Estudo revela que alunos brasileiros em escolas com mais de 80% de professores em tempo integral têm um ganho de dez pontos em matemática, destacando a necessidade de políticas que equilibrem a carga horária dos docentes.
Um estudo recente revela que alunos brasileiros em escolas com mais de 80% de professores em tempo integral apresentam um desempenho significativamente melhor em matemática, com um ganho médio de dez pontos. Essa análise considera o perfil socioeconômico dos estudantes e das instituições de ensino, utilizando dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O relatório, intitulado “Perspectivas internacionais para o fortalecimento dos Anos Finais do Ensino Fundamental: diálogos com foco em políticas para o Brasil”, foi elaborado pelo Itaú Social em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com a pesquisa, cerca de 20% dos professores brasileiros que atuam nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) trabalham em duas ou mais escolas, enquanto a média global é de apenas 5%. A superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, destaca que a dedicação exclusiva de um professor a uma única escola permite a construção de relações mais sólidas com os alunos e suas famílias, promovendo um ambiente escolar mais coeso.
Além disso, o estudo aponta uma disparidade no tempo que os docentes brasileiros dedicam à sala de aula, que é de 67%, em comparação com a média de 46% nos países da OCDE. Essa diferença pode impactar a qualidade do ensino e o bem-estar dos professores, que enfrentam estresse devido à falta de tempo para formação e planejamento. A pesquisa sugere que a defesa por escolas em tempo integral deve ser acompanhada de uma carga horária equivalente para os professores.
O relatório também menciona exemplos positivos de políticas que buscam equilibrar a vida pessoal e profissional dos docentes, citando iniciativas na Inglaterra e na Colômbia. No Brasil, o Ministério da Educação lançou o programa “Escolas das Adolescências”, que visa melhorar a formação dos professores e facilitar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano, além de incentivar a integração entre turmas.
Essas informações ressaltam a importância de políticas educacionais que priorizem a formação e a dedicação dos professores, especialmente em contextos desafiadores. A melhoria na qualidade do ensino pode ser alcançada através de um investimento adequado na formação docente e na valorização do trabalho dos educadores.
Iniciativas que promovem a valorização dos professores e a melhoria das condições de ensino são essenciais para o desenvolvimento educacional no Brasil. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que busquem transformar a realidade das escolas e garantir um futuro melhor para os alunos.
Estão abertas as inscrições para quinze oficinas online gratuitas do projeto 'High Tech Course', que visa a inclusão digital e profissional de jovens e adultos. As aulas, promovidas pela Secti-DF e AJA Brasil, abrangem temas como informática, design e empreendedorismo, com certificação ao final.
O Ministério da Educação estabeleceu novas regras para cursos de Saúde, Engenharia e Agricultura, exigindo maior carga horária presencial e restringindo o EAD em áreas específicas. A mudança visa garantir a qualidade do ensino.
Inscrições para o Prouni 2025 começam em 30 de junho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis para estudantes de baixa renda que participaram do Enem de 2023 ou 2024. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior.
O novo marco regulatório do MEC exige 50% do currículo de formação de professores presencial, gerando debates sobre a qualidade do ensino EAD, que já representa 87% das vagas em licenciaturas. Especialistas alertam para a necessidade de experiências práticas.
Censo Escolar 2024 mostra leve aumento nas matrículas do ensino médio, mas educação técnica permanece crítica, com apenas 13% de alunos nessa modalidade. O Brasil ainda não cumpriu metas do PNE.
Elise Feitosa, uma jovem escritora, inaugurou a caravana literária do 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil, promovendo a leitura entre estudantes do Distrito Federal. O projeto visa combater a crise de leitura entre jovens, incentivando a criação poética e o contato com autores.