O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza mais de 110 mil vagas em cursos gratuitos e pagos em diversas áreas, com opções presenciais e online. As inscrições estão abertas em várias unidades do Brasil.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza atualmente um total de 110.258 vagas em cursos, tanto gratuitos quanto pagos, em diversas modalidades e estados do Brasil. Dentre essas oportunidades, 32.228 são para cursos presenciais e online, enquanto 76.030 estão disponíveis na plataforma Futuro.Digital, que abrange cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento.
As vagas abrangem uma variedade de áreas, incluindo comunicação, construção, infraestrutura de informação, produção de alimentos, têxtil e vestuário. Além disso, a plataforma Futuro.Digital oferece 76.030 vagas em cursos de diferentes modalidades, como técnicos, curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. A flexibilidade é garantida com 831 turmas presenciais, 545 semipresenciais e 1.617 turmas EAD.
O Senai-DF, por exemplo, conta com 6.185 vagas para cursos gratuitos voltados a pessoas de baixa renda, enquanto o Senai-MS oferece 1.495 vagas em áreas como automação industrial e eletromecânica. Em Minas Gerais, há 1.437 vagas disponíveis em cursos variados, e na Paraíba, o Senai-PB disponibiliza 804 vagas em cursos como eletricista e mecânico de refrigeração.
No Rio de Janeiro, o Senai-RJ tem 3.960 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, abrangendo diversas áreas. Já em Roraima, o Senai-RR oferece 198 vagas em cursos como eletricidade básica. Santa Catarina apresenta 1.970 vagas em cursos profissionais, enquanto São Paulo disponibiliza 16.889 vagas em áreas como biotecnologia e programação.
O Senai-SE, por sua vez, tem 547 vagas para cursos em áreas como gestão de transporte e informática básica. Em Tocantins, são 743 vagas em cursos como eletricista instalador residencial. As inscrições podem ser feitas diretamente nos sites das unidades do Senai em cada estado.
Essas oportunidades de formação profissional são essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias no mercado de trabalho. A união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a educação e a capacitação profissional, beneficiando aqueles que buscam uma nova chance no mercado de trabalho.

Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi premiado com o Faz Diferença 2024 por proibir celulares nas escolas, aumentando o desempenho em matemática e reduzindo o bullying. A iniciativa pioneira inspirou uma lei federal e teve resultados significativos nas escolas da capital fluminense.

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São Paulo, com aulas híbridas iniciando em agosto. A parceria entre a Prefeitura e o Sesi-SP visa atender 6 mil estudantes.

Durante o 45º Congresso da SOCESP 2025, a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg abordou a ligação entre obesidade, inflamação crônica e microbiota intestinal, ressaltando a importância de uma dieta equilibrada para a saúde.

Estudantes têm acesso gratuito ao Gemini e ferramentas de IA do Google por 15 meses, com funcionalidades do plano AI Pro, até 30 de junho, mediante verificação de matrícula. A oferta inclui criação de vídeos, resumos em áudio e armazenamento ampliado.

Gustavo Pierini, empresário argentino, fez uma doação de US$ 1 milhão à Escola Politécnica da USP, visando criar um fundo de endowment e promover a cultura de doações no Brasil. A iniciativa busca fortalecer a educação e tecnologia no país.

A falta de integração entre ciência e educação no Brasil compromete políticas públicas e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O professor Roberto Lent destaca a urgência de priorizar esses setores.