Crianças nascidas durante a pandemia de covid-19 enfrentam atrasos em habilidades linguísticas e sociais, impactando seu desenvolvimento e aprendizado. Pesquisas revelam que a falta de experiências sociais e educativas pode ter consequências duradouras.

A pandemia de covid-19 impactou drasticamente a vida de crianças e jovens, resultando em atrasos significativos no desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais. Pesquisas recentes indicam que crianças nascidas durante o período de lockdowns enfrentam dificuldades em ambientes estimulantes, o que pode ter consequências a longo prazo. A professora de pré-escola Rebekah Underwood, de Santa Monica, na Califórnia, observou que seus alunos, com idades entre cinco e seis anos, são mais cautelosos fisicamente em comparação com turmas anteriores.
As crianças que eram bebês quando a pandemia começou perderam oportunidades cruciais de socialização e exploração ao ar livre. Com o fechamento das escolas em março de 2020, muitas famílias se viram confinadas em casa, o que resultou na perda de experiências importantes, como festas e atividades esportivas. O estresse gerado pela pandemia também afetou o desenvolvimento emocional e social dessas crianças, levando a um aumento nos níveis de ansiedade e dificuldades comportamentais.
Um estudo na Inglaterra, intitulado "Nascidos no Ano da Covid", está avaliando o impacto dos lockdowns em crianças nascidas entre março e junho de 2020. Os pesquisadores estão analisando habilidades linguísticas e funções executivas, e as primeiras conclusões sugerem que essas crianças apresentam vocabulário reduzido e dificuldades em raciocínio. A falta de interação social nos primeiros meses de vida pode ter contribuído para esses atrasos, uma vez que esses momentos são cruciais para o aprendizado da comunicação.
Além disso, um relatório das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA revelou que, em todas as métricas de engajamento escolar, os alunos estão em pior situação do que estariam sem a pandemia. Estima-se que 1,6 bilhão de estudantes em mais de 190 países tiveram suas educações prejudicadas, com perdas de aprendizado que podem ter implicações econômicas duradouras. A pesquisa indica que as lacunas de aprendizado são mais pronunciadas entre alunos de famílias de baixa renda e comunidades marginalizadas.
Os efeitos da pandemia também se refletem na saúde física das crianças. Um estudo no Reino Unido mostrou um aumento na obesidade infantil, que pode ser atribuído a mudanças nos hábitos alimentares e na atividade física durante os lockdowns. A longo prazo, isso pode resultar em custos significativos para a sociedade. Judith Perrigo, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, observou que a pandemia acentuou uma tendência de queda nas habilidades linguísticas e sociais que já estava em andamento antes da covid-19.
Embora a pandemia tenha causado um impacto profundo, há esperança de recuperação. A professora Underwood notou melhorias em sua turma, com as crianças se mostrando mais aventureiras e engajadas nas aulas de música. É essencial que a sociedade civil se una para apoiar iniciativas que ajudem a mitigar os efeitos negativos da pandemia, promovendo o desenvolvimento saudável e a educação das crianças afetadas. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a superar os desafios impostos por esse período difícil.

Estão abertas as inscrições para o 1º Curso Avançado de Vacinologia – AdVac Brasil, com setenta vagas gratuitas para profissionais da saúde, promovido pela UFG e OPAS, visando fortalecer a imunização no Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que altera as regras do ensino a distância, flexibilizando a exigência de polos físicos e exigindo formação específica para docentes. As instituições têm dois anos para se adaptar.

Relatório da OCDE revela que apenas 35% dos jovens brasileiros se sentem prontos para o mercado de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para melhorar a inserção profissional.

Em 2024, o Fies lançou uma modalidade social que financia 100% da educação para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, incluindo vagas para PCDs e grupos étnicos. As inscrições para o segundo semestre de 2025 vão até 18 de julho.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para o Projeto Pró-Comunidade, com oitenta vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições vão de 14 a 22 de abril, e as aulas começam em 05 de maio, visando ampliar as oportunidades de emprego na região.

Mais de 18 milhões de estudantes participam da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com recorde de 57.222 escolas inscritas. A competição, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), oferece prêmios significativos e oportunidades de ingresso em universidades.