A pesquisa da Cátedra Oscar Sala da USP revela que apenas sete universidades brasileiras têm diretrizes para o uso de inteligência artificial, evidenciando a urgência de regulamentação na educação superior.
Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial generativa (IAG) têm revolucionado a produção de conhecimento nas instituições de ensino superior. Embora inicialmente considerado um simples chatbot, o modelo evoluiu para um sistema que pode produzir, revisar e analisar textos, além de realizar pesquisas complexas na internet. Contudo, a rápida adoção dessas tecnologias não foi acompanhada por diretrizes claras para seu uso nas universidades brasileiras.
Uma pesquisa da Cátedra Oscar Sala da Universidade de São Paulo (USP) revelou que apenas sete universidades brasileiras possuem diretrizes para o uso de IAG. O estudo analisou mais de 150 instituições, incluindo universidades federais, estaduais e particulares, e encontrou apenas sete documentos relevantes. As universidades que se destacam nesse aspecto são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Centro Universitário SENAI Cimatec.
A UFMG, por exemplo, criou uma comissão permanente de inteligência artificial que não apenas elaborou regras, mas também está disponível para esclarecer dúvidas e promover eventos. Outras instituições, como a UFBA e a PUC-PR, desenvolveram guias detalhados sobre o uso da IAG, enquanto a UFG integrou regras sobre o uso de IA em seu guia de integridade acadêmica. Apesar desses avanços, a maioria das universidades ainda carece de regulamentação, o que gera um ambiente de insegurança jurídica e pedagógica.
A ausência de diretrizes claras afeta tanto docentes quanto discentes. Professores enfrentam dificuldades em avaliar trabalhos, temendo contestações legais ao atribuir notas zero por suspeitas de uso indevido de IAG. Para os alunos, o medo de punições por plágio pode levar ao uso oculto dessas ferramentas, impedindo o aprendizado sobre o uso ético da tecnologia. Essa situação cria um ciclo de incertezas que prejudica a formação acadêmica e profissional.
Além disso, a falta de regulamentação expõe a comunidade acadêmica a riscos relacionados à privacidade e à propriedade intelectual. Dados sigilosos inseridos em plataformas de IAG podem ser utilizados de forma inadequada, violando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A desigualdade no acesso e no letramento digital também se torna evidente, com aqueles que dominam as ferramentas se destacando em relação aos que não têm essa habilidade.
Para enfrentar esses desafios, é fundamental que as universidades brasileiras adotem uma abordagem regulatória focada na ética e na pedagogia. A criação de comitês multidisciplinares para desenvolver políticas claras sobre o uso de IAG é essencial. A união da comunidade acadêmica pode promover um ambiente mais seguro e produtivo, onde todos tenham a oportunidade de aprender a utilizar essas tecnologias de forma responsável e inovadora.
Em 2024, 59,2% das crianças brasileiras atingiram o nível adequado de alfabetização, superando 2023, mas ainda abaixo da meta de 60%. O Rio Grande do Sul enfrentou queda drástica devido a calamidades.
Pacientes diabéticos enfrentam confusão sobre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica, impactados por informações erradas nas redes sociais. Profissionais de saúde devem usar linguagem acessível para esclarecer esses conceitos. A crescente desinformação nas redes sociais tem gerado confusão entre pacientes diabéticos sobre o Índice Glicêmico (IG) e a Carga Glicêmica (CG). Muitos chegam ao consultório com receios infundados sobre alimentos com alto IG, sem compreender o que isso realmente significa. O IG, criado em mil novecentos e oitenta e um, mede a velocidade de absorção dos carboidratos e seu impacto na glicose sanguínea. Alimentos com IG baixo, como feijão e maçã, promovem uma absorção mais lenta, enquanto os de IG alto, como batata frita e farinha de trigo, causam picos glicêmicos. A CG, por sua vez, considera a qualidade e a quantidade do carboidrato, sendo essencial para um controle alimentar eficaz. Profissionais de saúde têm a responsabilidade ética de comunicar esses conceitos de forma clara e acessível, evitando o uso excessivo de jargões técnicos.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou uma série de cursos gratuitos, presenciais e online, em áreas como Tecnologia e Gestão, com certificação para participantes que alcançarem nota mínima. A iniciativa visa promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que pessoas de todas as idades e formações ampliem seus conhecimentos e melhorem suas oportunidades profissionais.
O Ministério da Educação (MEC) planeja fechar até metade dos 50 mil polos de ensino a distância, visando melhorar a qualidade do ensino e restringir cursos 100% online em áreas como Engenharia e Saúde. As novas normas estabelecerão uma estrutura mínima para os polos, que atualmente incluem locais inadequados, como salas em cima de padarias. O MEC busca um pacto pela credibilidade da educação a distância, priorizando a qualidade e a acessibilidade para a população mais pobre.
Brasília se destaca como polo de inovação com a Ideia Space, que impacta jovens. A startup, fundada por jovens brasilienses, oferece cursos de educação espacial e planeja lançar mais satélites em 2025.
O Projeto Passo, em Passo de Camaragibe, Alagoas, visa aprimorar a educação infantil em português e matemática, agora com apoio da iniciativa Bem Comum e engajamento local. Tablets e treinamentos prometem transformar o aprendizado.