O Banco do Brasil lançou o jogo "Rolê que Rende" no Roblox, promovendo educação financeira para jovens em um ambiente interativo. A iniciativa visa preparar futuros consumidores para um uso responsável do dinheiro.
O Banco do Brasil (BB) lançou o jogo de educação financeira "Rolê que Rende" na plataforma Roblox. O jogo, que foi criado em 2023, é um tabuleiro digital voltado para crianças, adolescentes e universitários, permitindo a participação de até quatro jogadores simultaneamente. Durante a partida, os participantes enfrentam situações do cotidiano, desafios e conquistas, desenvolvendo soluções estratégicas para questões financeiras.
Com cerca de cinquenta milhões de usuários diários, o Roblox se torna um ambiente ideal para a educação financeira. O BB destaca que, atualmente, possui 1,2 milhão de clientes com até dezessete anos, dos quais trinta e quatro por cento utilizam a conta BB Cash, criada especificamente para esse público. Além disso, setenta por cento desse grupo possui cartão de crédito ativo e sessenta e seis por cento realizam transações via Pix.
Os dados revelam que trinta e um por cento dos jovens clientes do BB já investem, com um tíquete médio de R$ 4.700,00. Essa realidade demonstra não apenas a relevância do banco junto ao público jovem, mas também sua estratégia de preparar futuros consumidores para um relacionamento mais responsável com o dinheiro. O Rolê que Rende é uma extensão desse compromisso, promovendo a educação financeira em escolas e universidades.
Além do jogo, o BB realiza palestras e distribui brindes como parte de suas ações educativas. Essas iniciativas visam engajar os jovens em um aprendizado prático sobre finanças, incentivando a responsabilidade e a autonomia financeira desde cedo. O banco acredita que a educação financeira é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mercado.
O lançamento do Rolê que Rende no Roblox representa uma inovação no ensino de finanças, utilizando uma plataforma popular entre os jovens. A gamificação do aprendizado pode ser uma ferramenta poderosa para atrair a atenção e o interesse desse público, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a educação financeira é essencial para o desenvolvimento de uma geração mais consciente e preparada. A união de esforços pode proporcionar recursos e oportunidades para que mais jovens tenham acesso a iniciativas que promovam o conhecimento financeiro e a autonomia.
Estão abertas as inscrições para 263 vagas em 13 cursos gratuitos de férias na Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus de Nova Friburgo, de 14 a 25 de julho. As inscrições vão até 18 de junho.
O Google anunciou um projeto para capacitar 1 milhão de brasileiros com cursos gratuitos em Inteligência Artificial. A iniciativa, apresentada no Web Summit Rio, visa suprir a demanda por profissionais qualificados em um mercado em crescimento. Os cursos estão disponíveis na plataforma Cloud Skills Boost, abrangendo diversos níveis de aprendizado, com mais de 600 opções, incluindo 49 focadas em inteligência artificial generativa. Para se inscrever, basta criar uma conta na plataforma e buscar pelo conteúdo desejado.
Defensoria Pública de SP lança Carta Nacional de Acesso à Justiça com foco em gênero e raça. A iniciativa busca garantir a inclusão e participação das mulheres no sistema de Justiça, promovendo mudanças permanentes.
O Rio de Janeiro terá um novo centro de formação técnica, o DigiTech, focado em tecnologia, IA e cibersegurança, com inauguração prevista para o segundo semestre. A Firjan busca fortalecer a economia digital local.
O Nupens, da USP, destaca-se na produção científica brasileira, com cinco pesquisadores entre os mais citados do país, e inovações como o conceito de ultraprocessados, que relaciona alimentação a doenças crônicas.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a Prova Nacional Docente (PND), que avaliará recém-formados e servirá como concurso unificado. A prova terá duração de 5h30 e substituirá o Enade para estudantes do último ano.