A FM2S Educação e Consultoria oferece curso gratuito online sobre Gestão de Projetos, com cinco horas de duração e certificado, visando democratizar o conhecimento na área. As inscrições vão até 31 de julho.

A FM2S Educação e Consultoria, uma startup localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, anunciou a abertura das inscrições para o curso gratuito e online "Fundamentos da Gestão de Projetos". Com uma carga horária de cinco horas, a formação é destinada a estudantes e profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em planejamento, organização e execução de projetos no ambiente de trabalho.
O curso aborda conceitos fundamentais da gestão de projetos, incluindo ciclo de vida, definição de escopo, cronograma, orçamentos, execução e encerramento. A estrutura do conteúdo segue as diretrizes do Project Management Institute (PMI), uma das principais entidades de padronização em gerenciamento de projetos no mundo, e se baseia no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que reúne as melhores práticas recomendadas pelo PMI.
Os participantes terão acesso a uma apostila digital, suporte para esclarecimento de dúvidas e um certificado de conclusão ao final do curso. A formação também inclui um histórico da área, diferenças entre modelos preditivos e adaptativos, papéis dos envolvidos na gestão de projetos e um estudo de caso aplicado, proporcionando uma visão abrangente sobre o tema.
Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S, destacou a importância de democratizar o conhecimento em gestão de projetos. “Democratizar esse conhecimento é parte do nosso compromisso com a educação acessível e com o desenvolvimento profissional de quem está começando ou quer se reposicionar no mercado”, afirmou. As aulas são gravadas, permitindo que os participantes assistam conforme sua disponibilidade.
O acesso ao conteúdo do curso é válido por um ano a partir da inscrição, que pode ser realizada gratuitamente pelo site da FM2S até 31 de julho. Essa iniciativa visa oferecer uma formação de qualidade a todos que desejam crescer em suas carreiras, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Iniciativas como essa são essenciais para promover o desenvolvimento profissional e a inclusão no mercado de trabalho. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visam a capacitação e o crescimento de indivíduos em busca de novas oportunidades.

Na quarta edição do Desafio LED, 3.348 projetos foram inscritos, destacando a vitória de Ana Paula Silva com a Plataforma Te Guio, que apoia famílias de crianças autistas. O evento, que cresceu 40% em relação ao ano anterior, premiou iniciativas inovadoras que buscam melhorar o acesso à educação no Brasil. Além de Ana Paula, Milena Nogueira e Ethan Alcântara também foram reconhecidos por suas propostas impactantes.

Universidades como Harvard e Yale agora oferecem cursos sobre felicidade, ensinando que ela pode ser cultivada através de práticas e reflexões. A educação formal começa a incluir o bem-estar.

O Conecta Saeb promoverá aulões online gratuitos em agosto para preparar alunos e gestores para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco em Matemática e Língua Portuguesa. As aulas visam democratizar o acesso ao conhecimento e melhorar a qualidade do ensino público no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Bootcamp Santander Code Girls, que oferece cinco mil bolsas de estudo gratuitas para mulheres em tecnologias da AWS e DevOps, com prazo até 3 de agosto. O programa, em parceria com a F1RST e a Amazon Web Services, não exige conhecimento prévio e inclui acesso a uma trilha de aprendizagem online. As participantes poderão concorrer a vagas na F1RST após a conclusão.

Inaugurado o Centro Educacional Jardins Mangueiral, com 980 alunos, o governador Ibaneis Rocha anunciou melhorias na educação e mobilidade na região, visando descentralizar o ensino e facilitar o acesso.

Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos, com 4.742 vagas disponíveis em 39 municípios. As aulas começam em 13 de maio, com opções presenciais e a distância. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos abrangem áreas de alta demanda, como gestão, saúde e tecnologia, e os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril.