A falta de integração entre ciência e educação no Brasil compromete políticas públicas e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O professor Roberto Lent destaca a urgência de priorizar esses setores.
O Brasil enfrenta um cenário desafiador na integração entre ciência e educação, exacerbado por cortes orçamentários que comprometem o desenvolvimento social e econômico. A falta de articulação entre as políticas de ciência e educação resulta em práticas pedagógicas ineficazes, dificultando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Embora a maioria dos brasileiros reconheça a importância da ciência em diversas áreas sociais, a realidade orçamentária é alarmante. O orçamento aprovado pelo Congresso destina recursos insuficientes à educação e à ciência, enquanto emendas parlamentares recebem valores significativamente maiores. Essa situação levanta questões sobre como o Brasil pode construir um futuro promissor.
O país possui experiências exitosas de integração entre ciência e outras áreas, como saúde e agricultura, através de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No entanto, a educação ainda carece de iniciativas que promovam essa transversalidade, deixando os educadores sem o suporte necessário para implementar práticas baseadas em evidências científicas.
Atualmente, não existem editais que incentivem a colaboração entre pesquisadores e professores em temas inovadores na educação. A falta de interação entre as Comissões Parlamentares do Senado e da Câmara também contribui para a fragmentação das políticas, resultando em decisões isoladas que não consideram a interdependência entre ciência e educação.
Essa desconexão tem um impacto direto nos indicadores educacionais, que não avançam na velocidade necessária para atender aos objetivos sustentáveis da ONU. Apesar de iniciativas como a Rede Nacional de Ciência para a Educação, que reúne pesquisadores e professores, a necessidade de novos caminhos e abordagens é urgente. A ciência deve ser vista como uma aliada essencial para a educação, e ambas precisam ser priorizadas.
Em um momento em que a união é crucial, a sociedade civil pode desempenhar um papel vital no apoio a projetos que busquem integrar ciência e educação. A mobilização em torno dessas causas pode fazer a diferença na construção de um futuro mais promissor para o Brasil, garantindo que a educação receba a atenção e os recursos que merece.
A plataforma Eu Capacito oferece curso gratuito sobre Inteligência Artificial. O curso, com início em cinco de maio, visa capacitar profissionais para o futuro digital, abordando temas essenciais da IA.
O Dia do Livro Infantil, em 2 de abril, celebra Hans Christian Andersen e destaca a importância da leitura, especialmente com a queda de leitores entre crianças de 5 a 10 anos.
Ministério da Saúde estende prazo para propostas do PET-Saúde até 14 de outubro, recebendo 86 inscrições. Novo edital focará em Institutos Federais para inovação em saúde digital.
Setor da construção civil enfrenta escassez de mão de obra qualificada; Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos para suprir demanda. A falta de profissionais capacitados tem dificultado a contratação no setor, com 71,2% dos empregadores enfrentando desafios. Para reverter essa situação, as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) oferecem cursos gratuitos em áreas como Construção de Edifícios e Instalações Elétricas. As inscrições para o Vestibular das Fatecs estão abertas até seis de junho, com mais de doze mil vagas disponíveis.
Instituto Serrapilheira lança edital para financiar podcasts de ciência liderados por pessoas negras e indígenas, com inscrições até 30 de maio e até R$ 55 mil em apoio.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece dezoito cursos online gratuitos na área da saúde, com carga horária de um a vinte horas e certificado digital. Inscrições abertas até dezembro.