a orientação necessária sobre temas como saúde mental e discernimento de informações.
Segundo Campos, a proibição é um passo importante, mas não suficiente. Ele observa que muitos alunos ainda escondem seus celulares nas mochilas e os utilizam em momentos inadequados, como durante as aulas. Além disso, ele aponta que a falta de educação midiática pode levar os jovens a desenvolver vícios, como o jogo de apostas online, que se torna mais acessível por meio dos dispositivos móveis.
O especialista enfatiza que a escola deve ir além da proibição e assumir a responsabilidade de educar os alunos sobre o uso das telas. Campos sugere que a educação midiática deve incluir três vertentes principais: saúde e interação digital, discernimento de informações e compreensão do funcionamento das tecnologias. Ele acredita que essas habilidades são essenciais para preparar os jovens para um mundo cada vez mais digital.
Além disso, Campos critica a demonização das telas, ressaltando que elas também podem ser ferramentas valiosas para a aprendizagem. Ele menciona que, ao invés de fechar as portas para o uso pedagógico dos celulares, as escolas deveriam explorar como essas tecnologias podem enriquecer o aprendizado, utilizando aplicativos e recursos interativos que facilitam a compreensão de conteúdos.
O especialista também aborda o desafio do gap geracional entre pais e filhos em relação à tecnologia. Ele sugere que os adultos adotem uma postura curiosa e aberta para se aproximar do universo digital dos jovens, evitando a resistência e o medo. Para Campos, essa mudança de atitude é crucial para que pais e educadores possam dialogar e orientar os adolescentes de maneira eficaz.
Por fim, Campos recomenda que os pais atrasem a entrega de celulares para crianças e adolescentes, além de estabelecer regras claras sobre o uso das redes sociais. Ele destaca a importância de conversas abertas sobre os riscos e benefícios da tecnologia. Em um cenário onde a educação digital é fundamental, a união da sociedade pode ser decisiva para garantir que todos tenham acesso a uma formação adequada e segura nesse novo mundo.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promove nesta sexta-feira (30/5) o Dia da Inclusão Digital no Fórum de Ceilândia, oferecendo capacitação gratuita para acesso a serviços online da Justiça. A ação, organizada pela Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ), visa facilitar o uso autônomo das ferramentas digitais, com orientações sobre consulta de processos, uso do sistema PJe, e participação em audiências virtuais. Este evento é o primeiro de três edições programadas para 2025, com próximas datas em Planaltina e Santa Maria.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece 25 cursos gratuitos com certificado. As inscrições estão abertas na plataforma Apolo, com opções presenciais e a distância, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Pesquisadores da Unesp e Ufes criaram o NavWear, um dispositivo vestível que usa sinalizadores táteis para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, aumentando sua autonomia e segurança.

O relator do Sistema Nacional de Educação, Rafael Brito, propõe retirar detalhes do Custo Aluno-Qualidade do texto, permitindo que um novo colegiado defina sua execução e cálculo, visando agilidade na tramitação.

Curso de Letramento Racial capacita professores em práticas antirracistas no DF. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal promove, em 16 de abril, um curso para 37 educadores no Centro Educacional 04 do Guará, visando combater o racismo estrutural e fomentar a diversidade nas escolas.

Estudantes como Savana Carvalho e Livia Loback utilizam redes sociais para compartilhar rotinas de estudo e acessar materiais, enquanto a professora Laura Rocha busca desmistificar o vestibular para alunos vulneráveis.