O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos, com prazos até junho de 2025. As aulas começam no segundo semestre.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e superiores gratuitos. As oportunidades são para os campi de Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Vacaria, abrangendo transferência e ingresso de diplomados. As aulas terão início no segundo semestre de 2025 e as inscrições são gratuitas, com prazos variando entre maio e junho.
No Campus Canoas, há trinta vagas disponíveis para transferência em cursos de graduação. Os candidatos devem estar matriculados em cursos da mesma área e não podem estar no último semestre do curso de origem. As inscrições ocorrem de 26 a 30 de maio de 2025, conforme o Edital nº 20/2025. As opções incluem Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Logística.
O Campus Caxias do Sul oferece vagas para transferência de estudantes e portadores de diploma, além de um curso técnico em Plásticos. As inscrições vão até 26 de junho de 2025, conforme o Edital nº 13/2025. Os cursos disponíveis incluem Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Matemática, com aulas em diferentes turnos.
No Campus Ibirubá, as inscrições para cursos superiores e técnicos subsequentes vão até 13 de junho de 2025. O Edital nº 13/2025 abrange Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Agronomia e Ciência da Computação, entre outros. As vagas são limitadas e os interessados devem seguir as diretrizes do edital para garantir sua participação.
O Campus Vacaria também está com inscrições abertas até 22 de junho para transferência interna, externa e ingresso de diplomados, conforme o Edital nº 25/2025. As vagas incluem Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária, com aulas em diferentes horários.
Além disso, o IFRS está selecionando bolsistas para atuar na Plataforma Aprenda Mais, com inscrições até 6 de junho de 2025. Os interessados devem ser estudantes ou servidores da instituição e a bolsa mensal é de R$ 1.200,00. Projetos como esses são essenciais para o desenvolvimento educacional e podem ser impulsionados pela mobilização da sociedade civil, promovendo a inclusão e o acesso à educação de qualidade.

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita em Educação Matemática da Faculdade Sesi, voltada a professores da rede estadual de São Paulo e do Sesi-SP, com início em setembro de 2025. O curso, que oferece 360 horas de formação presencial, visa aprimorar metodologias colaborativas e resolver problemas matemáticos, beneficiando a qualidade do ensino. As inscrições vão até 2 de julho e a iniciativa busca formar 26 mil educadores até 2034, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em 2025, o Enem reintroduziu a certificação do ensino médio, atraindo 81 mil inscritos sem diploma, um aumento de 200% em relação ao ano anterior. O exame ocorrerá em novembro, com 4,8 milhões de participantes.

Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 2.080 vagas em cursos técnicos gratuitos. Inscrições vão até 4 de maio de 2025, com provas em junho. O IFSP oferece oportunidades em 26 campi, priorizando ações afirmativas. Candidatos de escolas públicas e com renda familiar baixa têm vagas reservadas.

A Prefeitura de Campinas lançou 3.915 vagas em 55 cursos gratuitos de qualificação profissional, em parceria com instituições renomadas. As opções incluem tecnologia, idiomas e desenvolvimento pessoal, com aulas presenciais e online.

Seis estados brasileiros não cumprem a carga horária mínima de 2.400 horas para a formação básica no Ensino Médio, conforme estudo da Rede Escola Pública e Universidade. Amazonas e Bahia são os mais afetados.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre inscrições para 2.083 vagas em cursos gratuitos no segundo semestre de 2025, com prazos até 5 de junho e provas em 6 de julho. A seleção prioriza estudantes da rede pública.