O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza mais de 110 mil vagas em cursos gratuitos e pagos em diversas áreas, com opções presenciais e online. As inscrições estão abertas em várias unidades do Brasil.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza atualmente um total de 110.258 vagas em cursos, tanto gratuitos quanto pagos, em diversas modalidades e estados do Brasil. Dentre essas oportunidades, 32.228 são para cursos presenciais e online, enquanto 76.030 estão disponíveis na plataforma Futuro.Digital, que abrange cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento.
As vagas abrangem uma variedade de áreas, incluindo comunicação, construção, infraestrutura de informação, produção de alimentos, têxtil e vestuário. Além disso, a plataforma Futuro.Digital oferece 76.030 vagas em cursos de diferentes modalidades, como técnicos, curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. A flexibilidade é garantida com 831 turmas presenciais, 545 semipresenciais e 1.617 turmas EAD.
O Senai-DF, por exemplo, conta com 6.185 vagas para cursos gratuitos voltados a pessoas de baixa renda, enquanto o Senai-MS oferece 1.495 vagas em áreas como automação industrial e eletromecânica. Em Minas Gerais, há 1.437 vagas disponíveis em cursos variados, e na Paraíba, o Senai-PB disponibiliza 804 vagas em cursos como eletricista e mecânico de refrigeração.
No Rio de Janeiro, o Senai-RJ tem 3.960 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, abrangendo diversas áreas. Já em Roraima, o Senai-RR oferece 198 vagas em cursos como eletricidade básica. Santa Catarina apresenta 1.970 vagas em cursos profissionais, enquanto São Paulo disponibiliza 16.889 vagas em áreas como biotecnologia e programação.
O Senai-SE, por sua vez, tem 547 vagas para cursos em áreas como gestão de transporte e informática básica. Em Tocantins, são 743 vagas em cursos como eletricista instalador residencial. As inscrições podem ser feitas diretamente nos sites das unidades do Senai em cada estado.
Essas oportunidades de formação profissional são essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias no mercado de trabalho. A união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a educação e a capacitação profissional, beneficiando aqueles que buscam uma nova chance no mercado de trabalho.
As inscrições para o Programa de Universidade para Todos (Prouni) iniciam em 20 de junho, com 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, com critérios de renda definidos. O resultado será divulgado em duas chamadas, em julho.
A violência escolar triplicou em dez anos, com 13,1 mil atendimentos em 2023. A Fapesp destaca que a maioria dos casos envolve agressões físicas e psicológicas, com amigos como agressores em 35,9% das situações. Especialistas apontam melhorias nos registros e comunidades virtuais como fatores do aumento. Iniciativas são necessárias para reduzir essa crise.
Novacap expande Caic Juscelino Kubitschek, aumentando capacidade para 420 alunos. A obra, iniciada em fevereiro, já está na fase de alvenaria e custará R$ 1,4 milhão. A ampliação, que inclui 12 novas salas, visa fortalecer a educação integral no Núcleo Bandeirante.
Estão abertas as inscrições para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas 2025/2026, com 120 bolsas de até R$ 29 mil para estágios de 35 a 50 dias. Oportunidade para alunos de graduação!
O Ministério da Educação regulamentou a educação a distância no ensino superior, exigindo formação avançada para docentes e atividades presenciais obrigatórias. Instituições têm dois anos para se adaptar.
A Fundação Nilo Coelho oferece 60 cursos gratuitos do ‘Projeto Universo Criativo’ até 5 de maio, focando em jovens em vulnerabilidade social. As formações abrangem diversas áreas.