Instituto Unidown promove curso de alfabetização para jovens com síndrome de Down, visando melhorar a empregabilidade. O curso, iniciado em março, utiliza o jornal Joca e dinâmicas práticas para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Vinícius de Miranda, um dos alunos, destaca a evolução no aprendizado e a meta de conseguir um emprego. A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de alfabetização entre jovens com a síndrome, onde apenas 8,7% estão totalmente alfabetizados. O curso inclui atividades como rodas de notícias e simulações de entrevistas, buscando preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O Instituto Unidown lançou um curso de alfabetização voltado para jovens com síndrome de Down, com o objetivo de melhorar suas habilidades de leitura e escrita e, consequentemente, sua empregabilidade. Vinícius de Miranda, um dos alunos de 23 anos, relata que, após ingressar no curso em março, encontrou prazer no aprendizado, algo que não experimentou durante sua trajetória escolar. Ele já possuía alguma habilidade em leitura e escrita, mas agora busca evoluir para alcançar seu sonho de se tornar empresário.
O curso utiliza o jornal Joca como ferramenta didática, o que facilita a compreensão de atualidades e a oralidade dos alunos. Cristina Harich, diretora educacional da editora Magia de Ler, destaca que o Joca possui uma linguagem acessível e é dividido em seções que abordam temas de interesse infantojuvenil. A proposta é apresentar assuntos atuais de forma neutra, priorizando a informação sem conotações violentas.
As aulas incluem dinâmicas como a "roda de notícias", onde os alunos comentam sobre as matérias que mais gostaram e criam um banco de palavras para a escrita coletiva. Gizele Caparroz, idealizadora do curso, enfatiza a importância de proporcionar um repertório de mundo aos alunos, permitindo que eles se expressem sobre o que acontece ao seu redor. Além do Joca, jogos de tabuleiro e aplicativos são utilizados para reforçar conceitos de matemática e gramática.
A motivação para a criação do curso surgiu da baixa taxa de alfabetização entre jovens com síndrome de Down. Dados do Instituto Unidown mostram que, entre mais de mil trezentas pessoas atendidas, apenas 8,7% são totalmente alfabetizadas. Essa realidade impacta diretamente a capacidade desses jovens de se destacarem em processos seletivos, mesmo após participarem de capacitações em diversas áreas.
As turmas do curso são divididas conforme o nível de proficiência em leitura e escrita, com aulas realizadas na sede do instituto na Lapa, zona oeste de São Paulo. O módulo inicial conta com dezesseis encontros, e uma avaliação será feita ao final de junho para medir o progresso dos alunos e definir quem seguirá para o segundo semestre. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, reforça o direito à educação de qualidade, mas a inclusão nas escolas ainda enfrenta desafios.
Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que jovens com deficiência tenham acesso a uma formação adequada e oportunidades no mercado de trabalho. A sociedade civil pode desempenhar um papel crucial ao apoiar projetos que promovam a inclusão e a educação de qualidade, ajudando a transformar a realidade de muitos jovens e suas famílias.

Em 2024, o Brasil enfrenta um alarmante índice de 29% de analfabetismo funcional, afetando até 12% dos graduados. A evasão escolar e a falta de vagas na Educação de Jovens e Adultos agravam a crise educacional.

O ministro da Educação, Camilo Santana, se opõe a cortes orçamentários e defende investimentos no programa de bolsas Pé-de-Meia, essencial para a educação básica. Ele critica a proposta de déficit zero e pede apoio do Congresso.

O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, realizado de 11 a 15 de agosto, reuniu cerca de 160 participantes diários e 32 palestras sobre saúde infantil. O evento, promovido em celebração ao Agosto Dourado, destacou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde.

Brasil carece de educação técnica para enfrentar economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. O Movimento Brasil Competitivo apresenta relatório com recomendações para melhorar a formação profissional e digital.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para o curso online gratuito "EnvelheCiência", com foco em envelhecimento e demências, destinado a educadores. O curso, com carga horária de 35 horas, visa capacitar docentes a integrar o envelhecimento populacional em suas práticas pedagógicas, promovendo saúde cerebral e bem-estar. Os participantes podem obter certificação ao final, e educadores da rede estadual de São Paulo têm requisitos específicos para homologação. A iniciativa é coordenada por pesquisadores do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN) e busca fomentar uma abordagem inclusiva sobre o envelhecimento.

O Brasil enfrenta um grave problema de analfabetismo funcional, com 27% da população trabalhadora nessa condição. O governo anunciou um investimento de R$ 4 bilhões para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas isso ainda é insuficiente.