A Assembleia Legislativa do Espírito Santo lança uma Escola de Formação Política para capacitar setecentos jovens em onze cidades capixabas. O curso gratuito de oitenta horas abordará políticas públicas e direitos humanos, sem viés ideológico.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo está promovendo uma nova iniciativa voltada para a formação política de jovens. A Escola de Formação Política irá capacitar setecentos jovens de onze cidades capixabas em um curso gratuito de oitenta horas. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre políticas públicas, ética e direitos humanos, sem qualquer viés ideológico.
O curso será realizado de forma regional, permitindo que os participantes tenham acesso ao conteúdo em seus próprios municípios. Segundo o presidente da Assembleia, Marcelo Santos, “não necessariamente os alunos irão seguir carreira política, mas necessariamente apreender sobre políticas públicas. Não tem ideologia. É conteúdo técnico”.
As disciplinas abordadas incluem políticas públicas educacionais, saúde, educação, segurança, ética e cidadania, além de direitos humanos e o regimento interno dos órgãos públicos. O foco é garantir que os jovens tenham uma compreensão sólida das estruturas e funcionamento do Estado, preparando-os para serem cidadãos mais informados e engajados.
Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo da Assembleia Legislativa para promover a participação ativa da juventude nas questões sociais e políticas. Ao capacitar os jovens, a Assembleia busca fomentar uma nova geração de cidadãos conscientes e preparados para contribuir com a sociedade.
O curso é uma oportunidade valiosa para os jovens que desejam entender melhor o funcionamento das políticas públicas e a importância da ética na administração pública. A formação técnica oferecida pode ser um diferencial importante na vida profissional e pessoal dos participantes.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a educação política é fundamental para o fortalecimento da democracia. A união em torno de projetos que visam capacitar e informar a população jovem pode gerar um impacto significativo na construção de um futuro mais justo e igualitário.

MetrôRio atualiza aplicativo com recurso de acessibilidade para deficientes visuais, permitindo uso autônomo e eficiente do sistema metroviário. Iniciativa foi validada pelo Instituto Benjamin Constant.

O prazo para inscrições do curso "Jornalismo do Futuro — O GLOBO 100 Anos" encerra neste sábado, com mais de mil candidatos disputando 20 vagas em formação gratuita. O curso, que começa em 25 de agosto, visa moldar novos jornalistas para os desafios contemporâneos da comunicação.

O MEC anunciou novas regras para renegociação de dívidas do Fies, em meio a um crescimento da educação a distância, que agora enfrenta políticas mais rigorosas. A inadimplência continua sendo um desafio.

UBS 1 de Santa Maria lança plano para capacitar equipe no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, visando humanização e acolhimento prioritário. A iniciativa, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, busca melhorar o suporte a pacientes e suas famílias.

O projeto Sessão Azul, que adapta sessões de cinema para crianças com autismo, completa dez anos em 2023, enfrentando desafios de parcerias e patrocínios. A iniciativa promove inclusão e conforto para famílias.

O Ministério da Educação enfrenta sérios atrasos na aquisição de livros didáticos, com apenas 23 milhões de 59 milhões encomendados para o ensino fundamental e um orçamento insuficiente de R$ 2,04 bilhões.