Educação

Desigualdade educacional em São Paulo: mais da metade dos distritos não atinge média do Ideb no ensino fundamental

Dados do Mapa da Desigualdade mostram que mais da metade dos distritos de São Paulo não atingiram a média nacional do Ideb, evidenciando desigualdade educacional alarmante. A cidade, com média de 5,6, fica atrás de capitais mais pobres.

Atualizado em
April 25, 2025
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Ricardo Nunes (MDB), prefeito de Saão Paulo - Ronny Santos/Folhapress

Os anos iniciais do ensino fundamental são fundamentais para a formação acadêmica dos alunos. Indicadores insatisfatórios nessa fase podem levar a um ciclo de notas baixas, desinteresse, absenteísmo e evasão escolar. É alarmante que a cidade mais rica do Brasil enfrente tais desafios. Dados do Mapa da Desigualdade de São Paulo mostram que cinquenta e três dos noventa e seis distritos não alcançaram a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no primeiro ao quinto ano, que foi de 5,7 em 2023.

A média de São Paulo ficou em 5,6, abaixo da meta de 6,2 e da nota anterior à pandemia, que era de 6. Além disso, a cidade apresenta resultados inferiores a capitais mais pobres, como Teresina, que obteve média de 6,4. O estudo revela desigualdades significativas, com escolas da Vila Mariana alcançando média de 7,3, enquanto as do Pari ficam em apenas 4,3.

O esforço docente, um indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), também foi analisado. Em regiões mais ricas, escolas com boas notas não têm professores com alto esforço docente, que é caracterizado por lecionar para mais de 400 alunos e em múltiplas escolas e turnos. Em contrapartida, cerca de dez por cento dos docentes em áreas com baixos resultados enfrentam essa realidade.

No início do ano letivo de 2025, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que "todo mundo recebe o mesmo salário, tem a mesma estrutura". Ele questionou como escolas podem ter notas tão discrepantes. Essa afirmação sugere que a responsabilidade recai apenas sobre os professores, ignorando a desigualdade na distribuição de investimentos, que não considera a realidade das comunidades.

A Secretaria Municipal de Educação tem parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) para produzir diagnósticos que evidenciam discrepâncias até entre escolas da mesma região. Esses diagnósticos indicam que diversos fatores contribuem para os baixos resultados, não se limitando à atuação dos docentes.

É essencial que essas evidências sejam utilizadas para aprimorar a gestão da rede de ensino em São Paulo, especialmente nos anos iniciais, que são cruciais para a formação dos alunos. A sociedade civil pode se unir para apoiar iniciativas que visem melhorar a educação e proporcionar um futuro melhor para as crianças em situação de vulnerabilidade.

Folha de São Paulo
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