Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.

O Dia do Campo
No Centro Educacional Taquara, localizado na zona rural de Planaltina, a programação incluiu oficinas de formação, troca de experiências, apresentação de projetos e atividades culturais. Os alunos e a comunidade participaram ativamente, com a venda de alimentos e artesanatos de produtores locais, além da exposição de plantas e peixes cultivados em sistema de recirculação.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, elogiou as escolas rurais, ressaltando a beleza e a singularidade das vivências no campo. Ela expressou seu carinho e admiração por esses profissionais, afirmando que as visitas a essas escolas são sempre renovadoras. Hélvia também agradeceu a dedicação dos educadores que trabalham com os estudantes nas áreas rurais.
O diretor do Centro Educacional Taquara, Valdir Almeida Nobre, destacou que as escolas rurais têm uma comunidade mais próxima e participativa. Ele mencionou que parte da merenda escolar é proveniente de uma cooperativa local, o que fortalece a relação entre a escola e a comunidade. O evento foi uma oportunidade para mostrar as particularidades e necessidades das escolas do campo.
Durante o evento, gestores e professores de 22 escolas do campo de Planaltina se reuniram para compartilhar experiências. A vice-diretora do Centro Educacional Águas do Cerrado, Miriam dos Santos Lemos, comentou sobre a importância do encontro, que permite a interação e a troca de práticas pedagógicas. Ela enfatizou que a valorização da produção e cultura local é um dos principais aprendizados das edições anteriores.
Essas iniciativas são fundamentais para fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, promovendo um ambiente de aprendizado mais rico e diversificado. Projetos como esses merecem ser apoiados pela sociedade civil, pois podem impactar positivamente a educação e a cultura nas áreas rurais, beneficiando um número ainda maior de estudantes.

As inscrições para o Prouni 2025 encerram em 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, para estudantes de baixa renda. O programa visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.

A Fundação Nilo Coelho oferece 60 cursos gratuitos do ‘Projeto Universo Criativo’ até 5 de maio, focando em jovens em vulnerabilidade social. As formações abrangem diversas áreas.

O Caixa Tem anunciou um pagamento extra de R$ 200 para estudantes do programa Pé-de-Meia, entre 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, visando incentivar a frequência escolar. O programa do MEC apoia jovens de famílias de baixa renda na conclusão do ensino médio.

A progressão continuada, adotada por diversas redes de ensino, gera polêmica sobre sua eficácia, enquanto estudos recentes mostram que a reprovação prejudica mais do que ajuda o aprendizado. Pesquisas indicam que a recuperação pedagógica é mais eficaz que a reprovação, que pode levar à evasão escolar e aumentar desigualdades. Especialistas defendem a realocação de recursos para reforço educacional.

Em 2024, 20,5 milhões de brasileiros não acessaram a internet, com 73,4% sem instrução ou com ensino fundamental incompleto. O acesso entre idosos cresceu para 69,8%, mas 5,1 milhões de lares ainda estão desconectados.