O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) um plano para repor aulas perdidas por violência em até 120 dias, visando garantir a qualidade do ensino. A proposta inclui diretrizes para compensação e monitoramento da implementação.

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a finalização de um plano para reposição de aulas perdidas devido à violência em até 120 dias. O procurador Julio José Araujo Junior destacou a importância de diretrizes que garantam a reposição adequada das aulas afetadas por operações policiais e violência armada, além de reparação para estudantes e profissionais de educação impactados.
A Comissão de Acompanhamento da Obrigatoriedade de Cumprimento dos 200 Dias Letivos, criada pelo CNE, já discute formas de garantir a qualidade do ensino em áreas afetadas. A conselheira Cleunice Rehem, que preside a comissão, enfatizou a necessidade de um pacto para monitorar as redes que enfrentam interrupções nas aulas, seja por violência ou fenômenos climáticos extremos.
Entre as opções em debate para a reposição estão aulas online, encontros aos sábados e utilização de dias de férias. O CNE planeja apresentar um Pacto Nacional pelo Cumprimento dos 200 Dias Letivos até novembro, antecipando o cronograma inicial que previa a entrega para dezembro. Essa iniciativa visa garantir que as aulas perdidas sejam repostas de maneira eficaz e com qualidade pedagógica.
Dados recentes indicam que três por cento dos professores em todo o país relataram que suas escolas foram afetadas por tiroteios. No Rio de Janeiro, esse número sobe para dezesseis por cento, segundo informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisadora Andreia Martins, da Redes da Maré, ressaltou que as soluções atuais, como tarefas enviadas por WhatsApp, não têm valor pedagógico e não atendem às necessidades dos alunos em situações de conflito.
O MPF também pediu que o CNE estabeleça mecanismos de monitoramento para a implementação das diretrizes, envolvendo entidades como fóruns de educação e sindicatos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o Programa Escola que Protege, que visa criar protocolos de prevenção e resposta a situações de violência nas escolas, com implementação prevista para os próximos meses.
Essa mobilização em torno da educação em áreas vulneráveis é crucial. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e educadores que enfrentam desafios diários. Projetos que busquem apoiar essas iniciativas devem ser incentivados, pois podem contribuir significativamente para a melhoria do cenário educacional nas comunidades afetadas.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 ocorrem de 30 de junho a 4 de julho, com bolsas em 370 cursos de 887 instituições. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho.

A PUC-RS lançou 40 cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como Tecnologia e Saúde, promovendo acesso à educação de qualidade para todos.

Salman Khan, fundador da Khan Academy, destaca a importância do uso consciente da tecnologia na educação, ressaltando o sucesso da plataforma no Brasil e os desafios enfrentados por professores e alunos.

Instituto Unidown promove curso de alfabetização para jovens com síndrome de Down, visando melhorar a empregabilidade. O curso, iniciado em março, utiliza o jornal Joca e dinâmicas práticas para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Vinícius de Miranda, um dos alunos, destaca a evolução no aprendizado e a meta de conseguir um emprego. A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de alfabetização entre jovens com a síndrome, onde apenas 8,7% estão totalmente alfabetizados. O curso inclui atividades como rodas de notícias e simulações de entrevistas, buscando preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza mais de 110 mil vagas em cursos gratuitos e pagos em diversas áreas, com opções presenciais e online. As inscrições estão abertas em várias unidades do Brasil.

MetrôRio atualiza aplicativo com recurso de acessibilidade para deficientes visuais, permitindo uso autônomo e eficiente do sistema metroviário. Iniciativa foi validada pelo Instituto Benjamin Constant.