O Ministério Público Federal (MPF) requisitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) um plano para repor aulas perdidas por violência em até 120 dias, visando garantir a qualidade do ensino. A proposta inclui diretrizes para compensação e monitoramento da implementação.

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a finalização de um plano para reposição de aulas perdidas devido à violência em até 120 dias. O procurador Julio José Araujo Junior destacou a importância de diretrizes que garantam a reposição adequada das aulas afetadas por operações policiais e violência armada, além de reparação para estudantes e profissionais de educação impactados.
A Comissão de Acompanhamento da Obrigatoriedade de Cumprimento dos 200 Dias Letivos, criada pelo CNE, já discute formas de garantir a qualidade do ensino em áreas afetadas. A conselheira Cleunice Rehem, que preside a comissão, enfatizou a necessidade de um pacto para monitorar as redes que enfrentam interrupções nas aulas, seja por violência ou fenômenos climáticos extremos.
Entre as opções em debate para a reposição estão aulas online, encontros aos sábados e utilização de dias de férias. O CNE planeja apresentar um Pacto Nacional pelo Cumprimento dos 200 Dias Letivos até novembro, antecipando o cronograma inicial que previa a entrega para dezembro. Essa iniciativa visa garantir que as aulas perdidas sejam repostas de maneira eficaz e com qualidade pedagógica.
Dados recentes indicam que três por cento dos professores em todo o país relataram que suas escolas foram afetadas por tiroteios. No Rio de Janeiro, esse número sobe para dezesseis por cento, segundo informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pesquisadora Andreia Martins, da Redes da Maré, ressaltou que as soluções atuais, como tarefas enviadas por WhatsApp, não têm valor pedagógico e não atendem às necessidades dos alunos em situações de conflito.
O MPF também pediu que o CNE estabeleça mecanismos de monitoramento para a implementação das diretrizes, envolvendo entidades como fóruns de educação e sindicatos. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o Programa Escola que Protege, que visa criar protocolos de prevenção e resposta a situações de violência nas escolas, com implementação prevista para os próximos meses.
Essa mobilização em torno da educação em áreas vulneráveis é crucial. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na vida de muitos estudantes e educadores que enfrentam desafios diários. Projetos que busquem apoiar essas iniciativas devem ser incentivados, pois podem contribuir significativamente para a melhoria do cenário educacional nas comunidades afetadas.

Pesquisadores da Unesp e Ufes criaram o NavWear, um dispositivo vestível que usa sinalizadores táteis para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, aumentando sua autonomia e segurança.

Professores da rede pública do Distrito Federal iniciaram greve por reajuste salarial de 19,8%, impactando aulas e preocupando alunos com vestibulares. A situação é crítica para quem conclui o ciclo escolar.

O Governo de São Paulo oferece 1.460 vagas em cursos gratuitos do programa Qualifica SP, com inscrições até 4 de agosto. A prioridade é para jovens, pessoas com deficiência e desempregados. As aulas começam em 11 de agosto.

Quatorze mulheres receberam certificados após concluir o curso Fundamentos da Nuvem, promovido pela Amazon Web Services (AWS) e Senai-DF, com foco em capacitação tecnológica. A iniciativa visa aumentar a presença feminina na área de tecnologia.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre inscrições para 760 vagas em 19 cursos gratuitos, com taxa de R$ 30,00 e isenção para candidatos de baixa renda. Inscrições vão até 1º de junho de 2025.

GDF lança programa Incentiva DF, oferecendo bolsa de R$ 200 mensais a jovens de 15 a 18 anos para combater a evasão escolar e promover acesso à educação. A iniciativa atenderá 650 jovens inicialmente.