O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial (IA) para corrigir deveres de casa de alunos da rede estadual. O projeto piloto abrange cinco por cento das tarefas dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, focando em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História. Isso representa cerca de quatro a cinco milhões de questões dissertativas corrigidas mensalmente.
Os alunos utilizam a plataforma TarefaSP para realizar suas atividades. Desde o início do ano letivo, quase noventa e cinco milhões de questões foram resolvidas. As lições são alinhadas ao Currículo Paulista e liberadas após as aulas correspondentes. A IA corrige as questões discursivas que não são avaliadas com nota, permitindo que os professores se concentrem em outras atividades.
O secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, destacou que as tarefas que exigem respostas escritas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades necessárias em vestibulares e avaliações externas. Com a IA, é possível aumentar o número de questões dissertativas sem sobrecarregar os docentes, que enfrentariam um volume excessivo de correções.
A tecnologia foi desenvolvida com base no modelo de linguagem OpenAI GPT-4o mini. As respostas dos alunos são comparadas a gabaritos elaborados por professores, minimizando o risco de a IA fornecer respostas incorretas. Durante a correção, a IA informa se a resposta está correta, parcialmente correta ou errada, além de oferecer feedback sobre os pontos a serem melhorados.
A secretaria planeja expandir o uso da IA para todos os alunos da rede estadual, após calibrar o sistema para diferentes faixas etárias. O projeto também busca identificar casos de plágio. A administração de Feder tem promovido a tecnologia educacional, incluindo outras ferramentas como SPeak, LeiaSP e Matific, visando melhorar o aprendizado dos alunos.
Embora a implementação de tecnologias educacionais tenha avançado, há preocupações sobre o excesso de recursos digitais e o impacto do uso de telas. Especialistas, como Krerley Oliveira, afirmam que a adoção de corretores automáticos pode ser benéfica, mas é necessário garantir acessibilidade e evitar dependência de empresas. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a educação e a inclusão digital.
Brasil não atingiu a meta de alfabetização infantil, com apenas 59,2% das crianças de 7 anos alfabetizadas. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram negativamente, enquanto São Paulo e sua capital mostraram avanços.
Programas de capacitação intensiva têm facilitado a inserção de jovens no mercado de trabalho, com empresas priorizando potencial e habilidades como comunicação. A Conferência de Gestão e Inovação conecta estudantes a grandes empresas.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu três mil vagas em cursos gratuitos de especialização a distância, com inscrições até 2 de junho. As formações visam capacitar educadores e gestores, promovendo a transformação social.
Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) 2024 mostram que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, com aumento entre jovens de 15 a 29 anos. É urgente implementar políticas educacionais eficazes.
Curso gratuito sobre fundamentos da IA da plataforma Eu Capacito, com certificação IBM, visa capacitar trabalhadores. Inscrições até 28 de abril; aulas começam em 5 de maio.
A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.