A FM2S Educação e Consultoria oferece curso gratuito online sobre Gestão de Projetos, com cinco horas de duração e certificado, visando democratizar o conhecimento na área. As inscrições vão até 31 de julho.
A FM2S Educação e Consultoria, uma startup localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, anunciou a abertura das inscrições para o curso gratuito e online "Fundamentos da Gestão de Projetos". Com uma carga horária de cinco horas, a formação é destinada a estudantes e profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em planejamento, organização e execução de projetos no ambiente de trabalho.
O curso aborda conceitos fundamentais da gestão de projetos, incluindo ciclo de vida, definição de escopo, cronograma, orçamentos, execução e encerramento. A estrutura do conteúdo segue as diretrizes do Project Management Institute (PMI), uma das principais entidades de padronização em gerenciamento de projetos no mundo, e se baseia no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que reúne as melhores práticas recomendadas pelo PMI.
Os participantes terão acesso a uma apostila digital, suporte para esclarecimento de dúvidas e um certificado de conclusão ao final do curso. A formação também inclui um histórico da área, diferenças entre modelos preditivos e adaptativos, papéis dos envolvidos na gestão de projetos e um estudo de caso aplicado, proporcionando uma visão abrangente sobre o tema.
Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S, destacou a importância de democratizar o conhecimento em gestão de projetos. “Democratizar esse conhecimento é parte do nosso compromisso com a educação acessível e com o desenvolvimento profissional de quem está começando ou quer se reposicionar no mercado”, afirmou. As aulas são gravadas, permitindo que os participantes assistam conforme sua disponibilidade.
O acesso ao conteúdo do curso é válido por um ano a partir da inscrição, que pode ser realizada gratuitamente pelo site da FM2S até 31 de julho. Essa iniciativa visa oferecer uma formação de qualidade a todos que desejam crescer em suas carreiras, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Iniciativas como essa são essenciais para promover o desenvolvimento profissional e a inclusão no mercado de trabalho. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visam a capacitação e o crescimento de indivíduos em busca de novas oportunidades.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou quinze cursos gratuitos online, promovendo acesso à educação de qualidade e preparando alunos para o mercado de trabalho. Os cursos abrangem diversas áreas e oferecem flexibilidade no aprendizado, com materiais interativos e certificados de conclusão.
Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do prêmio de melhor escola do mundo da T4 Education, destacando-se em categorias como apoio a vidas saudáveis e colaboração comunitária. Os vencedores serão revelados em outubro.
Brasília sedia congresso sobre transtorno do espectro autista (TEA) com palestra de Gustavo Tozzi, que discute diagnósticos tardios e adaptações necessárias para inclusão de pessoas neurodivergentes.
Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) 2024 mostram que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, com aumento entre jovens de 15 a 29 anos. É urgente implementar políticas educacionais eficazes.
A progressão continuada, adotada por diversas redes de ensino, gera polêmica sobre sua eficácia, enquanto estudos recentes mostram que a reprovação prejudica mais do que ajuda o aprendizado. Pesquisas indicam que a recuperação pedagógica é mais eficaz que a reprovação, que pode levar à evasão escolar e aumentar desigualdades. Especialistas defendem a realocação de recursos para reforço educacional.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou a Lei 10.869/2025, isentando candidatos reprovados no primeiro exame prático da taxa de reagendamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que derrubou o veto do governador Cláudio Castro, visa aliviar os custos para muitos contribuintes e facilitar o acesso à habilitação, especialmente para aqueles que dependem da CNH para emprego e outras oportunidades.