O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) um plano para repor aulas perdidas por violência em até 120 dias, visando garantir a qualidade do ensino. A proposta inclui diretrizes para compensação e monitoramento da implementação.
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a finalização de um plano para reposição de aulas perdidas devido à violência em até 120 dias. O procurador Julio José Araujo Junior destacou a importância de diretrizes que garantam a reposição adequada das aulas afetadas por operações policiais e violência armada, além de reparação para estudantes e profissionais de educação impactados.
A Comissão de Acompanhamento da Obrigatoriedade de Cumprimento dos 200 Dias Letivos, criada pelo CNE, já discute formas de garantir a qualidade do ensino em áreas afetadas. A conselheira Cleunice Rehem, que preside a comissão, enfatizou a necessidade de um pacto para monitorar as redes que enfrentam interrupções nas aulas, seja por violência ou fenômenos climáticos extremos.
Entre as opções em debate para a reposição estão aulas online, encontros aos sábados e utilização de dias de férias. O CNE planeja apresentar um Pacto Nacional pelo Cumprimento dos 200 Dias Letivos até novembro, antecipando o cronograma inicial que previa a entrega para dezembro. Essa iniciativa visa garantir que as aulas perdidas sejam repostas de maneira eficaz e com qualidade pedagógica.
Dados recentes indicam que três por cento dos professores em todo o país relataram que suas escolas foram afetadas por tiroteios. No Rio de Janeiro, esse número sobe para dezesseis por cento, segundo informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisadora Andreia Martins, da Redes da Maré, ressaltou que as soluções atuais, como tarefas enviadas por WhatsApp, não têm valor pedagógico e não atendem às necessidades dos alunos em situações de conflito.
O MPF também pediu que o CNE estabeleça mecanismos de monitoramento para a implementação das diretrizes, envolvendo entidades como fóruns de educação e sindicatos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o Programa Escola que Protege, que visa criar protocolos de prevenção e resposta a situações de violência nas escolas, com implementação prevista para os próximos meses.
Essa mobilização em torno da educação em áreas vulneráveis é crucial. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e educadores que enfrentam desafios diários. Projetos que busquem apoiar essas iniciativas devem ser incentivados, pois podem contribuir significativamente para a melhoria do cenário educacional nas comunidades afetadas.
Inscrições abertas para cursos gratuitos de idiomas nos CEUs de São Paulo. Mais de 8 mil vagas disponíveis para estudantes da Rede Municipal, com aulas presenciais e material didático.
O Rio de Janeiro terá um novo centro de formação técnica, o DigiTech, focado em tecnologia, IA e cibersegurança, com inauguração prevista para o segundo semestre. A Firjan busca fortalecer a economia digital local.
As inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até 4 de julho, com 211 mil bolsas disponíveis, destacando-se os cursos de administração, direito e pedagogia. O programa visa apoiar estudantes de baixa renda.
Em 2023, ao celebrar cinco décadas do primeiro Ciep, o debate entre Leonel Brizola e Fernando Henrique Cardoso em 1994 destaca a urgência por uma educação de qualidade no Brasil. A desigualdade educacional persiste, mas há potencial para expandir a educação integral.
Defensoria Pública de SP lança Carta Nacional de Acesso à Justiça com foco em gênero e raça. A iniciativa busca garantir a inclusão e participação das mulheres no sistema de Justiça, promovendo mudanças permanentes.
Durante o 45º Congresso da SOCESP 2025, a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg abordou a ligação entre obesidade, inflamação crônica e microbiota intestinal, ressaltando a importância de uma dieta equilibrada para a saúde.