O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial (IA) para corrigir deveres de casa de alunos da rede estadual. O projeto piloto abrange cinco por cento das tarefas dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, focando em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História. Isso representa cerca de quatro a cinco milhões de questões dissertativas corrigidas mensalmente.
Os alunos utilizam a plataforma TarefaSP para realizar suas atividades. Desde o início do ano letivo, quase noventa e cinco milhões de questões foram resolvidas. As lições são alinhadas ao Currículo Paulista e liberadas após as aulas correspondentes. A IA corrige as questões discursivas que não são avaliadas com nota, permitindo que os professores se concentrem em outras atividades.
O secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, destacou que as tarefas que exigem respostas escritas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades necessárias em vestibulares e avaliações externas. Com a IA, é possível aumentar o número de questões dissertativas sem sobrecarregar os docentes, que enfrentariam um volume excessivo de correções.
A tecnologia foi desenvolvida com base no modelo de linguagem OpenAI GPT-4o mini. As respostas dos alunos são comparadas a gabaritos elaborados por professores, minimizando o risco de a IA fornecer respostas incorretas. Durante a correção, a IA informa se a resposta está correta, parcialmente correta ou errada, além de oferecer feedback sobre os pontos a serem melhorados.
A secretaria planeja expandir o uso da IA para todos os alunos da rede estadual, após calibrar o sistema para diferentes faixas etárias. O projeto também busca identificar casos de plágio. A administração de Feder tem promovido a tecnologia educacional, incluindo outras ferramentas como SPeak, LeiaSP e Matific, visando melhorar o aprendizado dos alunos.
Embora a implementação de tecnologias educacionais tenha avançado, há preocupações sobre o excesso de recursos digitais e o impacto do uso de telas. Especialistas, como Krerley Oliveira, afirmam que a adoção de corretores automáticos pode ser benéfica, mas é necessário garantir acessibilidade e evitar dependência de empresas. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a educação e a inclusão digital.
Escola Serpro Cidadão Digital oferece curso gratuito de Braille para não cegos, promovendo inclusão e acessibilidade. Inscrições abertas na plataforma online.
Programa Saúde na Escola será ampliado em 2025-2026, abrangendo 632 escolas e 365.551 alunos. A iniciativa, que envolve parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação do DF, foca em cinco temas prioritários, promovendo saúde e bem-estar.
Tijuca Off Shopping e Beleza Natural devem garantir acessibilidade em 90 dias. Tribunal condena ambos e o município a indenizar consumidora em R$ 10 mil.
GDF intensifica programa Cidadania nas Escolas para combater bullying, beneficiando mais de 2,5 mil pessoas com 45 atividades em 2024, promovendo a cultura da paz nas escolas.
A Unicamp lançou quatorze cursos online gratuitos na Coursera, abrangendo saúde, educação e logística, com opção de certificado mediante taxa. Acesso livre e flexível para todos.
Martha Gabriel, futurista e pesquisadora, lança "Habilidades do Futuro", propondo uma educação focada em competências como pensamento crítico e criatividade. O evento Geração Senac em São Paulo abordará essas mudanças.