O Ministério da Saúde lançou o programa Agora Tem Especialistas, com 635 vagas para médicos, oferecendo bolsa-formação de R$ 10 mil e cursos práticos no SUS, visando reduzir a espera por atendimentos.

O Ministério da Saúde lançou um edital para o programa Agora Tem Especialistas, que oferece 635 vagas para médicos especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições se encerram no próximo domingo, 10 de agosto, na plataforma da UNA-SUS. O programa visa aprimorar a formação e o provimento de médicos, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos na rede pública. Os selecionados receberão uma bolsa-formação de R$ 10 mil e iniciarão as atividades em setembro.
Para participar, os médicos devem ser certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) nas especialidades em que desejam se aprimorar. Além das 635 vagas, haverá um cadastro reserva com mais 1.143 oportunidades. O edital busca selecionar profissionais em áreas com escassez de médicos no SUS, como oncologia e ginecologia.
O programa inclui 16 cursos de aprimoramento, que serão ministrados por profissionais de excelência de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e da Rede Ebserh. Os médicos selecionados dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial em unidades do SUS, além de 4 horas semanais para atividades educacionais, que englobam mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Cada curso terá duração de 12 meses e abordará temas relevantes, como cirurgia coloproctológica, cirurgia ginecológica, oncologia clínica e radioterapia. O programa é uma iniciativa inovadora do Ministério da Saúde, que busca fortalecer a formação de médicos já especialistas, contribuindo para a melhoria do atendimento na saúde pública.
Para esclarecer dúvidas sobre o edital, o Ministério da Saúde realizará uma live no canal do DATASUS no YouTube, no dia 5 de agosto, às 19h30, com a participação do Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço. Essa é uma oportunidade para os médicos interessados se informarem sobre o processo de seleção e as especificidades do programa.
Iniciativas como essa são essenciais para garantir um atendimento de qualidade no SUS. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visem a formação e a capacitação de profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria do sistema público de saúde e, consequentemente, para o bem-estar da população.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou 25 mil vagas em cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para jovens de 18 a 29 anos que não completaram a educação básica. A iniciativa, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visa elevar a escolaridade e qualificar a mão de obra para o setor industrial, com investimento de R$ 200 milhões. As inscrições começam este mês e as primeiras vagas estão disponíveis em municípios da Bahia.

A Escola Classe Juscelino Kubitschek promoveu palestra sobre educação emocional com Cosete Ramos. O evento, que envolveu 206 alunos, celebrou o legado de JK e a história de Brasília. A iniciativa, apoiada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, visa integrar história e desenvolvimento emocional no aprendizado.

Instituto Coca-Cola oferece 15 mil vagas em curso online gratuito para jovens de 16 a 29 anos, conectando-os a mais de 400 empresas. O programa visa inclusão e oportunidades de emprego.

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo, com 36.346 vagas disponíveis. A taxa de R$ 30 deve ser paga até 11 de junho, e a prova ocorrerá em 6 de julho.

Hoje é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos "Cuidador de Idosos com inclusão digital" e "Básico em Excel" em Cajamar, com 40 vagas disponíveis e aulas iniciando em 12 de maio. O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa a recolocação profissional. Inscrições até 6 de maio pelo site oficial.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais oferece mil vagas para o curso gratuito online sobre infográficos turísticos, com inscrições de 27/07 a 04/08 e aulas a partir de 05/08. A iniciativa visa capacitar profissionais e estudantes do setor, promovendo a democratização do conhecimento e a comunicação eficaz de dados turísticos. Os participantes receberão certificação ao final do curso, que tem carga horária de 20 horas.