Tragédias recentes envolvendo crianças por desafios na internet geram urgência em regulamentação. A morte de uma menina no Distrito Federal e outra em Pernambuco reacende o debate sobre segurança digital. Dados apontam que 56 crianças e adolescentes já sofreram acidentes graves devido a jogos perigosos online. A falta de discernimento dos jovens e a negligência familiar são fatores críticos. A educação midiática e a regulamentação do ambiente digital são essenciais para proteger os menores. O Projeto de Lei 2628 busca responsabilizar plataformas por conteúdos nocivos e garantir a segurança das crianças na internet.
Recentemente, a morte de uma menina de 8 anos no Distrito Federal, que aspirou aerossol de desodorante, e de outra menina de 11 anos em Pernambuco, reacendeu o debate sobre a segurança digital. Ambas as tragédias estão ligadas a desafios perigosos na internet, que têm causado a morte ou ferimentos em pelo menos 56 crianças e adolescentes nos últimos dez anos, segundo o Instituto DimiCuida.
As redes sociais, muitas vezes vistas como um espaço de entretenimento, podem se tornar um ambiente arriscado. A falta de discernimento das crianças e adolescentes em relação aos perigos online é alarmante. Comentários nas redes sociais, como "seleção natural", demonstram a insensibilidade de alguns em relação a essas tragédias, enquanto muitos pais e avós são injustamente culpabilizados.
É crucial que as famílias compreendam os riscos associados ao uso de plataformas digitais, como o TikTok, que muitos consideram inofensivas. A educação midiática é uma ferramenta essencial para ajudar crianças e adolescentes a entenderem os perigos do ambiente digital e a desenvolverem um pensamento crítico sobre o conteúdo que consomem.
O governo federal lançou o Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais e o Ministério da Educação (MEC) está promovendo iniciativas para capacitar professores e incluir a educação midiática no currículo escolar. Além disso, o banimento de celulares nas escolas é um passo importante para proteger os jovens desse ambiente potencialmente nocivo.
A regulamentação do ambiente digital é urgente. O Projeto de Lei 2628 visa proteger crianças e adolescentes, responsabilizando plataformas por conteúdos nocivos e exigindo verificação etária. Para que essa legislação seja aprovada, é necessário enfrentar a resistência de grupos que alegam censura e ameaça à liberdade de expressão.
Nossa sociedade deve se unir para criar um ambiente digital mais seguro. Vítimas de acidentes relacionados a desafios online podem precisar de apoio na recuperação e prevenção de novas tragédias. Projetos que promovem a conscientização e a educação sobre segurança digital devem ser incentivados, pois são fundamentais para proteger as futuras gerações.
Ministério Público de Goiás solicita à Procuradoria-Geral da República a inconstitucionalidade da Resolução Normativa 424/2017 da ANS, que reduz terapias para crianças com Transtorno do Espectro Autista.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram um decreto que estabelece um novo marco regulatório para a educação superior a distância no Brasil. A medida visa melhorar a qualidade do ensino, criando a modalidade semipresencial e fortalecendo polos de apoio presencial, promovendo maior interação entre alunos e professores.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece um curso gratuito online para empreendedores, focado em transformar ideias de software em produtos viáveis até 7 de maio. O projeto de extensão Estruture Negócios visa capacitar participantes em MVP e validação de negócios, com emissão de certificado ao final.
O Brasil enfrenta um grave problema de analfabetismo funcional, com 27% da população trabalhadora nessa condição. O governo anunciou um investimento de R$ 4 bilhões para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas isso ainda é insuficiente.
Dados recentes mostram que a desigualdade educacional no Brasil aumentou entre 2013 e 2023, com estudantes pretos, pardos e indígenas apresentando pior desempenho em Matemática. A falta de formação adequada de professores agrava a situação, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. É urgente garantir acesso a melhores docentes para combater essa desigualdade.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou uma série de cursos gratuitos, presenciais e online, em áreas como Tecnologia e Gestão, com certificação para participantes que alcançarem nota mínima. A iniciativa visa promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que pessoas de todas as idades e formações ampliem seus conhecimentos e melhorem suas oportunidades profissionais.