Instituto Via Cultural lança livro de Anna Lucia Marcondes em abril de 2024, promovendo arte e educação como ferramentas de transformação social. A obra será distribuída gratuitamente.
O Instituto Via Cultural anuncia o lançamento do livro “Oficinalmente – Um Olhar Restaurado para um Novo Contexto Educacional”, de Anna Lucia Marcondes, programado para abril de 2024. A obra, que explora a metodologia Oficinalmente, é um convite à reflexão sobre novas abordagens na educação, utilizando a arte como ferramenta de transformação social. O projeto recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo, permitindo que a autora compartilhasse suas quatro décadas de experiência e pesquisa.
O livro é direcionado a educadores, gestores culturais e artistas, apresentando conceitos históricos e experiências práticas que destacam o impacto social da arte. A primeira tiragem conta com mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas, coletivos e associações culturais. O Instituto Via Cultural, que celebra 20 anos de atuação em 2025, reforça seu compromisso com a inclusão social e a educação por meio da arte.
O cronograma de lançamento inclui diversas atividades, como debates e oficinas, além de sessões de autógrafos. No dia dez de abril, ocorrerá um debate na SP Escola de Teatro, seguido de uma noite de autógrafos. Em doze de abril, a Biblioteca Raul Bopp sediará uma oficina de escrita e também uma sessão de autógrafos. Outras atividades estão programadas para os dias quinze e vinte e seis de abril, culminando com uma live no Instagram do Instituto, onde será lançado o e-book e o audiobook da obra.
Os eventos contarão com acessibilidade, garantindo que todos possam participar. As gravações das atividades educativas também serão disponibilizadas no canal do Youtube do Instituto Via Cultural, ampliando o alcance das iniciativas. A proposta é que a obra e as atividades associadas inspirem uma nova visão sobre o papel da arte na educação e na sociedade.
O Instituto Via Cultural, fundado em dois mil e reconhecido como Ponto de Cultura, atua na promoção da cultura e na capacitação de comunidades locais. Com uma trajetória sólida, a instituição busca fomentar projetos que valorizem a arte e a educação, promovendo a cidadania e a inclusão social. A metodologia apresentada no livro é um reflexo desse compromisso, propondo uma reestruturação educacional que prioriza a vivência e a participação.
Iniciativas como essa são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A união da sociedade civil pode potencializar projetos que promovem a arte e a educação, contribuindo para um futuro mais criativo e solidário. O apoio a ações culturais e sociais é essencial para transformar realidades e construir um mundo melhor.
Foi lançado o primeiro edital para preceptoria de ensino técnico na Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, com 110 vagas em cursos como enfermagem e análises clínicas. As inscrições vão de 9 a 18 de julho.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece 115.288 vagas em cursos gratuitos e pagos em todo o Brasil, com foco em formação profissional diversificada. As inscrições estão abertas em várias unidades, destacando oportunidades em áreas como cibersegurança e eletricidade.
O Projeto Astrominas, do IAG da USP, abre 400 vagas para garotas de 14 a 17 anos, com inscrições até 8 de junho. As atividades online contarão com apoio de "fadas madrinhas" e crédito acadêmico.
A Biblioteca Municipal Ziraldo, na Cidade das Artes, já atraiu mais de 10 mil visitantes em um ano, oferecendo mais de 7 mil livros, internet e eventos culturais. O espaço é um marco na Barra da Tijuca.
Projeto de Lei nº 1.691/2025 busca criminalizar desafios perigosos online após tragédia. A proposta, motivada pela morte de uma criança em um desafio viral, prevê penas de até 30 anos e novas obrigações para escolas e Conselhos Tutelares.
Estudo revela que alunos brasileiros em escolas com mais de 80% de professores em tempo integral têm um ganho de dez pontos em matemática, destacando a necessidade de políticas que equilibrem a carga horária dos docentes.