Cerca de novecentas mil crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil em 2024, apesar dos esforços da Busca Ativa Escolar, evidenciando a exclusão educacional de grupos vulneráveis. A situação exige ações urgentes para garantir o direito à educação.

No Brasil, desde 2017, mais de 300 mil crianças e adolescentes retornaram às salas de aula, resultado da iniciativa Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O programa visa combater a exclusão e o abandono escolar, mapeando jovens fora da escola. Apesar dos esforços, em 2024, ainda há 993 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora das aulas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Além disso, a situação é alarmante entre crianças de 0 a 3 anos, onde quase 60% não frequentam creches. Embora a educação nessa faixa etária não seja obrigatória, é um direito garantido. O Plano Nacional de Educação previa que 50% das crianças estivessem matriculadas em berçários até 2024. Em 2016, a taxa de matrícula era de 30,3%, subindo para cerca de 40% em 2024, um aumento de 9,5 pontos percentuais em oito anos.
A exclusão escolar é um problema complexo, e a resposta deve ser igualmente multifatorial. Mônica Dias Pinto, chefe de educação do Unicef no Brasil, destaca que a Busca Ativa Escolar fornece dados essenciais para que gestores identifiquem e ajudem as crianças e adolescentes fora da escola. A análise do programa revela que meninos representam 55% do total de excluídos, enquanto meninas são 45%. O grupo de 15 a 17 anos é o mais afetado, com 440 mil adolescentes fora da escola.
A exclusão escolar também está intimamente ligada à renda familiar. Quase 400 mil crianças e adolescentes fora da escola pertencem às famílias mais pobres, que representam 20% da população. A situação é ainda mais crítica na zona rural, onde 195 mil crianças estão fora da escola, em contraste com 797 mil na zona urbana. Mônica Dias Pinto ressalta que a naturalização da exclusão escolar perpetua a marginalização de crianças em situação de vulnerabilidade.
O acesso a creches é particularmente limitado para crianças de famílias de baixa renda. De acordo com o Unicef e a Undime, 36% das crianças que não frequentam creches vivem nas famílias mais pobres. Embora a falta de vagas seja um fator, a decisão dos pais também influencia. Em 2024, 60% das crianças de 0 a 3 anos fora da creche estavam nessa situação por escolha dos responsáveis, com percentuais mais altos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Esses dados evidenciam a necessidade urgente de ampliar a oferta de educação infantil, especialmente em comunidades vulneráveis. A sociedade civil pode desempenhar um papel crucial, apoiando iniciativas que garantam o direito à educação desde os primeiros anos de vida. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a terem acesso à educação e a um futuro melhor.

A PUC-Rio introduziu um programa de bolsas de 50% para candidatos com mais de 50 anos, com inscrições abertas até 9 de junho. A seleção será baseada nas notas do Enem e do Vestibular.

Instituto Coca-Cola oferece 15 mil vagas em curso online gratuito para jovens de 16 a 29 anos, conectando-os a mais de 400 empresas. O programa visa inclusão e oportunidades de emprego.

A classe média brasileira enfrenta um aumento alarmante na inadimplência, superando até mesmo a de alta renda, devido ao consumo impulsivo e à falta de educação financeira. Essa situação exige ações urgentes para promover planejamento financeiro e conscientização.

Crianças nascidas durante a pandemia de covid-19 enfrentam atrasos em habilidades linguísticas e sociais, impactando seu desenvolvimento e aprendizado. Pesquisas revelam que a falta de experiências sociais e educativas pode ter consequências duradouras.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece cursos gratuitos online sobre ética e regulação da Inteligência Artificial. As inscrições vão até 30 de abril e são destinadas a estudantes de ensino médio e superior, com um total de 40 vagas. Os cursos, que começam em julho, incluem "Conectando Mundos com Inteligência Artificial Multimodal" e "Implicações Éticas da Inteligência Artificial Generativa". As aulas serão remotas e contarão com tutoria, abordando temas relevantes para a formação em tecnologia e inovação.

A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.