A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2025 registrou recorde de 57.222 escolas e mais de 18 milhões de estudantes. A competição oferece 8.450 medalhas e oportunidades em universidades.

A 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) alcançou um marco histórico em sua edição de 2025, com a participação de 57.222 escolas de 5.566 municípios, representando 99,93% de cobertura nacional. Mais de 18 milhões de estudantes de diversas regiões do Brasil participaram da primeira fase da competição, realizada nesta terça-feira, 3 de junho. A prova, composta por 20 questões objetivas, é aplicada e corrigida pelas próprias instituições de ensino, com um tempo limite de duas horas e meia para os alunos.
A divulgação dos candidatos aprovados para a segunda fase ocorrerá em 1º de agosto, e a etapa final da competição está agendada para 25 de outubro, em locais previamente informados pela Obmep. A competição premiará um total de 8.450 medalhas nacionais e 51 mil certificados de menção honrosa. Além disso, 20,5 mil medalhas estaduais serão entregues aos melhores desempenhos em cada estado, reconhecendo o talento dos estudantes.
Os medalhistas de escolas públicas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa mensal de R$ 300,00, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores que se destacarem também serão premiados, com 969 deles recebendo medalha de ouro, diploma e livros de apoio.
Os melhores professores ainda concorrem a oito viagens, sendo seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da Obmep 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert, que proporciona uma imersão na matemática. A Obmep se consolidou como uma importante porta de entrada para o ensino superior, com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) reservando 80% das vagas do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação para medalhistas de olimpíadas científicas.
Universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também adotaram vagas olímpicas para alunos com bom desempenho em competições científicas. Jorge Vitório, diretor-adjunto e gerente de Olimpíadas do Impa, destacou que "as medalhas concedidas não apenas reconhecem o talento dos estudantes, mas também abrem portas para o ensino superior".
Essa iniciativa não apenas promove o interesse pela matemática, mas também pode inspirar a sociedade a apoiar projetos que incentivem a educação e o desenvolvimento de jovens talentos. A união em torno de causas como essa pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes, proporcionando oportunidades que vão além das competições.

O pagamento da 5ª parcela do programa Pé-de-Meia, de R$ 1 mil, começou em 28 de julho e vai até 4 de agosto, beneficiando alunos do ensino médio que concluíram em 2024. O programa visa incentivar a matrícula e frequência escolar.

No Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho, realizado em 19 de agosto, mais de 300 estudantes participaram de palestras com renomados jornalistas, incluindo Denise Rothenburg, que elogiou o interesse da nova geração. O evento, que ocorreu no Auditório do Sistema CNA-Senar, visa fortalecer a formação de futuros jornalistas e promover debates sobre o mercado. Oficinas gratuitas estão programadas para o dia 20 de agosto, com a expectativa de enriquecer ainda mais a experiência dos alunos. A presidente do prêmio, Kátia Cubel, destacou a importância da iniciativa para a credibilidade e cidadania no jornalismo.

A Escola Classe Juscelino Kubitschek promoveu palestra sobre educação emocional com Cosete Ramos. O evento, que envolveu 206 alunos, celebrou o legado de JK e a história de Brasília. A iniciativa, apoiada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, visa integrar história e desenvolvimento emocional no aprendizado.

O Ministério da Educação (MEC) regulamentou a Educação a Distância (EAD), exigindo que cursos como Medicina e Direito sejam presenciais e estabelecendo novas regras para modalidades semipresenciais. A nova política visa garantir qualidade e interação no ensino superior.

Um estudo revela que escolas públicas estaduais em São Paulo apresentam até 27 vezes mais desordem que as particulares, impactando o bem-estar dos adolescentes. A pesquisa, com 2.680 estudantes, destaca a degradação nas instalações e seu efeito no comportamento juvenil.

As 50 primeiras bolsas do projeto Conhecer Direito estão abertas para estudantes da rede pública. A iniciativa, coordenada pela Defensoria Pública do DF e pela Defensoria Pública da União, visa preparar alunos para o PAS da UnB. Inscrições até 30 de maio.