O edital “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho” da FAPESP encerra hoje sua primeira rodada de propostas, oferecendo até 400 bolsas de iniciação científica para estudantes de ações afirmativas. Os resultados serão divulgados em setembro.

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) encerra hoje, 14 de julho, o prazo para a primeira rodada de submissão de propostas do edital “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho”. Este edital oferece até 400 Bolsas de Iniciação Científica para estudantes que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Os resultados serão divulgados em setembro.
O edital, lançado em 14 de maio, homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho, falecido em março. Ele era conhecido por sua atuação na matemática aplicada e por seu compromisso com a inclusão no ensino superior. O professor sempre buscou formas de inserir rapidamente alunos na pesquisa, visando reduzir a evasão no primeiro ano de graduação.
Marcio de Castro, diretor científico da FAPESP, destacou a importância da proposta do professor Sérgio Oliva para a concessão de bolsas de forma mais inclusiva. O objetivo é envolver jovens no método científico e em pesquisas de alto nível, financiadas pela FAPESP. Essa iniciativa visa não apenas apoiar a formação de novos cientistas, mas também garantir a permanência dos estudantes nos cursos de graduação.
Pesquisadores que já recebem apoio da FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa podem submeter propostas de Auxílio à Pesquisa Regular, incluindo Bolsas de Iniciação Científica como item orçamentário. Cada proposta pode solicitar até duas bolsas, com a possibilidade de incluir Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).
As submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. A segunda rodada de submissão, referente ao segundo semestre de 2026, terá prazo até 4 de setembro, com resultados anunciados em dezembro. Essa estrutura permite que mais estudantes tenham acesso a oportunidades de pesquisa e desenvolvimento acadêmico.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e o desenvolvimento de novos talentos na ciência. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visam a formação de jovens cientistas e a continuidade de suas trajetórias acadêmicas, contribuindo para um futuro mais igualitário e inovador.

A violência escolar triplicou em dez anos, com 13,1 mil atendimentos em 2023. A Fapesp destaca que a maioria dos casos envolve agressões físicas e psicológicas, com amigos como agressores em 35,9% das situações. Especialistas apontam melhorias nos registros e comunidades virtuais como fatores do aumento. Iniciativas são necessárias para reduzir essa crise.

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu novos cursos de Educação a Distância (EaD) e estabeleceu diretrizes para melhorar a qualidade educacional, restringindo áreas como Medicina e Engenharia. A nova legislação visa garantir uma formação mais qualificada e limitar turmas excessivas.

Endividamento afeta milhões de brasileiros, com alta inadimplência e juros elevados. Fabíola e Fabrício enfrentam dificuldades financeiras, evidenciando a necessidade de educação financeira.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) encerram-se em 4 de julho de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis para estudantes de baixa renda que fizeram o Enem. O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

O Ministério da Saúde lançou o programa Agora Tem Especialistas, com 635 vagas para médicos, oferecendo bolsa-formação de R$ 10 mil e cursos práticos no SUS, visando reduzir a espera por atendimentos.

Queda de 51% em estudantes de Engenharia Civil no Brasil desde 2015 gera preocupação. O aumento da educação a distância não atrai jovens para essa área, resultando em evasão alta e baixa qualidade nos cursos.