Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São Paulo, com aulas híbridas iniciando em agosto. A parceria entre a Prefeitura e o Sesi-SP visa atender 6 mil estudantes.

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho, acessando o portal inscricaonovaeja.sesisp.org.br. Para a inscrição, é necessário enviar cópias digitais do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar. As aulas terão início em agosto.
Os cursos são destinados a jovens e adultos a partir de dezoito anos que não completaram o Ensino Médio na idade apropriada. O modelo de ensino será híbrido, com oitenta por cento das aulas online, disponíveis em uma plataforma acessível vinte e quatro horas por dia, e vinte por cento em encontros presenciais.
Com a Nova EJA, os alunos poderão cursar os anos finais do Ensino Fundamental (do sexto ao nono ano) e o Ensino Médio (do primeiro ao terceiro ano). Além disso, a EJA Profissionalizante, em parceria com o Senai-SP, oferece certificação profissional em diversas áreas. O estudo será predominantemente a distância, com encontros presenciais para complementar a formação.
A duração do Ensino Médio é de mil e duzentas horas, enquanto os cursos de qualificação têm um total de duzentas e quarenta horas. Os alunos poderão escolher entre cursos como Almoxarife, Assistente de Recursos Humanos, Controlador e Programador de Produção, entre outros. Cada polo de ensino disponibilizará cerca de trezentas vagas, totalizando seis mil estudantes beneficiados.
Os polos de ensino estão localizados em diversas regiões da cidade, incluindo Água Azul, Campo Limpo, Capão Redondo e Paraisópolis. Essa iniciativa visa proporcionar oportunidades de educação e qualificação profissional para aqueles que não tiveram acesso ao ensino básico na idade adequada, promovendo inclusão e desenvolvimento social.
Iniciativas como essa são fundamentais para a transformação social e podem ser ampliadas com o apoio da comunidade. A união em torno de projetos educacionais pode fazer a diferença na vida de muitos que buscam uma nova chance de aprendizado e qualificação profissional.

A DIO e a WEX oferecem um bootcamp gratuito com 10 mil vagas para formação em engenharia de software, com inscrições até 22 de junho de 2025. O curso abrange diversas tecnologias e oferece chances de emprego.

O Ministério da Educação (MEC) reformulará a avaliação dos cursos de saúde, incluindo Medicina, focando na prática e supervisão docente. A nova abordagem visa melhorar a qualidade do ensino e atender às especificidades de cada área.

A plataforma Eu Capacito oferece curso gratuito sobre Inteligência Artificial. O curso, com início em cinco de maio, visa capacitar profissionais para o futuro digital, abordando temas essenciais da IA.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos gratuitos online na área da saúde até 2025. A iniciativa visa democratizar a formação e aprimorar a prática profissional. Os cursos, em modalidade EaD, permitem flexibilidade de horários e abrangem diversas áreas do conhecimento. As inscrições estão abertas até dezembro de 2025, com certificação ao final.

Estudantes com contratos do Fies desde 2018 poderão renegociar dívidas a partir de novembro de 2025, com parcelamento em até 180 vezes e perdão de encargos. O teto para medicina será elevado em 30%.

A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu inscrições para 648 vagas em cursos gratuitos de idiomas, incluindo árabe e canto em francês, de 16 a 18 de junho. As aulas são presenciais e online, com prioridade para a comunidade acadêmica e público externo.